Neste final de semana, eu e a professora Sandra da CEC da EMEF " Dr. Evangelista Rodrigues", participamos do curso:
LINGUAGEM CORPORAL, COGNITIVA E AFETIVA DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE
EM UM AMBIENTE EDUCACIONAL
Ministrante: Patrícia Arruda da Fonseca - pedagoga e psicomotricista do Núcleo Ideia Viva
Campo Grande - MS
Antes de falar do curso ,preciso agradecer a professora da sala de Recursos Multifuncionais Eliana que nos indicou esta oportunidade riquíssima( ela também tem me passado muitos conhecimentos do curso que está fazendo pelo MEC sobre AEE). E, tenho que falar da professora Sandra, eu tenho a cada dia me admirado mais pelo trabalho que vem realizando: ela com seu jeito doce, calmo , conquistou a confiança de cada aluno, está levantando a autoestima de cada um, conseguiu primeiramente ganhar o " afetivo de cada aluno, para depois ganhar o cognitivo", o resultado é que vejo o brilho no olhar destas crianças mais que especiais: estão se superando nas atividades do dia a dia da escola, nas apresentações que fazem e que mexem com toda a escola, emociona ver todos cantando, fazendo gestos, passando emoção! E , não é só na nossa escola que faz a diferença, sei que faz na escola em que trabalha em Cruzeiro e também foi elogiada pela ministrante do curso que fizemos, Patrícia. Tudo isso acontece porque faz por amor, por dedicação, comprometimento. Parabéns Sandra, pelo seu lindo trabalho!!!
Falando sobre o curso, foram dois dias : sábado e domingo, das 7h30 às 17h30, ufa!!!! Ma, valeu muito a pena, aprendi muito, refleti muito, hoje estou descrevendo um pouco sobre o mesmo, mas aos poucos, vou compartilhando outros conhecimentos:
Fundamentação
O TDA/H é um diagnóstico que identifica crianças que apresentam problemas de atenção, de impulsividade, de autocontrole e de hiperatividade motora. Trata-se de uma população heterogênea, com grandes diferenças em sua sintomatologia e no tipo de ambiente que a desencadeia. São transtornos que provocam um certo estado de confusão, pela sua natureza multidimensional. O curso abordará os critérios de TDA/H, segundo o DSM-IV-TR (APA-2000) e o que poderia ser um programa de intervenção escolar para estruturar as ações didático pedagógicas de uma sala de aula com crianças com TDA/H.
Conteúdo
Conceitualização de TDA/H
Sintomatologia Básica
Critérios diagnósticos segundo DSM-IV
Tipos de trastornos de aprendizagem e o diagnóstico diferencial
O comportamento psicomotor da criança de 03 a 12 anos com TDA/H
O comportamento do professor diante da criança com TDA/H
Programa pedagógico de base psicomotora como intervenção escolar
Programa de alfabetização de base psicomotora para crianças com TDA/H
Diagnóstico avaliativo para o professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I
Estrutura de um planejamento de base psicomotora
Avaliação comportamental bimestral
Metodologia
Aula expositiva, discussão aberta e apresentação prática do programa de intervenção pedagógica com técnicas multissensoriais de base psicomotora.
Público: educadores, estudantes e profissionais das áreas da educação e da saúde.
Data: 21 e 22 de Maio/2011
Horário: 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30
Local: Clínica Interativa - Avenida Pedro de Toledo, 290 - Vila Paraíba - Guaratinguetá - SP -
Organização: Marcia Amoroso
Frases que me marcaram:
A Patrícia organizou uma escola, com classes multisseriadas e desenvolveu nesta um método chamado Ciranda( depois irei explicar melhor). Ela disse que " nas classes multisseriadas, o professor sai da referência e o colega é que é . Assim ,ele aprende muito mais!).
" Quando estudo as áreas do desenvolvimento da criança, não preciso do diagnóstico. O problema é que não estudamos isso, temos livros,mas, não lemos. Não precisa esperar o diagnóstico chegar, para trabalhar, é só colocar dinâmicas, atividades , observar, que vamos conhecendo nossos alunos, vendo as características do aluno."
" O foco da Educação Infantil é a formação de hábitos e atitudes. Depois do quinto ano é estudo, o que é diferente de aprendizagem. A escola tem que preparar o aluno para esta fase."
"Capacidade de preparar o futuro, enquanto ser social'. Não é preparar para o aluno saber contar uma historinha em casa e sim decidir o que quer da vida."
" O comportamento mostra o que sou."
" É preciso conhecer a metodologia científica da alfabetização, independente do método, saber como o cérebro faz isso, esse caminho.Tem que entender o mecanismo,mas, o professor acaba alfabetizando por intuição."
"O professor tem que passar para os alunos que a primeira lei da classe é ele, o professor, segundo as tarefas,atividades a serem desenolvidas . Isso tem que ser rotina e o professor tem que passar isso ao aluno. Tem que conquistar a confiança do aluno. E quando o aluno faz correto, obedece, tem que dar o reforço positivo."
" Às vezes o professor diz: " ah, eu já conheço". Conhece,mas, você não a aplica, essa é a diferença!
" É preciso ter um comando de concentração."
"É preciso respeitar o ritmo de cada um."
"Énsinar dá trabalho. Não basta os alunos ficarem um atrás do outro, e o professor na lousa e depois diz que o aluno não aprendeu. Por que será que não aprendeu? É preciso respeitar o ritmo de cada aluno, buscar conquistá-lo. Ensinar requer trabalho."
" A gente exige muito do aluno e não exige da gente mesmo, exige o que a gente nem trabalhou direito."
As partes específicas do curso, irei postando no blog, aos poucos.
Conheçam o site da formadora Patrícia:
http://ideiavivablogspotcom.blogspot.com/
LINGUAGEM CORPORAL, COGNITIVA E AFETIVA DA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE
EM UM AMBIENTE EDUCACIONAL
Ministrante: Patrícia Arruda da Fonseca - pedagoga e psicomotricista do Núcleo Ideia Viva
Campo Grande - MS
Antes de falar do curso ,preciso agradecer a professora da sala de Recursos Multifuncionais Eliana que nos indicou esta oportunidade riquíssima( ela também tem me passado muitos conhecimentos do curso que está fazendo pelo MEC sobre AEE). E, tenho que falar da professora Sandra, eu tenho a cada dia me admirado mais pelo trabalho que vem realizando: ela com seu jeito doce, calmo , conquistou a confiança de cada aluno, está levantando a autoestima de cada um, conseguiu primeiramente ganhar o " afetivo de cada aluno, para depois ganhar o cognitivo", o resultado é que vejo o brilho no olhar destas crianças mais que especiais: estão se superando nas atividades do dia a dia da escola, nas apresentações que fazem e que mexem com toda a escola, emociona ver todos cantando, fazendo gestos, passando emoção! E , não é só na nossa escola que faz a diferença, sei que faz na escola em que trabalha em Cruzeiro e também foi elogiada pela ministrante do curso que fizemos, Patrícia. Tudo isso acontece porque faz por amor, por dedicação, comprometimento. Parabéns Sandra, pelo seu lindo trabalho!!!
Falando sobre o curso, foram dois dias : sábado e domingo, das 7h30 às 17h30, ufa!!!! Ma, valeu muito a pena, aprendi muito, refleti muito, hoje estou descrevendo um pouco sobre o mesmo, mas aos poucos, vou compartilhando outros conhecimentos:
Fundamentação
O TDA/H é um diagnóstico que identifica crianças que apresentam problemas de atenção, de impulsividade, de autocontrole e de hiperatividade motora. Trata-se de uma população heterogênea, com grandes diferenças em sua sintomatologia e no tipo de ambiente que a desencadeia. São transtornos que provocam um certo estado de confusão, pela sua natureza multidimensional. O curso abordará os critérios de TDA/H, segundo o DSM-IV-TR (APA-2000) e o que poderia ser um programa de intervenção escolar para estruturar as ações didático pedagógicas de uma sala de aula com crianças com TDA/H.
Conteúdo
Conceitualização de TDA/H
Sintomatologia Básica
Critérios diagnósticos segundo DSM-IV
Tipos de trastornos de aprendizagem e o diagnóstico diferencial
O comportamento psicomotor da criança de 03 a 12 anos com TDA/H
O comportamento do professor diante da criança com TDA/H
Programa pedagógico de base psicomotora como intervenção escolar
Programa de alfabetização de base psicomotora para crianças com TDA/H
Diagnóstico avaliativo para o professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I
Estrutura de um planejamento de base psicomotora
Avaliação comportamental bimestral
Metodologia
Aula expositiva, discussão aberta e apresentação prática do programa de intervenção pedagógica com técnicas multissensoriais de base psicomotora.
Público: educadores, estudantes e profissionais das áreas da educação e da saúde.
Data: 21 e 22 de Maio/2011
Horário: 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30
Local: Clínica Interativa - Avenida Pedro de Toledo, 290 - Vila Paraíba - Guaratinguetá - SP -
Organização: Marcia Amoroso
Frases que me marcaram:
A Patrícia organizou uma escola, com classes multisseriadas e desenvolveu nesta um método chamado Ciranda( depois irei explicar melhor). Ela disse que " nas classes multisseriadas, o professor sai da referência e o colega é que é . Assim ,ele aprende muito mais!).
" Quando estudo as áreas do desenvolvimento da criança, não preciso do diagnóstico. O problema é que não estudamos isso, temos livros,mas, não lemos. Não precisa esperar o diagnóstico chegar, para trabalhar, é só colocar dinâmicas, atividades , observar, que vamos conhecendo nossos alunos, vendo as características do aluno."
" O foco da Educação Infantil é a formação de hábitos e atitudes. Depois do quinto ano é estudo, o que é diferente de aprendizagem. A escola tem que preparar o aluno para esta fase."
"Capacidade de preparar o futuro, enquanto ser social'. Não é preparar para o aluno saber contar uma historinha em casa e sim decidir o que quer da vida."
" O comportamento mostra o que sou."
" É preciso conhecer a metodologia científica da alfabetização, independente do método, saber como o cérebro faz isso, esse caminho.Tem que entender o mecanismo,mas, o professor acaba alfabetizando por intuição."
"O professor tem que passar para os alunos que a primeira lei da classe é ele, o professor, segundo as tarefas,atividades a serem desenolvidas . Isso tem que ser rotina e o professor tem que passar isso ao aluno. Tem que conquistar a confiança do aluno. E quando o aluno faz correto, obedece, tem que dar o reforço positivo."
" Às vezes o professor diz: " ah, eu já conheço". Conhece,mas, você não a aplica, essa é a diferença!
" É preciso ter um comando de concentração."
"É preciso respeitar o ritmo de cada um."
"Énsinar dá trabalho. Não basta os alunos ficarem um atrás do outro, e o professor na lousa e depois diz que o aluno não aprendeu. Por que será que não aprendeu? É preciso respeitar o ritmo de cada aluno, buscar conquistá-lo. Ensinar requer trabalho."
" A gente exige muito do aluno e não exige da gente mesmo, exige o que a gente nem trabalhou direito."
As partes específicas do curso, irei postando no blog, aos poucos.
Conheçam o site da formadora Patrícia:
http://ideiavivablogspotcom.blogspot.com/
Olá tudo bem sou professora em sala de recursos aqui em Campo Grande... gostaria de manter contato com vc...parabens pelo trabalho!!!!!
ResponderExcluirSiga nosso blog! Professora: Eveline
ResponderExcluirhttp://srm-eeoto.blogspot.com/
O livro infantil JOÃO AGITADÃO da editora Caravansarai é bem divertido e ajuda as crianças com TDAH a formarem uma autoimagem mais positiva.
ResponderExcluir