EMEIEF
“Maria Zélia Freitas Lorena”
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA PREENCHIMENTO DO DIÁRIO
DE CLASSE- 2016
Ø Antes de efetuar qualquer registro nos
diários de classe, observar o calendário escolar, horários afixados na
sala dos professores e alterações na listagem de alunos. Em casos de dúvidas
consultar a coordenação pedagógica.
Ø O preenchimento do diário deverá ser
realizado com canetas na cor preta ou azul (sempre a mesma caneta). A
cor vermelha se aplicará somente na atribuição de conceitos
insatisfatórios.
Ø Observar com atenção todas as
orientações, a fim de não usar
corretivos. No caso do uso de corretivos, o professor deverá fazer outra
caderneta).
Ø Se ocorrer alguma rasura fazer a ressalva
( no campo de observações),datando, citando o campo e assinando.
Ø Faça
a chamada diariamente, apontando “C” para alunos presentes e “F” para alunos
ausentes.
Ø O espaço reservado ao registro da
frequência não deverá ficar em branco.
Ø Os diários de classe deverão estar
sempre em ordem e à disposição para visto da Direção e Coordenação.
Ø Aluno que conste na Secretaria como
transferido (dependendo sempre da data da transferência) deverá ter um traço
por toda extensão do campo referente à apuração da frequência. E deverá ser anotada a data da
transferência no “campo de observações”. Anotar no campo de observações, a data
de matrícula para alunos novos. Não anotar no campo de chamada.
Ø Aluno
transferido durante o bimestre, deixar sem a média e com o total de faltas.
Ø Usar como registro as menções de 0,0 a 10,0 não fracionadas
para as médias de cada bimestre e conceito final. Sendo de 1a 4 registrado de
caneta vermelha e de 5 a 10 de caneta azul.
Ø Tenha
certeza do conceito final do aluno antes de registrá-lo. Não se esqueça que o
conceito deve ser global. História, Geografia e Ciências deverão ter a mesma
média por ser trabalhado através de projeto.
Ø No
campo 07 anotar as médias de cada bimestre e de cada disciplina e o total de
faltas
Ø No
campo 10 registrar três instrumentos de avaliação: atividades complementares(
pesquisa, trabalho, seminários e outros), observação sistemática, avaliação
bimestral de cada bimestre e o quinto conceito.
Ø No campo 11- generalidades: anotar as
datas de atestados dos alunos e outras observações do aluno se necessário.
Atestado justifica as faltas, mas, estas são lançadas( não compensa ausência).
Ø Aluno desistente, durante o bimestre
em andamento, deverá ter conceitos e total de faltas apresentados. No caso de
alunos que necessitarem de reposição de aulas, os dias repostos deverão constar
na caderneta e farão um trabalho.
Ø Conferir sempre a ordem de chamada das
cadernetas do professor da classe e dos professores de Artes e Educação Física.
Ø Encapar a caderneta somente com capa
transparente. Fazer a identificação na mesma.
Ø Ao final de cada bimestre, o diário
deve ser fechado e assinado pelo professor.
Ø Lembrar de inutilizar todos os espaços
em branco com traços. Não deixar nada a lápis.
Ø Não pode ter colagem. Escrever os nomes dos alunos a caneta ou pode
ser digitado.
Ø Fazer o registro dos conteúdos por
semana.
Ø Registrar
atividades e avaliações de recuperação a
cada bimestre.
Ø Entregar o diário para visto a cada
bimestre na data combinada.
Ø Pense muito bem nas médias,
em especial a do 1º Bimestre. O aluno terá todos os outros bimestres para se
desenvolver.
Elaborado pela Coordenadora
Pedagógica Renata de Castro Camargo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário