PROJETO:
O corpo em movimento contando a história de um povo
JUSTIFICATIVA: Num país como o Brasil onde a
diversidade cultural tem na dança uma das suas expressões mais
significativas, pretendemos desenvolver o prazer da cultura da dança na escola
transcendendo a visão do “dançar por dançar”, junto a contexto histórico de
nossas regiões. Assim sendo, o educando reconhecerá na dança folclórica
um caminho para divulgar e agregar valores culturais ao longo do seu dia
a dia.
·
Apresentar
a dança folclórica na escola como suporte da comunicação e da expressão
corporal da história do povo brasileiro;
·
Estimular e
orientar quanto ao uso de pesquisas históricas (linha do tempo, origens,
características, coreografias, fidelidade a história que se conta, música,
etc.), evoluindo para a dança propriamente dita;
·
Analisar a
importância da dança na cultura popular como forma de valorização da
identidade cultural das regiões brasileiras;
·
Questionar e
avaliar o impacto da cultura popular em nossa identidade, por
meio do reconhecimento da diversidade regional brasileira.
·
Saber valorizar o
saber cultural e artísticos do nosso povo, conscientizando-os da importância das danças na formação da
sociedade, contribuindo para a construção de sua identidade.
·
Participar do
projeto respeitando as peculiaridades das danças de cada região, apreciando – as
como manifestações culturais do nosso povo.
·
Saber compreender
a estrutura e o funcionamento do corpo e os elementos que compõem o seu movimento,
demonstrando segurança e empenho na realização dos movimentos.
OBS: danças regionais a serem pesquisadas pelos
alunos / conhecimento prévio:
· Centro- Oeste: catira, cururu, dança de São Gonçalo, siriri.
· Região Norte: carimbo, dança do maçarico, desfeiteira, marambiré.
AVALIAÇÃO:
Fazer com que os
alunos se aproximem de infinidade de representações culturais pertencentes ao
patrimônio cultural brasileiro.
Cachoeira Paulista, 2016.
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