Tivemos a presença de nossas coordenadoras da SME: Edilaine, Helena e Cíntia.
Foi uma manhã de muita reflexão, troca de ideias, inspiração. Gostei bastante!
2º
dia : 07/03/14
Acolhida.
“O
planejamento é um processo ininterrupto, processual, organizador da conquista
prazerosa dos nossos desejos onde o esforço, a perseverança, a disciplina são
armas de luta cotidiana para a mudança pedagógica.” (Madalena Freire)
Planeje:
Quando várias pessoas trabalham em conjunto,
é natural que surja uma tendência para se dispersarem; o planejamento e a
organização são ferramentas importantes para que o trabalho em equipe seja
eficiente e eficaz. É importante fazer o balanço entre as metas a que o grupo
se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.
DINÂMICA: Os números. (anexo
6)
Para refletir: “ Ações educativas
viabilizam a construção do pensamento e consequentemente a transformação
social.” Livro: Inclusão- uma realidade m discussão. Mirian Célia Castellain
Guebert.
MENSAGEM:Fábula: Os Macacos e as Bananas
Numa
experiência científica, um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa
jaula. No meio, uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.
Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e batiam muito nele.
Mas um tempo depois, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.
Então os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira atitude do novo morador foi subir a escada. Mas foi retirado pelos outros, que o surraram.
Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada.
Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu – tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo da surra ao novato.
Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto e, afinal, o último dos veteranos foi substituído.
Os cientistas, então, ficaram com o grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas.
Se fosse possível perguntar a algum deles por que eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:
“Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui”.
Você tem questionado os paradigmas estabelecidos em seu local de trabalho ou em sua vida pessoal?
Deixo essa reflexão para que o conformismo não lhe prive de alcançar o seu "cacho de bananas"! Você deve questionar os paradigmas impostos para saber se não está perdendo o prazer de desfrutar o seu sucesso.
Muitos dos comportamentos que nos são colocados vem de hábitos ultrapassados e repetidos por quem já "apanhou" antes ou por pessoas que vão te dizer: "Tem que fazer assim", "Sempre foi feito desse jeito".
O medo do novo pelo novo não é nada de anormal, imagine você costuma se sentar sempre no mesmo lugar em sua sala de aula, no mesma cadeira de reunião, no mesmo assento do ônibus. É assim porque queremos evitar surpresas, a fuga da angústia gerada pelo novo comportamento.
Muito sabiamente falado, ouvi de uma ex-chefe a seguinte frase: "A ótima solução de hoje, provavelmente não será a melhor de amanhã".
Isto expressa exatamente o que é abordado na nossa fábula acima, as coisas e os "macacos" mudam, mude você também o seu comportamento.
Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e batiam muito nele.
Mas um tempo depois, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.
Então os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira atitude do novo morador foi subir a escada. Mas foi retirado pelos outros, que o surraram.
Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada.
Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu – tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo da surra ao novato.
Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto e, afinal, o último dos veteranos foi substituído.
Os cientistas, então, ficaram com o grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas.
Se fosse possível perguntar a algum deles por que eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:
“Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui”.
Você tem questionado os paradigmas estabelecidos em seu local de trabalho ou em sua vida pessoal?
Deixo essa reflexão para que o conformismo não lhe prive de alcançar o seu "cacho de bananas"! Você deve questionar os paradigmas impostos para saber se não está perdendo o prazer de desfrutar o seu sucesso.
Muitos dos comportamentos que nos são colocados vem de hábitos ultrapassados e repetidos por quem já "apanhou" antes ou por pessoas que vão te dizer: "Tem que fazer assim", "Sempre foi feito desse jeito".
O medo do novo pelo novo não é nada de anormal, imagine você costuma se sentar sempre no mesmo lugar em sua sala de aula, no mesma cadeira de reunião, no mesmo assento do ônibus. É assim porque queremos evitar surpresas, a fuga da angústia gerada pelo novo comportamento.
Muito sabiamente falado, ouvi de uma ex-chefe a seguinte frase: "A ótima solução de hoje, provavelmente não será a melhor de amanhã".
Isto expressa exatamente o que é abordado na nossa fábula acima, as coisas e os "macacos" mudam, mude você também o seu comportamento.
Você
deve questionar os paradigmas impostos para saber se não está perdendo o prazer
de desfrutar o seu sucesso.
ANÁLISE DOS
RESULTADOS:
INDICADORES:
são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar
algo. Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola pode intervir para
melhorar sua qualidade, de acordo com suas condições, definindo suas
prioridades e traçando um caminho a seguir na construção de um trabalho
pedagógico e social significativo.
Provinha Brasil: Teste1-2013:
Leitura-
11,10
Matemática:14,42
Provinha Brasil:
Teste2-2013:
Leitura- 17,71 Matemática:17,5
ANO
|
MATRICULADOS
|
TRANSFERIDOS
|
PROMOVIDOS
|
RETIDOS
|
EVADIDOS
|
1º A
|
36
|
17
|
19
|
0
|
0
|
1ºB
|
20
|
05
|
14
|
01( POR FALTA)
|
|
2ºA
|
30
|
0
|
27
|
03
|
0
|
3º
A
|
32
|
03
|
20
|
09
|
0
|
4º
A
|
27
|
05
|
18
|
04
|
0
|
5º
A
|
15
|
01
|
09
|
05
|
0
|
5º
B
|
16
|
03
|
09
|
03
|
01
|
VAMOS PENSAR JUNTOS: QUAL NOSSA META
PARA 2014?
Dinâmica : Meu maior desafio em 2014...(
cada professor irá escrever seu desafio em uma
folha, depois deposita em uma caixa, em seguida cada um pega o desafio
do outro e deverá dizer como faria para superá-lo).
EXPECTATIVAS DE
APRENDIZAGEM: Ler e Escrever, EMAI,
PACTO e Referencial para a Educação Infantil).
APRESENTAÇÃO DA NOVA GRADE CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL.
ELABORAÇÃO
DO PLANO ANUAL AO LONGO DA PRÓXIMA
SEMANA: apresentação dos modelos.
Acrescentar
também: datas comemorativas; projetos; programas; Copa do Mundo.
ENTREGA DE
LEMBRANÇA( cartão que fala sobre a importância do diálogo e junto irá um bombom). ( Anexo 7)
LANCHE
COLETIVO.
Desejamos
a todos um ótimo trabalho, que cada reflexão possa ser uma semente para depois
se tornar um saboroso fruto. Deus abençoe a todos!! Sucesso!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário