EMEIEF “MARIA ZÉLIA FREITAS
LORENA”
29 DE FEVEREIRO
DE 2016
PAUTA:
ACOLHIMENTO.
MENSAGEM E DINÂMICA DE GRUPO: Ver Vendo
ENTREGA DE AGENDA DE DATAS IMPORTANTES.
Ver Vendo:
Otto Lara
Rezende
De tanto
ver, a gente balaniza o olhar – ver... não vendo.
Experimente
ver, pela primeira vez, o que você vê todo dia, sem ver.
Parece
fácil, mas não é: o que nos cerca, o que nos é familiar, já não desperta
curiosidade.
O campo
visual da nossa retina é como o vazio.
Você sai
todo dia, por exemplo, pela mesma porta.
Se alguém
lhe pergunta o que você vê pelo caminho, você não sabe.
De tanto
vê, você banaliza o olhar.
Sei de um
profissional que passou 32 anos a fio pelo mesmo hall do prédio do seu
escritório.
Lá estava
sempre, pontualíssimo, o porteiro.
Dava-lhe
bom dia, às vezes, lhe passava um recado ou uma correspondência.
Um dia o
porteiro faleceu.
Como era
ele? Sua cara? Sua voz? Como se vestia? Não fazia a mínima ideia.
Em 32 anos
nunca consegui vê-lo.
Para ser
notado o porteiro teve que morrer.
Se, um dia,
em seu lugar tivesse uma girafa cumprindo o rito, pode ser, também, que ninguém
desse por sua ausência.
O hábito
suja os olhos e baixa a vontade. Mas a sempre o que ver; gente; coisa; bichos.
E vemos?
Não, não vemos.
Uma criança
vê aquilo que o adulto não vê. Tem olhos atentos e limpo para o espetáculo do
mundo. O poeta é capaz de ver pela primeira vez, o que, de tão visto, ninguém
vê. O pai que raramente vê o próprio filho. O marido que nunca viu a própria
mulher.
Os nossos
olhos se gastam no dia a dia, opacos.
...e por ai
que se instala no coração o monstro da indiferença.
Leitura
do texto
- Dividiu o grupo em pares, um de
frente para o outro. Enquanto um fecha o olho o outo teria que modificar
uma coisa no seu visual e outro teria que descobrir.
- Socializar e discutir como as vezes
não observamos as coisas a nossa volta. Como temos um olhar viciado, entre
outras conclusões bastante pertinentes para trabalhar os relacionamentos
interpessoais.
Fonte: http://educacaoemdestaque-maristela.blogspot.com.br/2010/01/mensagens-e-dinamicas-para-encontros.html
-Entrega de agenda de
datas importantes e do lanche do htpc.
- Entrega das pastas/
cadernos de sondagem e ficha de registro das mesmas.
-Entrega do diário de
classe e de orientações para preenchimento.
- Apresentação para
análise e aprovação do Projeto Amigos e Parceiros da Escola.
- Levantamento de
sugestões de compras de materiais com as verbas de Estrutura e PDDE.
- Combinar
apresentações e ações para o dia da Páscoa e Emancipação Política de Cachoeira
Paulista.
- Dia da mulher:
professora Solange fará um desfile.
- Pedimos a colaboração
para que o professor que for faltar às aulas, para que deixe as atividades que
deverão ser utilizadas pelo professor substituto.
- Faremos o dia do
talento( alunos que desejarem se apresentar) no “Bom dia” , “ Boa tarde”.
- Pedimos também a
gentileza no uso adequado dos jogos pedagógicos e materiais concretos para que
não sejam muito danificados e possamos utilizar bastante, enriquecendo assim o
processo de ensino e aprendizagem.
Outros.
Tarefa Pessoal para reflexão:
quais ações estou concretizando à partir do HTPC do dia 22 de fevereiro a fim
de ajustar o processo de ensino e aprendizagem para os alunos do AEE?
Nenhum comentário:
Postar um comentário