EMEF “Dr. Evangelista Rodrigues”
Coordenadora Pedagógica: Renata de Castro Camargo
Município: Cachoeira Paulista.
Clientela: Alunos do 1º ao 5ºAno, Classes Especiais e escola vinculada ( Escola do Campo)- EMEF “ Antonio Benedicto Hummel”
Ano: 2010
Projeto: Coordenando pedagogicamente a educação no dia a dia da escola
Justificativa
A EMEF “Dr. Evangelista Rodrigues”, é uma escola municipal, situada no centro do município de Cachoeira Paulista, recebe alunos de todos os bairros, provenientes de diferentes classes sociais e culturais.
Este projeto se justifica na necessidade de elaborar planos de ações que colaborem com a formação continuada dos educadores, estabeleça parcerias com a comunidade, exerça-se a gestão democrática e permita o sucesso no processo de ensinoaprendizagem dos educandos.
Objetivos
- Exercer uma gestão democrática;
- promover a formação continuada da equipe escolar;
- desenvolver a autoestima dos professores, funcionários e educandos;
- enriquecer o processo de ensinoaprendizagem;
- estabelecer parcerias com a comunidade e órgãos externos;
- conquistar o apoio da família;
- desenvolver nos educandos os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais;
- despertar o interesse, criatividade e autonomia dos educadores e educandos.
Conteúdos
_ Formação Continuada para a equipe escolar.
_ Análise dos semanários, cadernos , materiais dos alunos e visitas às salas.
_ Análise de relatórios, mapas de classes e outros documentos.
_ Uso de bilhetes, cartazes e cartões como estímulo à leitura, criatividade, desenvolvimento da autoestima.
_ Orientações Individuais à equipe de educadores.
_ Formação da equipe gestora.
_ Estabelecendo parcerias.
_ Formação continuada através do Blog e email.
_ Atividades da coordenação pedagógica com os educandos.
_ Equipe de Apoio à Educação Especial - EAEE.
_ Organização dos documentos pedagógicos.
_ Escola Ativa.
Metodologia
1-Formação continuada nos HTPCs :
As pautas dos HTPCS terão espaços para o “Cantinho das Informações”, com registros de novas leis publicadas, livros e outros materiais recebidos na escola, haverá a
“Agenda da Coordenação”, para que o professor tome ciência dos passos, compromissos da mesma, e também a “ Agenda da Escola”, para que a equipe possa se organizar e preparar para os eventos ocorridos ao longo do ano. Este espaço se justifica, pois, muitas são as atribuições, novidades e ações a serem desenvolvidas e necessita-se de um instrumento de registro. É também um documento da escola, comprovando que todas as informações foram repassadas aos interessados.
Haverá também a “troca de experiências”, em que os professores poderão trocar ideias, materiais, anseios, angústias e conquistas. Todos os projetos, eventos e ações da escola são decididos em conjunto com a equipe escolar.
A “Formação Continuada” será desenvolvida através de estudos de textos variados, materiais dos alunos, análise de relatórios e outros documentos, vídeos, palestras, oficinas e outros.
1.1-Lista de temas para a Formação Continuada:
Regimento Escolar do Município.
Trabalho com produção de textos.
O uso da sondagem como forma de orientar o processo de ensinoaprendizagem.
Programa Ler e Escrever.
Letramento.
Uso da Nova Ortografia.
Trabalho com resoluções de problemas.
Inteligências múltiplas.
Trabalho com desafios.
Uso de autódromo e outros recursos como avaliação da aprendizagem.
Instrumentos de avaliações.
Oficina de Tangram.
Oficina de Leitura.
Importância da saúde física e mental.
Saúde do professor.
Importância da inclusão.
Desenvolvimento de valores.
Leis educacionais.
Dificuldade de Aprendizagem.
Dinâmicas de grupos.
Jogos Pedagógicos.
Ensino da História, Geografia e Ciências de forma lúdica, contextualizada e atualizada.
A educação Física no contexto Escolar.
Importância do fazer artístico.
Recursos pedagógicos.
História e cultura indígena e afro-brasileira.
Educação Emocional.
Psicomotricidade.
Atualidades.
2- Análise dos semanários, cadernos , materiais dos alunos e visitas às salas.
Todas as segundas-feiras, os semanários dos professores são vistados, a partir deste são sugeridas atividades a serem desenvolvidas de acordo com a necessidade de cada classe.
Regularmente os cadernos, pasta de avaliações e outros materiais dos alunos são carimbados pela coordenação pedagógica na sala durante as aulas dos professores e os resultados das observações são registrados em pasta própria.
3- Análise de relatórios, mapas de classes e outros documentos.
A prática do registro do desenvolvimento do processo de ensinoaprendizagem é realizada através de relatórios (início, término do primeiro semestre, final do ano e outros casos solicitados), estes são comparados, analisados e servem como instrumento de tomada de atitudes da direção, coordenação e professores, permitem a intervenção nos casos de dificuldades de aprendizagem, necessidades de encaminhamentos à psicóloga, fonoaudióloga, neurologista, oftalmologista, conversa com a família e outros.
Os mapas das classes são analisados, observando-se o progresso ou não de cada aluno e as possíveis intervenções a serem realizadas. Este mapa é enviado à Diretoria Municipal de Educação que traça um perfil dos níveis das hipóteses de escrita de todo o município. A maioria das sondagens é realizada pela coordenação da escola, juntamente com os professores.
No caso de alunos dos primeiro ao terceiros anos e classes especiais são realizadas sondagens através da lista do campo semântico, além de sondagens de conhecimentos do alfabeto, idade, cores, números e noção de tempo. Os alunos dos quarto ao quinto anos são realizadas avaliações diagnósticas através da reescrita, interpretação oral e escrita de textos,resoluções de problemas e conhecimento das operações matemáticas.
4- Uso de bilhetes, cartazes e cartões como estímulo à leitura, criatividade, desenvolvimento da autoestima.
Através de bilhetes espalhados pela escola com desafios aos educandos, funcionários e professores, e consequente entrega de prêmios, pretende-se estimular a leitura e a percepção da importância de estar atento a tudo à nossa volta.
Cartazes e cartões de reconhecimento do trabalho dos funcionários, educadores e educandos serão espalhados pela escola, considerando a fundamental necessidade de valorização da pessoa e desenvolvimento da autoestima.
5- Orientações Individuais à equipe de educadores.
Nos horários vagos dos professores regulares (enquanto os alunos estão em aula de Educação Física, Arte ou outros), a coordenação pedagógica oferece orientações aos professores de acordo com a necessidade, através de sugestões de atividades, análise de semanários, atividades diagnósticas dos educandos e de relatórios e outros. É traçado um perfil da classe e das necessidades de cada aluno, os avanços, interesses, dificuldades e facilidades e possíveis ações da escola e da família.
São promovidos encontros entre professores de classes em comum ou com interesses e necessidades semelhantes para troca de experiências.
São elaborados CDs com atividades pedagógicas e fornecidos como subsídio para o trabalho dos professores.
6- Formação da equipe gestora.
A equipe gestora mantém um grupo de estudos entre direção e coordenação da escola e de outras instituições, para troca de experiências e formação continuada.
Regularmente há reuniões para elaboração de planos de ações, reconhecimento das realidades da escola, organização de eventos e outros.
A equipe também participará de seminários, oficinas, cursos , formação com as supervisoras da DEEL.
7- Estabelecendo parcerias.
A coordenação da escola estabelecerá parcerias com outras instituições de ensino do município que já atendem a clientela da escola, como o Lar de Assistência ao Menor( LAM), PROGEM e Casa do Amigo, afim de estender o atendimento, trocar experiências, desenvolver projetos educativos.
Estabelecerá parcerias com a Promoção Social, Conselho Tutelar, Postos de Saúde, Vigilância Sanitária, Secretaria de Cultura e outros a fim de oferecer atendimento a alunos e famílias, palestras, orientações, eventos etc.
Outras parcerias serão estabelecidas a fim de permitir enriquecer o processo de ensinoaprendizagem.
8- Formação continuada através do Blog e email.
A coordenação pedagógica possui um blog(http:// coordenadorarenata.blogspot.com) em que é utilizado também como um instrumento de formação continuada, através da postagem de mensagens, reflexões, momento de lazer e relaxamento, acesso a outros blogs e sites interessantes, entre outros.
O email é utilizado como veículo de troca de informações, atividades e formação continuada. Além de ser uma forma de economia de papel, tinta e um apoio ao meio ambiente.
9- Atividades da coordenação pedagógica com os educandos.
_ Desenvolvimento de simulados das provas externas, como Prova, Provinha Brasil e Saresp.
_ Realização de atividades diagnósticas.
_ Orientações individuais (pedagógica, afetiva, social e outras).
_Envolvimento em projetos da sala de aula, como troca de cartas, desenvolvimento de experiências científicas e outros.
10- Equipe de Apoio à Educação Especial - EAEE.
Este grupo da EAEE é formado pela direção, coordenação, psicóloga, professores das classes especiais e recursos da escola. Se reúnem de quinze em quinze dias para tratar do desenvolvimento dos alunos atendidos nestas classes e alunos inclusos.
O grupo oferece apoio aos professores das classes regulares do município que possuem alunos inclusos.
Desenvolve oficinas de inclusão e valores, e, é responsável pelo censo inclusivo das escolas municipais de Cachoeira Paulista.
Realiza ações de apoio à família, através de conversas, encaminhamentos a atendimento especializados e à projetos sociais.
11- Organização dos documentos pedagógicos.
Toda a documentação da escola, que formam o histórico pedagógico dos educandos são organizados em pastas específicas, o que permite o fácil acesso e análise dos mesmos.
Algumas destas pastas são:
_ Salas de Recursos.
_ Classes Especiais.
_ Mapas de Classes.
_ Projetos.
_ Relatórios.
_ Avaliações internas.
_ SARESP.
]_ Provinha Brasil.
_ Eventos Escolares.
_ Formação continuada.
_ Sugestões de Atividades.
_ Oficinas Pedagógicas.
_ Escola Ativa.
12-Projeto Chá em família
Projeto idealizado pelo setor de psicologia, em que direção, coordenação e psicóloga, reúnem os pais em momentos descontraídos, para orientações, reflexões, congratulações e outros.
São realizadas também orientações individuais aos alunos e pais que necessitam do apoio da escola.
13- Escola Ativa
A equipe gestora e professora da escola vinculada receberão formação ao longo do ano a respeito do Programa Escola Ativa, destinado às escolas do campo. As atividades propostas nestes encontros serão desenvolvidas na escola.
Além disso, a coordenação faz visitas à escola, analisando o processo de ensinoaprendizagem, e, todos os conteúdos mencionados neste projeto serão também desenvolvidos nesta escola.
Avaliação
A avaliação será realizada através de autoavaliação, observações constantes, registros,reflexões, relatórios e conversas com toda a equipe escolar e supervisão do município.
Cachoeira Paulista, 30 de março de 2010.
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Renata de Castro Camargo
Coordenadora Pedagógica
Coordenadora Pedagógica: Renata de Castro Camargo
Município: Cachoeira Paulista.
Clientela: Alunos do 1º ao 5ºAno, Classes Especiais e escola vinculada ( Escola do Campo)- EMEF “ Antonio Benedicto Hummel”
Ano: 2010
Projeto: Coordenando pedagogicamente a educação no dia a dia da escola
Justificativa
A EMEF “Dr. Evangelista Rodrigues”, é uma escola municipal, situada no centro do município de Cachoeira Paulista, recebe alunos de todos os bairros, provenientes de diferentes classes sociais e culturais.
Este projeto se justifica na necessidade de elaborar planos de ações que colaborem com a formação continuada dos educadores, estabeleça parcerias com a comunidade, exerça-se a gestão democrática e permita o sucesso no processo de ensinoaprendizagem dos educandos.
Objetivos
- Exercer uma gestão democrática;
- promover a formação continuada da equipe escolar;
- desenvolver a autoestima dos professores, funcionários e educandos;
- enriquecer o processo de ensinoaprendizagem;
- estabelecer parcerias com a comunidade e órgãos externos;
- conquistar o apoio da família;
- desenvolver nos educandos os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais;
- despertar o interesse, criatividade e autonomia dos educadores e educandos.
Conteúdos
_ Formação Continuada para a equipe escolar.
_ Análise dos semanários, cadernos , materiais dos alunos e visitas às salas.
_ Análise de relatórios, mapas de classes e outros documentos.
_ Uso de bilhetes, cartazes e cartões como estímulo à leitura, criatividade, desenvolvimento da autoestima.
_ Orientações Individuais à equipe de educadores.
_ Formação da equipe gestora.
_ Estabelecendo parcerias.
_ Formação continuada através do Blog e email.
_ Atividades da coordenação pedagógica com os educandos.
_ Equipe de Apoio à Educação Especial - EAEE.
_ Organização dos documentos pedagógicos.
_ Escola Ativa.
Metodologia
1-Formação continuada nos HTPCs :
As pautas dos HTPCS terão espaços para o “Cantinho das Informações”, com registros de novas leis publicadas, livros e outros materiais recebidos na escola, haverá a
“Agenda da Coordenação”, para que o professor tome ciência dos passos, compromissos da mesma, e também a “ Agenda da Escola”, para que a equipe possa se organizar e preparar para os eventos ocorridos ao longo do ano. Este espaço se justifica, pois, muitas são as atribuições, novidades e ações a serem desenvolvidas e necessita-se de um instrumento de registro. É também um documento da escola, comprovando que todas as informações foram repassadas aos interessados.
Haverá também a “troca de experiências”, em que os professores poderão trocar ideias, materiais, anseios, angústias e conquistas. Todos os projetos, eventos e ações da escola são decididos em conjunto com a equipe escolar.
A “Formação Continuada” será desenvolvida através de estudos de textos variados, materiais dos alunos, análise de relatórios e outros documentos, vídeos, palestras, oficinas e outros.
1.1-Lista de temas para a Formação Continuada:
Regimento Escolar do Município.
Trabalho com produção de textos.
O uso da sondagem como forma de orientar o processo de ensinoaprendizagem.
Programa Ler e Escrever.
Letramento.
Uso da Nova Ortografia.
Trabalho com resoluções de problemas.
Inteligências múltiplas.
Trabalho com desafios.
Uso de autódromo e outros recursos como avaliação da aprendizagem.
Instrumentos de avaliações.
Oficina de Tangram.
Oficina de Leitura.
Importância da saúde física e mental.
Saúde do professor.
Importância da inclusão.
Desenvolvimento de valores.
Leis educacionais.
Dificuldade de Aprendizagem.
Dinâmicas de grupos.
Jogos Pedagógicos.
Ensino da História, Geografia e Ciências de forma lúdica, contextualizada e atualizada.
A educação Física no contexto Escolar.
Importância do fazer artístico.
Recursos pedagógicos.
História e cultura indígena e afro-brasileira.
Educação Emocional.
Psicomotricidade.
Atualidades.
2- Análise dos semanários, cadernos , materiais dos alunos e visitas às salas.
Todas as segundas-feiras, os semanários dos professores são vistados, a partir deste são sugeridas atividades a serem desenvolvidas de acordo com a necessidade de cada classe.
Regularmente os cadernos, pasta de avaliações e outros materiais dos alunos são carimbados pela coordenação pedagógica na sala durante as aulas dos professores e os resultados das observações são registrados em pasta própria.
3- Análise de relatórios, mapas de classes e outros documentos.
A prática do registro do desenvolvimento do processo de ensinoaprendizagem é realizada através de relatórios (início, término do primeiro semestre, final do ano e outros casos solicitados), estes são comparados, analisados e servem como instrumento de tomada de atitudes da direção, coordenação e professores, permitem a intervenção nos casos de dificuldades de aprendizagem, necessidades de encaminhamentos à psicóloga, fonoaudióloga, neurologista, oftalmologista, conversa com a família e outros.
Os mapas das classes são analisados, observando-se o progresso ou não de cada aluno e as possíveis intervenções a serem realizadas. Este mapa é enviado à Diretoria Municipal de Educação que traça um perfil dos níveis das hipóteses de escrita de todo o município. A maioria das sondagens é realizada pela coordenação da escola, juntamente com os professores.
No caso de alunos dos primeiro ao terceiros anos e classes especiais são realizadas sondagens através da lista do campo semântico, além de sondagens de conhecimentos do alfabeto, idade, cores, números e noção de tempo. Os alunos dos quarto ao quinto anos são realizadas avaliações diagnósticas através da reescrita, interpretação oral e escrita de textos,resoluções de problemas e conhecimento das operações matemáticas.
4- Uso de bilhetes, cartazes e cartões como estímulo à leitura, criatividade, desenvolvimento da autoestima.
Através de bilhetes espalhados pela escola com desafios aos educandos, funcionários e professores, e consequente entrega de prêmios, pretende-se estimular a leitura e a percepção da importância de estar atento a tudo à nossa volta.
Cartazes e cartões de reconhecimento do trabalho dos funcionários, educadores e educandos serão espalhados pela escola, considerando a fundamental necessidade de valorização da pessoa e desenvolvimento da autoestima.
5- Orientações Individuais à equipe de educadores.
Nos horários vagos dos professores regulares (enquanto os alunos estão em aula de Educação Física, Arte ou outros), a coordenação pedagógica oferece orientações aos professores de acordo com a necessidade, através de sugestões de atividades, análise de semanários, atividades diagnósticas dos educandos e de relatórios e outros. É traçado um perfil da classe e das necessidades de cada aluno, os avanços, interesses, dificuldades e facilidades e possíveis ações da escola e da família.
São promovidos encontros entre professores de classes em comum ou com interesses e necessidades semelhantes para troca de experiências.
São elaborados CDs com atividades pedagógicas e fornecidos como subsídio para o trabalho dos professores.
6- Formação da equipe gestora.
A equipe gestora mantém um grupo de estudos entre direção e coordenação da escola e de outras instituições, para troca de experiências e formação continuada.
Regularmente há reuniões para elaboração de planos de ações, reconhecimento das realidades da escola, organização de eventos e outros.
A equipe também participará de seminários, oficinas, cursos , formação com as supervisoras da DEEL.
7- Estabelecendo parcerias.
A coordenação da escola estabelecerá parcerias com outras instituições de ensino do município que já atendem a clientela da escola, como o Lar de Assistência ao Menor( LAM), PROGEM e Casa do Amigo, afim de estender o atendimento, trocar experiências, desenvolver projetos educativos.
Estabelecerá parcerias com a Promoção Social, Conselho Tutelar, Postos de Saúde, Vigilância Sanitária, Secretaria de Cultura e outros a fim de oferecer atendimento a alunos e famílias, palestras, orientações, eventos etc.
Outras parcerias serão estabelecidas a fim de permitir enriquecer o processo de ensinoaprendizagem.
8- Formação continuada através do Blog e email.
A coordenação pedagógica possui um blog(http:// coordenadorarenata.blogspot.com) em que é utilizado também como um instrumento de formação continuada, através da postagem de mensagens, reflexões, momento de lazer e relaxamento, acesso a outros blogs e sites interessantes, entre outros.
O email é utilizado como veículo de troca de informações, atividades e formação continuada. Além de ser uma forma de economia de papel, tinta e um apoio ao meio ambiente.
9- Atividades da coordenação pedagógica com os educandos.
_ Desenvolvimento de simulados das provas externas, como Prova, Provinha Brasil e Saresp.
_ Realização de atividades diagnósticas.
_ Orientações individuais (pedagógica, afetiva, social e outras).
_Envolvimento em projetos da sala de aula, como troca de cartas, desenvolvimento de experiências científicas e outros.
10- Equipe de Apoio à Educação Especial - EAEE.
Este grupo da EAEE é formado pela direção, coordenação, psicóloga, professores das classes especiais e recursos da escola. Se reúnem de quinze em quinze dias para tratar do desenvolvimento dos alunos atendidos nestas classes e alunos inclusos.
O grupo oferece apoio aos professores das classes regulares do município que possuem alunos inclusos.
Desenvolve oficinas de inclusão e valores, e, é responsável pelo censo inclusivo das escolas municipais de Cachoeira Paulista.
Realiza ações de apoio à família, através de conversas, encaminhamentos a atendimento especializados e à projetos sociais.
11- Organização dos documentos pedagógicos.
Toda a documentação da escola, que formam o histórico pedagógico dos educandos são organizados em pastas específicas, o que permite o fácil acesso e análise dos mesmos.
Algumas destas pastas são:
_ Salas de Recursos.
_ Classes Especiais.
_ Mapas de Classes.
_ Projetos.
_ Relatórios.
_ Avaliações internas.
_ SARESP.
]_ Provinha Brasil.
_ Eventos Escolares.
_ Formação continuada.
_ Sugestões de Atividades.
_ Oficinas Pedagógicas.
_ Escola Ativa.
12-Projeto Chá em família
Projeto idealizado pelo setor de psicologia, em que direção, coordenação e psicóloga, reúnem os pais em momentos descontraídos, para orientações, reflexões, congratulações e outros.
São realizadas também orientações individuais aos alunos e pais que necessitam do apoio da escola.
13- Escola Ativa
A equipe gestora e professora da escola vinculada receberão formação ao longo do ano a respeito do Programa Escola Ativa, destinado às escolas do campo. As atividades propostas nestes encontros serão desenvolvidas na escola.
Além disso, a coordenação faz visitas à escola, analisando o processo de ensinoaprendizagem, e, todos os conteúdos mencionados neste projeto serão também desenvolvidos nesta escola.
Avaliação
A avaliação será realizada através de autoavaliação, observações constantes, registros,reflexões, relatórios e conversas com toda a equipe escolar e supervisão do município.
Cachoeira Paulista, 30 de março de 2010.
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Renata de Castro Camargo
Coordenadora Pedagógica
Renata
ResponderExcluirParabéns pelo seu blog, pois ele está muito bem estruturado e recheado de excelentes informações sobre o seu desempenho profissional.
Característica marcante sua é a busca pelo seu melhor, e conseguiu com louvor.
Sucesso sempre em seu caminho, afinal você é merecedora.
Beijos no coração
Dayse (Colega de Psicopedagogia, lembra-se?)