EMEIEF “ MARIA ZÉLIA FREITAS LORENA”
HTPC: 6 de junho de
2016-PAUTA:
“Tudo no mundo está dando respostas, o que demora
é o tempo
das
perguntas.”José Saramago
Dinâmica:
batata –quente diferente.
Para
refletir:Professor é importante
você partilhar suas dúvidas,
angústias e sugestões com os outros professores e gestores da escola,
pois, a educação inclusiva é algo que deve ser construído em parceria e todos
devem auxiliar o professor a promover as adaptações necessárias para que a
Escola para Todos realmente
se efetive!
Afinal,
o que é adaptação curricular?
Os princípios contidos na LDB 9394/1996 (Lei Diretrizes e Bases da Educação) e no Plano Nacional de Educação determinam que a escola se
mobilize para estruturar um conjunto de ações e providenciar recursos
necessários que garantam o acesso e a permanência de todos os alunos, promovendo um ensino que respeite as especificidades da aprendizagem de cada um.
A terminologia adaptação, pode ser
interpretada como flexibilização, uma vez que pressupõe a existência de
alterações e/ou modificações no processo educacional, essencialmente no âmbito
curricular. Para isso o currículo escolar deve ser tomado como referência na
identificação de possíveis alterações em função de necessidades especiais dos
alunos. Em síntese, a unidade escolar deve adotar a mesma proposta curricular
para todos os alunos, e, havendo necessidade, realizar adaptações,
alterações. Cabe a equipe técnico
pedagógica,incluindo o professor da sala comum, realizar o mapeamento das
particularidades educacionais da demanda educacional que necessita de ajustes
no currículo e propor o manejo das condições adequadas para que isso ocorra.
Observar
toda e qualquer manifestação, comportamento
e
desempenho do aluno. Eis o segredo pra identificar suas
necessidades.
Fonte: Práticas em
educação especial e inclusiva.
Bauru : MEC/FC/SEE.
-Continuação da troca de ideias/
sugestões de atividades:
-Como
trabalhar a produção de texto.
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