"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

quarta-feira, 2 de março de 2016

Orientações para preenchimento do diário de classe

EMEIEF “Maria Zélia Freitas Lorena”
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA PREENCHIMENTO DO DIÁRIO DE CLASSE- 2016
Ø  Antes de efetuar qualquer registro nos diários de classe, observar o calendário escolar, horários  afixados na sala dos professores e alterações na listagem de alunos. Em casos de dúvidas consultar a coordenação pedagógica.
Ø  O preenchimento do diário deverá ser realizado com canetas na cor preta ou azul (sempre a mesma caneta). A cor vermelha se aplicará somente na atribuição de conceitos insatisfatórios.
Ø  Observar com atenção todas as orientações, a fim de não usar corretivos. No caso do uso de corretivos, o professor deverá fazer outra caderneta).
Ø  Se ocorrer alguma rasura fazer a ressalva ( no campo de observações),datando, citando o campo e assinando.
Ø  Faça a chamada diariamente, apontando “C” para alunos presentes e “F” para alunos ausentes.
Ø  O espaço reservado ao registro da frequência não deverá ficar em branco.
Ø  Os diários de classe deverão estar sempre em ordem e à disposição para visto da Direção  e Coordenação.
Ø  Aluno que conste na Secretaria como transferido (dependendo sempre da data da transferência) deverá ter um traço por toda extensão do campo referente à apuração da frequência. E deverá ser anotada a data da transferência no “campo de observações”. Anotar no campo de observações, a data de matrícula para alunos novos. Não anotar no campo de chamada.
Ø  Aluno transferido durante o bimestre, deixar sem a média e com o total de faltas.
Ø  Usar como registro as menções de 0,0 a 10,0 não fracionadas para as médias de cada bimestre e conceito final. Sendo de 1a 4 registrado de caneta  vermelha e de 5 a 10  de caneta azul.
Ø  Tenha certeza do conceito final do aluno antes de registrá-lo. Não se esqueça que o conceito deve ser global. História, Geografia e Ciências deverão ter a mesma média por ser trabalhado através de projeto.
Ø  No campo 07 anotar as médias de cada bimestre e de cada disciplina e o total de faltas
Ø  No campo 10 registrar três instrumentos de avaliação: atividades complementares( pesquisa, trabalho, seminários e outros), observação sistemática, avaliação bimestral de cada bimestre e o quinto conceito.
Ø  No campo 11- generalidades: anotar as datas de atestados dos alunos e outras observações do aluno se necessário. Atestado justifica as faltas, mas, estas são lançadas( não compensa  ausência).
Ø  Aluno desistente, durante o bimestre em andamento, deverá ter conceitos e total de faltas apresentados. No caso de alunos que necessitarem de reposição de aulas, os dias repostos deverão constar na caderneta e farão um trabalho.
Ø  Conferir sempre a ordem de chamada das cadernetas do professor da classe e dos professores de Artes e Educação Física.
Ø  Encapar a caderneta somente com capa transparente. Fazer a identificação na mesma.
Ø  Ao final de cada bimestre, o diário deve ser fechado e assinado pelo professor.
Ø  Lembrar de inutilizar todos os espaços em branco com traços. Não deixar nada a lápis.
Ø  Não pode ter colagem.  Escrever os nomes dos alunos a caneta ou pode ser digitado.
Ø  Fazer o registro dos conteúdos por semana.
Ø  Registrar atividades e avaliações de recuperação  a cada bimestre.
Ø  Entregar o diário para visto a cada bimestre na data combinada.
Ø  Pense muito bem nas médias, em especial a do 1º Bimestre. O aluno terá todos os outros bimestres para se desenvolver.
Elaborado pela Coordenadora Pedagógica Renata de Castro Camargo. 


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