A professora Danielli desenvolveu uma dinâmica de gruo denominada túnel do tempo, que nos fez refletir sobre nossa prática. Muito bom ,amei a ideia.
Foi bom demais ouvir os relatos de cada educador sobre o que aprendemos no Congresso de Educação Inclusiva em Aparecida.
Qualidades que ganhei da professora Danielle na dinâmica de grupo realizada:
Qual foi minha alegria ao chegar na Escola " Dr. Evangelista Rodrigues" e ver a delicadeza de Valéria em presentear a escola com uma rosa azul no dia do autismo e espalhar lindas e reflexivas mensagens:
Gestão do Atendimento Educacional Especializado e suas implicações no
cotidiano escolar
Mariluci Colaccio
" Quem entende do chão que a gente pisa é só quem põe o
pé nele
História da Educação
Especial :
ü
MEC 2008: Política Nacional de Educação Especial
na perspectiva da Educação Inclusiva( define a educação especial como
modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades). Foi a primeira
que definiu o público a ser atendido na Educação Especial. Antes, o parecer
falava em " dificuldade" e este termo é dúbio.
O AEE atende quem tem deficiência, transtorno ou altas habilidades.
ü
Resolução 2 de 2001: diretrizes nacionais para a
educação especial na educação básica- normatizou todo o serviço.
ü
Parecer 17/2001 que normatizou esta resolução 2.
ü
LDB 9394/96- já previa a Educação Especial.
ü
PCN já previa transdisciplinariedade.
ü
Decreto 6.571/2008( duplo computo da matrícula
).
ü
Decreto 6.949/2009: Brasil promulga a Convenção
sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência ( ONU-2009). Este decreto transformou
a convenção em lei.
ü
PDDE- tem parte da verba para o AEE.
ü
N a escola, no plano de gestão deve constar qual
verba será destinada para a manutenção dos equipamentos de AEE.
ü
Resolução CNE/CEB nº 4/2009: estabelece as
diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na
Educação Básica. Esta resolução rege nossa educação hoje.
ü
Notas técnicas 9 e 10 de ( 2010).
ü
Resolução 4( artigo 5º- o AEE é realizado
prioritariamente na própria escola ou em outra de ensino regular.
( se atendo aluno de outra escola no AEE tenho que prever no Plano de
Gestão).
ü
Decreto 7.611/2011( fala o que é o AEE).
ü
Parecer
17/2001
_Saberes e práticas da inclusão( compilado que o MEC fez).
_Após cursar o 1º ano pode se entrar com o pedido de
classificação/reclassificação.
ü
Lei 12.796 de 4/4/2013( artigo 58 da LDB foi
reformulado).
ü
Nota
técnica 55/2013
PARA PENSAR:
Criança precisa ser bem estimulada!
A tendência é ver no outro aquilo que nos desagrada, foge do padrão e é
isso que fazemos com as crianças.
Registre tudo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário