|
|
PAUTA
02- HTPC COMPARTILHANDO BOAS PRÁTICAS- 3º ANO E AEE.
“Para conquistar coisas
importantes, devemos não apenas agir mas também sonhar, não apenas planejar mas
também acreditar.”Anatole France
16 de março de 2015
OBJETIVOS : PLANEJAMENTO EM
REDE
·
Continuar
a elaboração coletiva do Plano de Ensino do 3º ano para o ano letivo de 2015,considerando
que o planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico.
·
Promover
a troca de ideias, experiências e informações, visando a qualidade na educação
do município.
DESENVOLVIMENTO:
·
Dinâmica:
Os problemas.
·
Para
reflexão:
Planejar poderia ser um
momento de reencontro...
de pessoas que se dedicam a educar e instrui, uma ocasião para contarem
uma às outras como gostariam, realmente,de fazer seu trabalho. Será que o
planejamento tem que ser monótono, repetitivo, pesado, ano a ano?
Será que não pode ser um momento
agradável, para partilhar opiniões, sonhos? ... Descobrir-se?...
Ø
Apresentação
dos temas dos projetos interdisciplinares de Ciências
Humanas(História e Geografia)e Ciências Naturais para o 3º ano:
1º Bimestre -
Lugar onde vivemos
2º Bimestre -
Planeta Sustentável
3º Bimestre - Raízes Culturais
4º Bimestre -
Etno-cidadania
·
Dividir
em subgrupos para separação por bimestre dos objetivos e conteúdos em práticas de linguagem oral; práticas de leitura;
análise e reflexão sobre a língua e práticas de produção de texto, de acordo
com o Programa Ler e Escrever e Pacto.
·
Apresentação
das orientações didáticas para elaboração da metodologia e avaliação.
Que possamos trocar muitas experiências ao longo do ano!
ANEXO:
DINÂMICA:
Os
problemas
Objetivo: Refletir os problemas que enfrentamos no nosso dia a dia m especial na elaboração de nosso planejamento escolar. |
·
Material: Bexiga, tira de papel
Procedimento:
Formação em círculo, uma bexiga vazia para cada participante, com um tira de papel dentro (que terá uma palavra para o final da dinâmica)
O facilitador dirá para o grupo que aquelas bexigas são os problemas que enfrentamos no nosso dia a dia(de acordo com a vivência de cada um), desinteresse, intrigas, fofocas, competições, inimizade, etc. E também na hora de elaborar nosso plano de ensino: que conteúdos e metodologia trabalhar, como avaliar, como atender às necessidades de cada aluno.
Cada um deverá encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as diversas partes do corpo, depois com os outros participantes sem deixar a mesma cair.
Aos poucos o facilitador pedirá para alguns dos participantes deixarem sua bexiga no ar e sentarem, os restantes continuam no jogo. Quando o facilitador perceber que quem ficou no centro não está dando conta de segurar todos os problemas peça para que todos voltem ao círculo e então ele pergunta:
1) a quem ficou no centro, o que sentiu quando percebeu que estava ficando sobrecarregado;
2) a quem saiu, o que ele sentiu.
Depois destas colocações, o facilitador dará os ingredientes para todos os problemas, para mostrar que não é tão difícil resolvermos problemas quando estamos juntos.
Ele pedirá aos participantes que estourem as bexigas e peguem o seu papel com o seu ingrediente, um a um deverão ler e fazer um comentário para o grupo, o que aquela palavra significa para ele.
Dicas de palavras ou melhores ingredientes:- amizade, solidariedade, confiança, cooperação, apoio, aprendizado, humildade, tolerância, paciência, diálogo, alegria, prazer, tranquilidade, troca, crítica, motivação, aceitação, etc...
(as palavras devem ser feitas de acordo com o seu objetivo.)
Procedimento:
Formação em círculo, uma bexiga vazia para cada participante, com um tira de papel dentro (que terá uma palavra para o final da dinâmica)
O facilitador dirá para o grupo que aquelas bexigas são os problemas que enfrentamos no nosso dia a dia(de acordo com a vivência de cada um), desinteresse, intrigas, fofocas, competições, inimizade, etc. E também na hora de elaborar nosso plano de ensino: que conteúdos e metodologia trabalhar, como avaliar, como atender às necessidades de cada aluno.
Cada um deverá encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as diversas partes do corpo, depois com os outros participantes sem deixar a mesma cair.
Aos poucos o facilitador pedirá para alguns dos participantes deixarem sua bexiga no ar e sentarem, os restantes continuam no jogo. Quando o facilitador perceber que quem ficou no centro não está dando conta de segurar todos os problemas peça para que todos voltem ao círculo e então ele pergunta:
1) a quem ficou no centro, o que sentiu quando percebeu que estava ficando sobrecarregado;
2) a quem saiu, o que ele sentiu.
Depois destas colocações, o facilitador dará os ingredientes para todos os problemas, para mostrar que não é tão difícil resolvermos problemas quando estamos juntos.
Ele pedirá aos participantes que estourem as bexigas e peguem o seu papel com o seu ingrediente, um a um deverão ler e fazer um comentário para o grupo, o que aquela palavra significa para ele.
Dicas de palavras ou melhores ingredientes:- amizade, solidariedade, confiança, cooperação, apoio, aprendizado, humildade, tolerância, paciência, diálogo, alegria, prazer, tranquilidade, troca, crítica, motivação, aceitação, etc...
(as palavras devem ser feitas de acordo com o seu objetivo.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário