"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Replanejamento Escolar-2016


Replanejamento Escolar- 2016 

25 de julho de 2016

“E no meio de um inverno eu finalmente  aprendi que havia dentro de mim um verão invencível.”  Albert Camus

OBJETIVOS :

ü  Sensibilizar e motivar o trabalho  do educador ao longo do segundo semestre.

ü  Refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem.

ü  Rever o plano anual, observando o que já foi trabalhado e quais as metas a serem alcançadas no segundo semestre.

DESENVOLVIMENTO:

·         Dinâmica: Técnica do jornal e bexiga.

·         Leitura compartilhada:

– MARINHEIROS E PROFESSORES - Celso Antunes
"Creio que a mais importante profissão de todos os tempos, ainda que mal remunerada e extremamente sacrificada, foi a de marinheiro nos séculos XV e XVI. Nada deveria igualar a alegria e a emoção de ser o primeiro, da proa, a avistar um mundo novinho em folha que estava sendo descoberto. Ser marinheiro nessa época valia mais, muito mais, do que cortejar a nobreza ou honrar a política. O professor é o novo marinheiro dos tempos que chegam. No momento em que se descobrem as verdades das inteligências múltiplas e se configura o novo papel da educação, centrada em um aluno a ser descoberto em sua extrema singularidade, emerge como o mais importante profissional do século, todos os que têm o extremo privilégio de fazer surgir, deste novo aluno, um novo ser humano. Ser professor, hoje, é ser vítima de uma profissão difícil e mal compreendida, contudo com a extrema nobreza e dignidade daqueles que têm o privilégio único de anunciar os novos tempos."

·         Para reflexão:

REPLANEJAR PARA...Atingir objetivos que atendam aos reais interesses coletivos.Possibilitar a seleção e a reorganização dos conteúdos mais significativos.Garantir a escolha dos melhores procedimentos e recursos.Auxiliar o professor a atuar com mais  segurança e flexibilidade na sua prática.Evitar a improvisação, a repetição e a rotina.

                REAVALIANDO NOSSA ESCOLA:

ü  Quais nossas maiores forças?

ü  Quais nossas principais fraquezas?

ü  Quais são as maiores oportunidades que se apresentam à escola neste ano? Já alcançamos?

ü  Quais são as principais ameaças ou riscos ao desempenho neste ano? Já superamos algo?

ü  Quais são as TRÊS tarefas mais importantes para a escola realizar? Já conseguimos realizar algo?
 

REPLANEJANDO:
-O QUE A ESCOLA QUER PARA O SEGUNDO SEMESTRE?
-O QUE QUEREMOS MANTER, MODIFICAR OU ELIMINAR?
- QUEM SÃO OS NOSSOS ALUNOS?  QUE TIPO DE ESTRATÉGIAS LEVARIAM ESSES ALUNOS A AVANÇAR COGNITIVAMENTE?
ANÁLISE DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS E DOS OBJETIVOS ALCANÇADOS OU NÃO.
ANÁLISE DA METODOLOGIA UTILIZADA, O QUE DEVE-SE CONTINUAR A UTILIZAR E O QUE PODEMOS MODIFICAR?
ADAPTAÇÃO CURRICULAR- O QUE PODEMOS FAZER?
ENTREGA DE LEMBRANÇA.
LANCHE COLETIVO.
AVALIAÇÃO DO REPLANEJAMENTO.
OUTROS.
Desejamos um segundo semestre repleto de realizações, com muitos desafios e conquistas! Muitas alegrias, paz, saúde e tudo de bom que desejarem. Contem conosco sempre!

Renata, Danielle e Dinair
O difícil não é saber o como planejar, replanejar. É conhecer o que se planeja e cumprir o que foi planejado.





















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário