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DE FEVEREIRO DE 2016
PAUTA:
"
A utopia e o sonho nos movem. Os valores nos orientam. São nossos nortes,
nossos princípios, nossos desejos íntimos de realizar algo e de conquistar
algo. Muitas vezes, estamos seguindo por um determinado caminho e percebemo-nos
incongruentes com os caminhos de nosso coração e, terrivelmente , nos autossabotamos
. Este não era o caminho do nosso sonho, não era o caminho do coração de nossos
desejos íntimos." (Livro: Favorecendo a inclusão pelos caminhos do
coração. Maria Dolores Fortes Alves).
ACOLHIDA.
Objetivos:
-Dialogar
, refletir e pensar em ações sobre o atendimento educacional especializado e a
necessidade de adaptação curricular , mesmo que de forma informal, mas, real e
necessária para os alunos.
- Dar
sugestões sobre as próximas pautas de HTPC.
Desenvolvimento:
-
Professora Maria Paula : Forma de trabalho no Recursos Multifuncionais e PDI( Plano de Desenvolvimento Individualizado)
de cada aluno do AEE( Atendimento educacional especializado) .
-
Diálogos dos professores das classes regulares sobre os alunos do AEE.
PARA INICIAR NOSSA REFLEXÃO:
O Ato de
Aprender está intimamente ligado ao ato de Ensinar. E quando falamos em Ensinar
estamos nos remetendo a concepções que cada profissional tem do que é
Ensinar.
O meu Aluno e
Aluna com Deficiência tem potencialidades e dificuldades como qualquer outro
Aluno.
É
no processo de procurar uma maneira diferente de nos relacionarmos com nossas
crianças, nossa família ou com pessoas com autismo, com uma deficiência ou
dificuldade que aprendemos a suportar o que existe sob a superfície e nos encontramos.
Cabe ressaltar
que o autismo é definido como um
transtorno invasivo do desenvolvimento, isto é, algo que faz parte da
constituição do indivíduo e afeta sua evolução. Manifesta-se antes dos três
anos de idade. O autista, em geral, apresenta comprometimentos em três
importantes domínios do desenvolvimento humano: a comunicação, a sociabilização e a imaginação. A isto, denomina-se
tríade.
O
desenvolvimento de hábitos sistemáticos e rotinas de trabalho tem sido uma
estratégia eficaz para minimizar as dificuldades organizacionais do autista.
Os autistas são
crianças que modificam seu comportamento quando algo é mudado em sua rotina,
por isso necessitam ter segurança na sua vida diária. Para auxiliá-lo nessa
necessidade, podemos proporcionar a antecipação dos eventos no seu dia a dia,
planejando uma rotina que deve ser
clara e definida para proporcionar-lhe
previsibilidade,intimidade, autonomia e tranquilidade, minimizando a
ansiedade da criança nos contextos em
que está inserida.
Como cada
criança com autismo processa a informação e quais são as melhores estratégias
de ensino devido à singularidade de seus pontos fortes, interesses e
habilidades em potencial? Um professor hábil pode abrir a porta para várias
oportunidades.
Este transtorno
é, por excelência, a enfermidade do contato e da comunicação. Portanto, para
ajudar pessoas com autismo a funcionar mais adaptativamente em nossa cultura, é
necessário conceber programas tendo como base os pontos fortes e déficits
fundamentais do autismo que afetam o aprendizado e as interações no dia a dia. Todos os dias nos
surpreendemos com avanços e conquistas de Meninos e Meninas Autistas.Então não
podemos pensar em receitas, mas sim em Acreditar nas Possibilidades Pedagógicas
de Ações.
Cabe
ressaltar também que em relação à Deficiência Intelectual: cada um destes alunos é único.
Por isso, é preciso conhecer os pontos fracos e fortes dessa criança para
fazê-la avançar pelos meios mais adequados. É comum que estes estudantes tenham
dificuldades com conteúdos abstratos.
Começando
a pensar e realizar a adaptação curricular ou melhor a dar atenção e atividades
significativas e necessárias para os alunos que necessitam :Contextualizar
as atividades e os conteúdos com situações do cotidiano podem ajudá-la a
aprender. Outra sugestão é flexibilizar o tempo de realização da atividade
conforme o ritmo da criança e repetindo as etapas sempre que for preciso. Isso não quer dizer que daremos a eles
“todo o tempo do mundo”, pois, assim como os demais, esses alunos precisam ser
desafiados a fazer as atividades em um tempo cada vez mais curto.
Determine metas, intervenções e
objetivos de aprendizagem específicos para os alunos que apresentam algum tipo
de deficiência. Consequentemente, a avaliação desses estudantes vai
refletir as adaptações que você fez
para ensinar, já que a avaliação é sempre pautada no que já foi dado em sala de
aula.
É fundamental considerar
que, se a classe inteira está fazendo uma prova, esse aluno também deverá ser
submetido à situação de avaliação que, obviamente, deverá ser construída a
partir do que foi trabalhado com ele. Conte com vários instrumentos de avaliação
e selecione aqueles que proporcionem maior número e qualidade de informações
acerca do desempenho. É sempre bom lembrar que os alunos com deficiência
precisam passar pelos momentos de avaliação
ao mesmo tempo que os colegas. Podemos dizer que este é um princípio
importantíssimo para seu processo de inclusão efetivo. E sua prova deve ser
montada como as outras. Detalhes como cabeçalho idêntico ao da prova regular,
sistema de avaliação (notas ou conceitos) e correção/devolução no mesmo dia e
na mesma hora do grupo, são importantíssimos.
A observação do aluno em momentos de
aprendizagem ou de atuação coletiva é mais um instrumento bastante valioso e
oferece a possibilidade de avaliar outros tópicos, que não os avaliados em uma
prova, ou outra situação formal de aprendizagem. Assim, todos os instrumentos
são importantes, mas nenhum deles substitui outro.
Cabe ressaltar que mesmo os alunos
que não possuem uma deficiência podem apresentar uma dificuldades e necessitam
também de uma atenção especial, quiçá um trabalho individualizado e este não
significa ser somente diferenciado mas sim utilizar uma mesma atividade com
metodologias diferenciadas. Ainda temos os alunos com características muito
agitadas outros que não apresentam vontade de aprender, todos eles precisamos
buscar formas de conquistá-los!
Não se esqueça de fazer bons
registros de todas as atividades realizadas com a turma e de guardar as
produções dos alunos. Isso vai ajudá-lo a traçar um panorama de aprendizagem e
focar, no planejamento, os pontos em que o aluno ainda precisa avançar.
Professora, professor não é um
processo fácil este , porém, não é impossível. Você topa abraçar esta ideia e
REALMENTE ACOLHER SEU ALUNO , TRABALHANDO À PARTIR DE SUAS PARTICULARIDADES, IDENTIFICANDO
SUAS DIFICULDADES PARA BUSCAR SUPERÁ-LAS , ALÉM DE VALORIZAR SUAS
POTENCIALIDADES? CONTE COMIGO! VOCÊ VERÁ
QUE NO FINAL TERÁ FEITO A DIFERENÇA NA VIDA DE CADA ALUNO!
Fontes:
http://pedagogiaaopedaletra.com/o-aluno-autista-e-o-processo-de-aprendizagem/
http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/guia-de-flexibilizacao/passo-a-passo-da-adaptacao.shtml
http://elaineaee.blogspot.com.br/2014/04/adequacao-curricular-nos-casos-de.html
http://elaineaee.blogspot.com.br/2013/04/a-diferenca-entre-atividades-de.html
NOSSA CONVERSA E REFLEXÃO NÃO PARA POR AQUI...
Levantamento de sugestões para os próximos HTPCs.
Outros.
" Tão importante quanto o que se
ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende." César Coll
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