Planejamento-2016
“Ensinar não é transferir
conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua
construção.
Paulo Freire
2º
dia: 11 de março de 2016
OBJETIVOS :
·
Acolher
os professores para reflexões sobre o planejamento escolar de 2016.
·
Revisar
e levantar sugestões para possíveis adequações do plano de ensino de 2015 para
2016.
DESENVOLVIMENTO:
·
Acolhimento.
·
Leitura
Cultural: O grande axioma da vida- o conceito de Kaisen.
·
Para
reflexão( colocarei as frases abaixo dentro de bexigas, após um momento de
relaxamento com uma dança do Cd Palavra Cantada, quem estourar a bexiga com uma
das frases deverá falar sobre e perguntar para um outro colega se concorda):
O planejamento não para aqui ... Deve virar
um instrumento de trabalho em mutação, de acordo com as necessidades da classe.
A inclusão da Educação Infantil, assim como
o Ensino Fundamental , como parte da Educação Básica, com a Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional, Lei No 9394 (BRASIL, 1996), pode ser considerada
como um marco de valorização e atenção à Educação da primeira infância.
A Educação Física e Arte são disciplinas
essenciais no processo de ensino e aprendizagem do Ensino Fundamental, que
buscam desenvolver o individuo em sua totalidade, ou seja, seus aspectos motor,
cognitivo e afetivo-social.
O trabalho do professor do AEE- Recursos
Multifuncionais consiste em identificar as necessidades dos alunos para a elaboração do
plano de atendimento e traçar resultados desejados, apontando as habilidades e
necessidades dos alunos.
No final da década de 80, surge o movimento de
inclusão, tendo como base o princípio de igualdade de oportunidades nos
sistemas sociais, incluindo a instituição escolar. Esse movimento mundial tem
como preceitos o direito de todos os alunos frequentarem a escola regular e a
valorização da diversidade, de forma que as diferenças passem a ser parte do
estatuto da instituição e todas as formas de construção de aprendizagem sejam
consideradas no espaço escolar. E hoje mais do que nunca precisamos agir para
que efetivamente ocorra a inclusão escolar. Os estagiários de apoio têm
papel essencial nesta jornada!
APRESENTAÇÃO
DA PROPOSTA REFERENTE AO PROJETO EDUCAÇÃO PARA O PENSAR- PRAGMA( COM A
COORDENADORA CAROLINA E PROFESSORA
DEISE).
REVISÃO E
LEVANTAMENTO DE SUGESTÕES PARA ADEQUAÇÕES DO PLANO ANUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CACHOIERA PAULISTA DE
2015 PARA 2016.
LANCHE
COLETIVO.
ENTREGA DE LEMBRANÇA( marcador de livro).
AVALIAÇÃO
DO PLANEJAMENTO ESCOLAR.
OUTROS
ASSUNTOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário