PARA REFLETIR:
" Ao professor , cabe quebrar com preconceitos sobre os
alunos, fazendo emergir o grau de conhecimento real do educando para, à partir
daí, construir zonas de desenvolvimento proximal e ajudá-lo em seu potencial de aprendizagem.
" (p. 46, Fracasso Escolar e Interação Professor-aluno de Ivanilde
Moreira)
" Toda inclusão depende primordialmente do
olhar de cada um"
AÇÃO NO MÊS DE ABRIL:
2 de abril- dia de conscientização do autismo- proposta -
vamos todos vestir o azul?
O autismo é uma
disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de
comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de
comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que
regulam essas respostas). Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes
chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como
transtorno invasivo do desenvolvimento (TID).
O Dia
Mundo do Autismo, anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas , em 18 de Dezembro de 2007 , para a conscientização acerca dessa questão. No primeiro
evento, em 2 de abril de 2008, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou a
iniciativa do Catar e da família real do país, um dos
maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de
chamar a atenção sobre o autismo. O azul foi definido como a cor símbolo do autismo, porque a
síndrome é mais comum nos meninos — na proporção de quatro meninos para cada
menina.
“Vista azul e ajude a chamar
atenção, queremos mostrar que há pessoas um pouco diferentes das outras, mas
que, na sua essência, são tão humanas quanto todos”
SUGESTÕES DE LEITURAS:
Páginas interessantes da rede
social para olharmos em casa:
Sites interessantes:
Livro:
Mundo Singular- entenda o autismo. Ana Beatriz Barbosa
Silva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário