"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Compartilhando Boas Práticas-pauta1- Avaliações externas


Pauta 01- HTPC:Compartilhando Boas Práticas-2º ano e AEE- 8 de setembro de 2014

 Izabel e Renata( está sendo uma parceria muito boa!).

A avaliação deve ser analisada como componente de um sistema de ação e como um momento de reflexão, ou seja, avaliar é preciso, porém não apenas com o objetivo de promover ou reprovar um aluno, mas para mediar à aprendizagem, como um agente de formação do aluno.             PERRENOUD (1999)

 

PAUTA
 

ASSUNTOS:

ü  Avaliações externas.

ü  Jogos e atividades matemáticas.

 

OBJETIVOS:


ü  Refletir sobre as avaliações externas.

ü  Trocar ideias sobre como desenvolver atividades matemáticas.


DESENVOLVIMENTO:


·         História Compartilhada: História com contas.( anexo).


·         Desafio: mandar por email ou trazer no próximo encontro uma história com contas.

·         Dinâmica de grupo: a bexiga pensante
·         Para refletir:

                 Para aqueles que vivem e acompanham o dia a dia da sala de aula, da gestão das escolas e redes de ensino, é um desafio compreender os resultados das avaliações e transpor as informações para o cotidiano, tomando-as como um elemento capaz de colaborar com o avanço do trabalho educativo.

Enquanto a avaliação externa, de maneira geral, verifica se os alunos atingiram as aprendizagens esperadas ao final de um ciclo, a avaliação da aprendizagem realizada internamente pela escola permite diagnosticar a situação de cada turma e estudante, acompanhar e intervir no processo educativo ao longo do ciclo. Ou seja, a avaliação interna da aprendizagem permite tomar as devidas providências para que os alunos progridam antes de terminarem um ciclo de escolarização.

A avaliação ajuda a aprimorar o olhar. A equipe escolar,em seu conjunto, ajuda cada professor a focalizar sua prática. O professor ajuda o aluno a olhar para sua aprendizagem. É um exercício permanente que envolve a equipe escolar, os alunos e os pais. Cabe a nós buscarmos formas de pensar em ações concretas para que este exercício permanente aconteça. Que tal?Fonte: Avaliações Externas-Perspectivas para a Ação Pedagógica e a Gestão do Ensino . CENPEC.SP, 2013.

·         O jogo para Vygotsky( reflexões sobre a importância do uso de jogos em sala de aula). ( anexo).


·         Pensando sobre ( por escrito): como tem sido a realização das atividades propostas no PACTO)?

·         O que caiu no SARESP de Matemática em 2013? E na Provinha Brasil de 2014?

·         Desenvolvendo jogos matemáticos à partir de crachás de números: que atividades podemos desenvolver para trabalhar a noção de número, par e ímpar, maior e menor, dobro e metade?

·         Entrega de sugestões de atividades: Dominó da geometria espacial; jogo do calendário; dominó de números; baralho dos números.

·         Dicas de leitura:

Ø  Materiais manipulativos para o ensino do Sistema de Numeração Decimal., Volumes 1 e 2. Coleção Mathemoteca. Editora Mathema. ( PNBE).

Ø  Materiais manipulativos para o ensino de Figuras Plana. Volumes 1 e 2. Coleção Mathemoteca. Editora Mathema. ( PNBE).

·         Avaliação e sugestões para o próximo encontro.
·         Entrega de lembrança.

 










                                                   
Foi uma noite muito produtiva e feliz!!

 

                                                   

 

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