"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Recepção dos professores-2011

























EMEF “ Dr. Evangelista Rodrigues”

Diretora : Jamilla
Vice-diretora: Leonina
Coordenadora Pedagógica: Renata


1º Dia:2 de fevereiro de 2011

ACOLHIDA.

APRESENTAÇÃO DA ESCOLA E DO GRUPO.

DINÂMICA( participação dos professores e funcionários):

O QUE É VOCÊ?

Objetivos: Apresentação, identificação, levantamento de expectativas, análise / analogias, reflexão, avaliação, comunicação.


Recursos: Objetos pessoais, objetos de escritório, sucata.

Tempo: 30 min

Instruções:

Colocar vários objetos dos participantes no chão da sala de modo que todos possam ver (brincos, relógio, pulseira, anel, caneta, etc.).

O grupo, sentado em círculo, observa os objetos e, ao comando do Facilitador, escolhe aquele que mais lhe agrada.

Um a um, os participantes vão se apresentando através do objeto, como se fosse ele, verbalizando em primeira pessoa.

 O que sou eu?
 Quais minhas características?
 Quais são meus sonhos?
 Quais são minhas expectativas?
 O que eu pretendo neste ano de 2011?





MENSAGEM:


Vire
Não é o ano que vira...
Quem vira é você!
Vire a página da sua história e comece um novo tempo...
Tempo de se amar, ame você primeiro... Depois ame os outros!
Como você pode dizer que ama alguém, se você não se ama?
Se você não se cuida? Vire o jogo e comece a ganhar a vida!
É tempo de sonhar! Então, sonhe! Acorde a menina ou o menino que está adormecido dentro de você... O sonho é o combustível da alma!
Volte a estudar! Crie o hábito da leitura, leia poesias, assista a bons filmes... Não esqueça que quem estuda se destaca, o estudo enobrece a alma. Quem estuda tem as a mente sadia e o coração feliz!
Conquiste, escolha e eleja novos amigos e restaure as amizades antigas. Seja amigo de verdade! A amizade não visa a interesses, ela é feita de gratuidade!
Namore! Aqui, não é namorar uma pessoa, mas, sim namorar a vida! Seja apaixonado pela vida que pulsa em você, pois ela não pulsa por acaso... A vida tem um sentido! Quem namora a vida vive mais e é mais apaixonante... A pessoa se torna luz e sal, iluminando e dando gosto à vida de outras pessoas!
Creia em Deus! Ele está sempre nos esperando de braços abertos, esperando por nossa mudança de vida, por nossa grande virada!
Então, nós lhe desejamos uma virada de 180 graus... Mude o sentido... Mude o rumo... Tome um norte e siga!
Que você possa renascer!
Tenha uma grande virada! Mude para melhor, virando a página da sua história de vida e começando a escrever um novo tempo de vitórias!
Que possamos ter um 2011 abençoado, cheio de alegrias, saúde, tranquilidade, amizades e conquistas!
Ótimo retorno!
Com carinho,
Jamilla, Leonina e Renata
EMEF “ Dr. Evangelista Rodrigues”
2 de fevereiro de 2011

CONVERSA COM A DIREÇÃO E COORDENAÇÃO SOBRE CADA SALA DE AULA, O QUE E COMO DEVERÁ SER TRABALHADO.

COMBINADOS: TRAZER PARA AMANHÃ, IDEIAS PARA ORGANIZAÇÃO DO CRONOGRAMA DE PRIMEIRA SEMANA DE AULAS E MODELOS DE LEMBRANCINHAS.

DINÂMICA: O BARCO FURADO- DEVEMOS FAZER SEMPRE O MELHOR.
Desenvolvimento:pedir para os professores fazerem um barco de papel. Logo após fazer um furo neste barco. Em seguida deverá contratar uma pessoa para deixar o seu barco bem bonito ( a pessoa contratada terá papéis variados, cola, tesoura e lápis de cor para decorá-lo). Ao finalizar, devolver ao cliente para ver se o resultado foi aprovado. Conversar sobre este processo, as impressões que ficaram. Perceber se forma bem criativos, se tamparam o buraco. Mostra que cada um pode contribuir de uma forma com suas ideias, Cada um deve dar o melhor de si. Ao final lê-se a história: Faça sempre o melhor.

Texto após a dinâmica para fechamento da mesma:
Faça mais do que a obrigação.

“Certo homem foi contratado para pintar um barco. Trouxe consigo tintas e pinceis e começou a fazer seu serviço, conforme combinado. Enquanto pintava, percebeu que a tinta estava escorrendo pelo fundo do barco. Examinando com atenção, viu que havia um vazamento e decidiu conserta-lo. Quando terminou a pintura, recebeu seu pagamento e foi embora. No dia seguinte, o proprietário do barco procurou o pintor e o presenteou com belo cheque. O pintor ficou surpreso: ‘ o senhor já me pagou pela pintura do barco’, disse ele. O homem então disse: ‘ mas isto não é pelo trabalho de pintura. É por ter consertado o vazamento do barco’. O pintor respondeu: ‘ foi um serviço tão pequeno que não quis cobrar. O senhor está me pagando uma quantia tão alta por algo tão insignificante! ’. O homem insistiu ‘ meu caro amigo, você não compreendeu. Deixe-me contar o que aconteceu: quando pedi a você que pintasse o barco, esqueci de mencionar o vazamento. Quando a pintura secou, meus filhos o pegaram e saíram para uma pescaria. Eu não estava em casa naquele momento. Quando voltei e notei que havia, saído com o barco, fiquei desesperado, pois me lembrei que o barco tinha um furo. Imagine meu alívio e alegria quando os vi retornando sãos e salvos. Então, examinei o barco e constatei que você o havia consertado. Percebe, agora, o que fez? Salvou a vida de meus filhos! Não tenho dinheiro suficiente para pagar-lhe pela sua ‘pequena’ boa ação’.”
Hoje em dia fala-se muito em padrões de excelência. As empresas buscam aplica-los em suas linhas de produção, as instituições de ensino os querem em suas salas de aula e comércio também quer esses padrões no atendimento ao público.
Ser excelente é ser superior, é superar as expectativas, é ficar acima da média, é surpreender, é fazer mais do que a obrigação. Seria tão bom se as pessoas buscassem padrões de excelência também em suas vidas cotidianas, em suas atitudes e em seu caráter!
Quero desafiar você a não se conformar em viver na linha do “suficiente”. Você pode ser melhor, pode ser excelente naquilo que faz. Supere as expectativas, surpreenda as pessoas à sua volta. Você não faz idéia de como o mundo precisa de pessoas excelentes!

ENTREGA DE LIVROS DIDÁTICOS PARA OS PROFESSORES.


LANCHE COLETIVO.

______________________________________________________________________


2º Dia: 3 de fevereiro de 2011

ACOLHIMENTO.

DINÂMICA:
Dependência Mútua

Objetivos: mostrar o quanto dependemos uns dos outros e o quanto podemos contribuir para crescimento de cada um.

Tempo: 1 aula
Local: sala suficientemente ampla para acomodar todos os participantes.
Material: nenhum

Desenvolvimento:
Podemos começar formando duplas. Um dos componentes da dupla fecha os olhos e passa a andar guiado pelo outro durante dois minutos.
Não é permitido abrir os olhos e nem tocar no companheiro, tão somente o som da voz do outro o guiará.
Logo em seguida, trocam-se os papéis e o que antes era o guia, passa ser o guiado.
Depois de terminada esta dinâmica, todos se reúnem para um momento de compartilhar, onde são respondidas várias perguntas:
O que você sentiu durante o tempo em que estava sendo guiado pelo outro?
Aconteceu de sentir-se tentado a abrir os olhos?
Teve total confiança em seu líder?
Pensou em se vingar do outro quando chegasse sua vez de ser o guia?
Sentiu-se tentado a fazer alguma brincadeira com o "ceguinho"?
Procure esclarecer juntamente com o grupo a definição dos termos "coração compassivo, humildade" etc.
Faça perguntas do tipo: "O que falta em você para que as pessoas confiem mais no seu auxílio?" e "Qual a maior ajuda que você pode prestar neste momento de sua vida para as pessoas e para o grupo?".

Conclusão:

Precisamos, sem dúvida alguma, uns dos outros. Para que a mutualidade possa ocorrer de forma dinâmica e eficaz, é preciso desenvolver características de caráter que nos capacitem a desempenhar nosso papel fraterno.
Ressalta-se a importância de se trabalhar a autonomia e independência dos educandos.


TROCA DE EXPERIÊNCIAS: entre o grupo de professores trocar ideias de como desenvolver o trabalho, sugestões de atividades, jogos, brincadeiras, sondagem, projetos e outros

MONTAR UM CANTINHO DE LEITURA PARA CADA SALA DE AULA.

PRIMEIRA SEMANA DE ADAPTAÇÃO DOS EDUCANDOS: preparar recepção calorosa, trabalhar o livro: “Minhas férias, pula uma linha, parágrafo”, fazer o combinado com a turma e expor na parede da sala de aula; realizar sondagem.

ENTREGA DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS PARA OS PROFESSORES.

COMBINADOS:

- Organizar como será a primeira semana de aula e a entrega de lembrancinhas.
- Iniciar organização das salas de aulas.

LANCHE COLETIVO.

________________________________________________________


3º Dia: 3 DE FEVEREIRO DE 2011


RECEPÇÃO DO GRUPO.


DINÂMICA:
-O coração ( vide modelo nas sugestões para os professores receberem os alunos).

- Continuar organizar como será a primeira semana de aula e a entrega de lembrancinhas.
- Continuar organização das salas de aulas.
- Entrega de material pedagógico para o professor .
- Entrega da lista de alunos.
- Iniciar montagem da grade horária.

PALESTRA COM FONO DA ESCOLA SOBRE CUIDADOS COM A VOZ.


LANCHE COLETIVO:


____________________________________________________________________________

SUGESTÕES PARA OS PROFESSORES RECEBEREM OS ALUNOS:

1- APRESENTAÇÃO COM BALA.

É importante conhecer o grupo com o qual vai trabalhar e também é bom que eles se conheçam entre si. Essa dinâmica faz com que cada um fale um pouco de si sem ficar aquela coisa chata e arrastada, parecendo entrevista de TV.
Distribuo balas coloridas ou jujubas aos alunos (podem ser 2 ou 3 para cada um) e peço que as deixem em cima da carteira. Então especifico as cores (que você pode especificar de acordo com o que quiser saber a respeito de seus alunos). Por exemplo, numa classe não muito numerosa - 15 alunos, por exemplo - e na faixa etária de 10 a 14 anos, faço mais ou menos o seguinte:
• verde - escola (o aluno se apresenta e fala onde estudou/estuda, que curso faz, que matérias gosta ou não gosta, etc).
• azul - família e casa (ele se apresenta e fala de sua família, onde mora, se tem bicho de estimação, onde seu pai e sua mãe trabalham, se ele se dá bem com os irmãos ou não, etc).
• vermelho - lazer (ele fala tudo o que gosta de fazer quando não está estudando.
Vou chamando cada aluno e ele vai escolher uma das duas ou três cores que tem para falar. Se escolher a vermelha, por exemplo, vai falar sobre lazer.
Depois que cada uma fala, você pode perguntar ao grupo se querem perguntar mais alguma coisa relacionada ao que o aluno estava falando. Eu normalmente pergunto, se o aluno diz que tem um irmão pergunto se é mais velho ou mais novo, se dão bem, etc. Se diz que tem cachorro, pergunto o nome, se sabe fazer gracinhas, se tem manias, etc.
Se forem alunos maiores você pode mudar os critérios, acrescentar outros como vida amorosa, vida profissional, religião, etc... Aí fica a seu critério.
Gosto de fazer essa dinâmica com classes que estão começando porque ajuda a guardar os nomes dos alunos (muito importante) e também tanto eu quanto a classe em geral ficamos sabendo um pouco mais sobre eles.
Claro que depois que a dinâmica termina, eles têm autorização para comer as balas.

2- CÍRCULO FECHADO

Objetivo: Conscientizar sobre a questão da "exclusão dos colegas" e aproximar as pessoas.
O professor pede a dois ou três alunos que saiam da sala por alguns instantes.
Combinar com o grupo que fica que eles devem formar um círculo apertado com os braços entrelaçados e não deixar de forma nenhuma os outros (que estão fora da sala) entrar neste círculo.
Enquanto o grupo se arruma o professor combina com os que estão fora que eles devem entrar na sala e tentar se integrar ao grupo que está lá.
Depois de alguns minutos de tentativa, discutir com o grupo como se sentiram não deixando ou não conseguindo entrar no grupo.
Muitas vezes formamos verdadeiras "panelas" e não deixamos outras pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio.


3- A TROCA DE UM SEGREDO

Objetivo: criar maior habilidade de empatia entre os participantes.

1. O animador distribui uma papeleta para cada membro.
2. Os participantes deverão descrever no papel uma dificuldade que sentem no relacionamento e que não gostariam de expor oralmente.
3. O animador recomenda que use letra de forma para despistar a letra.
4. Depois, solicita que todos dobrem o papel e recolhe. Mistura e entrega a cada participante.
5. Cada um irá assumir o problema que estiver no papel como se fosse seu. Lerá em voz alta usando a 1ª pessoa "eu" e fazendo as adaptações necessárias, dando a solução.

* Não deve haver perguntas sobre o assunto, durante a exposição.

* No final o animador poderá liderar o debate sobre as reações formulando as seguintes perguntas:

- Como você se sentiu ao descrever o seu problema?
- Como se sentiu ao explicar o problema de um outro?
- Como se sentiu quando o seu problema foi relatado por outro?
- No seu entender, o outro compreendeu o seu problema?
- Conseguiu pôr-se na sua situação?
- Você sentiu que compreendeu o problema da outra pessoa?
- Houve alguma perspectiva de mudança de sentimentos em relação aos outros?

4-DINÂMICAS DE RECEPÇÃO DOS ALUNOS:

OBJETIVOS:
- GERAL:
Desenvolver o prazer pela vinda à escola conduzindo às crianças nesta nova etapa, com atividades pedagógicas e recreativas que atendam o processo de retorno às aulas e que estimule o seu interesse , participação e sua socialização.

- ESPECÍFICOS:
 Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar da criança;
Desenvolver atividades que permitam às crianças conhecerem e interagirem entre si, professores e funcionários.
Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
Que a criança sinta-se a vontade para manifestar suas emoções e necessidades.

1º DIA :
Desenvolvimento :

• Apresentação da professora , dos alunos , dos novos colegas;
• Promover uma discussão sobre as férias;
• Discutir sobre sonhos, desejos e planos para o novo ano escolar;
• Apresentar propostas almejadas;


Dinâmica: DINÂMICA DO CORAÇÃO


OBJETIVO
A)Compartilhar,
b) Desejar para o outro aquilo que você
prefere para você (NO CASO O TRATAMENTO )
c)Maior integração do grupo.
D) Reflexão
e) Diminuir a timidez


*Preparar um coração em tamanho bem grande , feito em cartolina branca como fundo e o coração feito com papel colorido ( vermelho) colado no meio do cartaz.
Cole o cartaz no quadro , coloque uma música de fundo e faça uma declaração sobre o coração.Pode ser um poema , um texto, uma parábola ou mesmo algumas palavras falando poeticamente sobre esse órgão.Sobre a sensibilidades das pessoas, onde é que sentimos as emoções, as alegrias e as tristezas e como palavras ásperas e mal tratos nos fazem sofrer.

PRIMEIRO MOMENTO

Pegue dois pincéis de cores diferentes e dê para 02 alunos . Peça para eles irem até o quadro e escrever dentro do coração com apenas uma palavra , algo POSITIVO , que ele acredita ser bom para o bom andamento da classe durante o ano ( Exemplo - amor, compreensão, serenidade, atenção, cortesia, ouvir, carinho, etc) e no lado fora , onde está o retângulo , com apenas uma palavra , algo NEGATIVO (desprezo, mentira, falsidade, enganação, etc ). O ideal é que todos possam ir ao quadro, pode ser, um para escrever uma palavra positiva, o outro uma palavra negativa e assim por diante.

PROFESSOR - Imagine que você entra em uma loja para comprar e que você seja recebido com ( use as palavras negativas, que eles escreveram), com desrespeito, desprezo, sem atenção, etc... Você voltaria ou compraria nessa loja ? ( abrir uma discussão )
Mas , se na loja você fosse Atendido com atenção, paciência, carinho, etc......(USANDO AS PALAVRAS DO CORAÇAO, POSITIVAS) , você compraria nessa loja? Por quê? ( abrir discussão )

SEGUNDO MOMENTO

Coloque uma música e entregue para cada aluno um coração menor (faça de cores diferentes, bem bonitinhos, parecendo um cartãozinho ), e peça que cada um escreva a maneira como quer ser tratado pelos colegas e pela professora durante todo o ano e o que é que ele (a) fará para ser tratado assim.
Depois , deixe que ,de pé em círculo , eles troquem os corações algumas vezes, que leiam o tratamento que cada colega espera receber durante todo o ano.


TERCEIRO MOMENTO –
Voltar aos seus lugares e cada um deverá escolher uma das formas de tratamento escrita no seu coração e ler em voz alta.
A professora deverá então abrir uma discussão sobre a dinâmica e sobre tudo o que foi proposto nos corações de cada um e a forma como cada um sugeriu para alcançar seus objetivos.
QUARTO MOMENTO -

Montar juntamente com os alunos um mural, expondo nele, o coração maior cercado pelos menores.

Título para o mural (sugestão)
Trabalhar a música : O MUNDO DA CRIANÇA.
Desenvolvimento ;
• distribuir o texto da música;
• fazer uma leitura oral dos versos da música;
• ouvir o CD;
• ouvir novamente o CD e cantar junto com os alunos;
• discutir o tema ;

Após a discussão sobre o tema da música,cantar mais algumas vezes e distribuir o texto abaixo para as crianças ilustrarem:

O MUNDO DA CRIANÇA
É sempre colorido

Muitas vezes de papel
Com arcos ,flechas,índios e soldados
Cheiinho de presentes
Feitos por Papai Noel
O mundo da criança é iluminado.


Baleias gigantescas ,
Violentos tubarões
Mistérios de um espaço submerso
Espaçonaves passam
Por mil constelações
O mundo da criança é um universo { bis}


Pipas , piões ,bolas , balões
Skates e patins,
Vovô ,vovó , mamãe, papai , família
É fácil imaginar uma aventura
Dentro de uma selva escura
Com perigos e armadilhas

Viagem pra encontrar minas de ouro
Piratas e um tesouro enterrado
Numa ilha

Imagem , games
Bate papos no computador

O tempo é cada vez mais apressado
E mesmo com todo esse
Imenso imperativo amor
O mundo da criança
É abençoado {BIS}

PRODUÇÃO ESCRITA:

O MUNDO DA CRIANÇA É UM MUNDO COLORIDO, BONITO, ALEGRE PORQUE AS CRIANÇAS SÃO SINCERAS, TÊM O CORAÇÃO PURO E SÃO O FUTURO!

E VOCÊ, COMO VOCÊ É ? COMO É O SEU MUNDO? O QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER ? DE QUE VOCÊ GOSTA DE BRINCAR? COMO É A SUA VIDA?
ESCREVA UM POUCO SOBRE VOCÊ , SOBRE TUDO ISSO , NUM TEXTO BEM BONITO E BEM CRIATIVO, POIS VOCÊ É ASSIM, ALEGRE E CRIATIVO, POIS VOCÊ É CRIANÇA!

3 comentários: