"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

sábado, 7 de maio de 2011

Ilka Siqueira de Barros

Ilka Siqueira de Barros( Eternizado seu nome na sala de PROINFO da EMEF " Dr. evangelista Rodrigues"). Homenagem merecida! Conheçam um pouco da história dela:



Filha de Avelino Vieira de Siqueira e da professora Carolina Motta de Siqueira( que também foi professora na EMEF “ Dr. Evangelista Rodrigues”), nasceu no dia 11 de dezembro de 1911 no bairro do Jataí( também conhecido como bairro do Sapé), Distrito de Cachoeira Paulista. Assim começa sua ligação com nossa instituição, visto que a EMEF Antonio Benedicto Hummel, escola situada neste bairro, é vinculada à EMEF Dr. Evangelista. Rodrigues.
Faleceu no dia 22 de dezembro de 2001, com 91 anos, totalmente lúcida, uma vez que até a véspera de sua morte “ comandava” a cozinha e a parte financeira da sua casa.
Estudou interna em Taubaté, no Colégio de Freiras, chamado Bom Conselho.
Depois terminou seus estudos na antiga escola normal “ Conselheiro Rodrigues Alves”, de Guaratinguetá, onde formou professora, em 1932.
Ela falava Francês muito bem, gostava muito de ler, bordava, costurava , fazia as próprias roupas dos filhos( como toda mulher prendada da sua época). E, tocava piano com perfeição, pois, estudou durante muitos anos.
Dona Ilka casou-se em 1933, com José Benedito de Barros, também cachoeirense e tiveram como padrinhos Dr. João evangelista Rodrigues, o patrono da nossa escola. Tiveram seis filhos: Maria Ilzi, Maria José( Yeyé), José Maria, Maria Léia, José Rui e Maria Iza. Tiveram 14 netos e 19 bisnetos me foram casados por 61 anos.
Ela ingressou no Magistério Paulista, em 1936, numa escola rural no bairro da Aparição, município de Cunha. Depois foi removida para um grupo escolar na cidade Onda Verde, no norte do estado de São Paulo. Finalmente foi removida para o grupo escolar “Dr. Evangelista Rodrigues” em Cachoeira Paulista, onde ficou por muitos anos, até se aposentar em 1962.
Uma curiosidade, sua filha, Maria Ilzi de Barros Correia, foi removida para esta escola no mesmo ano de aposentadoria de sua mãe ( 1962) e lecionando na mesma sala de 4º ano, continuando desta maneira o trabalho de dona Ilka por muitos anos.
Era uma professora exigente, porém, muito dedicada, transmitia muita paz e serenidade, falava sempre baixo, nunca se exaltava, sabia se fazer ser ouvida e atendida com um simples olhar. Procurou sempre despertar o patriotismo de sés alunos. Todas as semanas reunia todos os alunos dos quartos anos e tocava no piano( a escola tinha piano) o Hino Nacional, Hino da Bandeira, Hino da Proclamação da República e ensinava a cantar os Hinos da Nossa Pátria.
Deixou muitos exemplos bons e saudades entre seus alunos, amigos e familiares.
Deixou também uma aluna muito especial para nossa escola, a professora Ângela de Freitas Guedes, que faz trabalhos artísticos lindos, que tem trabalhado com nossos educandos a importância dos valores e desenvolvendo as habilidades e criatividades de cada um.
Dona Ilka não foi somente uma excelente, mas, uma a mãe exemplar, dedicada, amiga que procurava despertar em seus filhos a importância da união entre os membros de uma verdadeira família.
Os ensinamentos e exemplos marcantes que dona Ilka transmitiu aos seus alunos, nos leva a homenageá-la nesse dia 28 de abril de 2011, em reconhecimento a uma vida dedicada à Educação e em especial a esta Escola, eternizando seu nome na sala de PROINFO da EMEF “ Dr. Evangelista Rodrigues”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário