Planejamento
Planejamento
Pauta:
“ O conhecimento que não é
obtido através da experiência pessoal não é totalmente conhecimento. “
Lev
Semenovich Vygotssky
1º
dia: 10 de março de 2016
OBJETIVOS
:
·
Acolher
os professores para reflexões sobre o planejamento escolar de 2016.
·
Refletir
sobre as ameaças e oportunidades referentes ao desempenho escolar do corrente
ano.
·
Elaborar
as metas e ações da unidade escolar para o ano de 2016.
·
Refletir
sobre a sondagem inicial.
·
Adequar
os conteúdos trabalhados nos projetos visando o avanço dos alunos.
·
Revisar
os conteúdos do plano de ensino segundo os livros didáticos e os projetos
previstos para o ano de 2016.
DESENVOLVIMENTO:
·
Acolhimento(
Entrega de mensagem 1).
·
Leitura
Cultural: Acredite... ou seja surdo! ( entrega do imã de sapinho ).
·
Para
reflexão:
Planejar poderia ser um
momento de reencontro...
de pessoas que se dedicam a educar e instrui, uma ocasião para contarem
uma às outras como gostariam, realmente,de fazer seu trabalho. Será que o
planejamento tem que ser monótono, repetitivo, pesado, ano a ano?
Será que não pode ser um momento
agradável, para partilhar opiniões, sonhos? ... Descobrir-se?...
DINÂMICA
DE GRUPO-AVALIANDO SUA ESCOLA:
ü
Quais são nossas maiores forças?
ü
Quais são nossas principais fraquezas?
ü
Quais nossas maiores
oportunidades que se apresentam à escola neste ano?
ü
Quais são as principais ameaças ou riscos ao desempenho
neste ano?
ü
Quais são as TRÊS tarefas mais importantes para a escola
realizar?
( FAREMOS UMA BATATA-QUENTE: COM AS QUESTÕS À CIMA, QUEM TIRAR UMA DESTAS
QUESTÕES DEVERÁ CONDUZIR A REFLEXÃO SOBRE O ASSUNTO QUESTIONADO. AS RESPOSTAS
SERÃO REGISTRADAS E COMPARADAS COM AS METAS E AÇÕES JÁ ELABORADAS EM HTPC EM
NOSSA UNIDADE ESCOAL).
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS:
IDEB( 2013).
SARESP( 2014);
PROVINHA
BRASIL( 2015):
2ºA- MÉDIA
|
|||
LEITURA
|
MATEMÁTICA
|
||
TESTE 1
|
TESTE 2
|
TESTE 1
|
TESTE 2
|
15,6
Nível 3
|
16,75
Nível 5
|
18,76
Nível 5
|
17,12
Nível N5
|
LANCHE COLETIVO.
REFLEXÕES SOBRE A SONDAGEM
INICIAL DE 2016: estabelecer objetivos e metas.
CONVERSANDO
SOBRE OS PROJETOS E PROGRAMAS A SEREM
DESENVOLVIDOS PELA ESCOLA:
· Ensino Fundamental:
- Projeto: Recuperação paralela e apoio
às necessidades específicas dos educandos-2016.
-Projeto de Leitura.
- Projeto Amigos e parceiros da Escola.
- Projeto Palavra Cantada ( para os professores :PEBI , Arte
e Educação Física).
-Projeto de Filosofia: Educação para o pensar.
-Pacto.
- Programa Nova Dutra (Caminhos para a Cidadania: Trânsito e
Meio Ambiente).
-PROERD (5º ano).
- Programa Ler e Escrever ( Língua Portuguesa ; Memórias ,
Caminhos e Descobertas- Sociedade e Natureza).
- EMAI( Programa Educação Matemática nos anos iniciais).
·
Educação
Infantil:
-1º
semestre: O mundo encantado do circo.
-2º
semestre: Um mergulho no fundo do mar.
-Projeto de Leitura.
- Projeto de amigos e parceiros da Escola.
- Projeto Palavra Cantada.
-
Projeto: MEMÓRIAS, CAMINHOS E DESCOBERTAS- PROGRAMA LER E ESCREVER:
APRESENTAÇÃO DO GUIA DE PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÕES : ( ÊNFASE NA PROPOSTA,
SEQUÊNCIAS E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DE CADA ANO).
·
Arte:
- Projeto Amigos e parceiros da Escola.
- Projeto: Recuperação paralela e apoio às necessidades
específicas dos educandos-2016.
-Projeto de Leitura.
- Projeto Palavra Cantada.
-Livro Didático: Novo Girassol –
Saberes e Fazeres do Campo, editora FTD-
Arte.
·
Educação
Física:
-
Olimpíadas.
-
Jogos cooperativos.
-
Inclusão Escolar.
- Projeto: Recuperação paralela e apoio às necessidades
específicas dos educandos-2016.
·
AEE-
RECURSOS MULTIFUNCIONAIS:
- Projeto: Recuperação paralela e apoio às necessidades
específicas dos educandos-2016.
-Projeto de Leitura.
- PDI.
APRESENTAÇÃO
DA PROPOSTA PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO ANUAL DE 2016:
Referências
Bibliográficas:
Ø EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM: Ler e Escrever, EMAI, PACTO e Referencial
para a Educação Infantil.
Ø Livro Didático: Novo Girassol – Saberes e Fazeres do Campo, editora FTD. Culturas e
regiões do Brasil( livro regional abrangendo Arte, cultura , História e
Geografia da Região- 4º e 5º ano).
O que o plano
anual precisa contemplar :
Ø Ensino Fundamental: os conteúdos dos livros didáticos- PNLD/ Campo-2016 ,
do Programa Ler e Escrever e do EMAI.
Ø
Acrescentar também: datas comemorativas( Calendário já apresentado aos professores
em HTPC); projetos; programas e Olimpíadas.
Ø
Educação
Infantil: datas
comemorativas( Calendário já apresentado
aos professores em HTPC); projetos; olimpíadas.
Ø
AEE: elaborar
o Plano de Desenvolvimento Individual.
OUTROS
ASSUNTOS.
Que possamos trocar muitas experiências ao longo do ano!
Coordenadora Pedagógica Renata de Castro Camargo
Nenhum comentário:
Postar um comentário