DINÂMICAS DE GRUPO - ATIVIDADES VOLTA ÀS AULAS
Por que as dinâmicas são ão importantes para facilitar o processo ensinoaprendizagem e desenvolvimento humano?
"Em sala de aula muitas vezes eu professora (Vilmabel) fazia-me às seguintes perguntas:
1) Como posso fazer para que eu consiga assegurar a atenção do meu aluno para o aprendizado sem ter que obrigá-lo?
2) Como dar /apontar limite ao meu aluno?
3) Como melhorar o desempenho do aprendizado dos meus alunos?
4) Como melhorar os valores, atitudes, relacionamento interpessoal e autoestima dos alunos?
5) Como formar seres pensantes e críticos ao mesmo tempo em que transformadores e amáveis?
Em minhas experiências vivenciais em sala de aula obtive o resultado de que as dinâmicas de grupos, exercícios teatrais, brincadeiras, parábolas, fábulas... são técnicas facilitadoras do processo ensinoaprendizagem." (Depoimento da autora Vilmabel Soares)
DINÂMICAS DE GRUPO AQUI NESSA PÁGINA: LIVRO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS VIVENCIAIS
GRAVAR O NOME DO COLEGA
Objetivo: Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Material: Nenhum
Procedimento: Em círculo, sentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela. Sendo que todos devem repetir em somatória.
DINÂMICA DO GARGALHAR
Os jogadores sentam-se em círculos escolhendo-se uma para começar. Ao sinal de início, o jogador escolhido exclama: “Há!” ao que o seguinte completa: “Há!, Há!”, cabendo ao terceiro falar: “Há!, Há!, Há!” e assim por diante. Antes mesmo de se completar a volta inteira do círculo, o grupo estará com muita vontade de rir, mas não poderá fazê-lo, pois quem ri sai da brincadeira. É uma prova de resistência. Vence quem ficar por último.
Dinâmicas diversas para trabalhar com o Projeto Virtudes no guia completo que trabalha com virtudes e princípios morais e éticos... no livro: “Práticas Pedagógicas Vivenciais – dinâmicas para trabalhar, valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento, Inteligências Múltiplas/Potencialidades e autoconhecimento”. Vilmabel Soares. Editora Vozes/RJ. 2º Edição. 2010.
"Práticas Pedagógicas Vivenciais - Dinâmicas para trabalhar: valores, atitudes, afetividade, autoestima, relacionamento, autoconhecimento e inteligências múltiplas", editado e publicado pela Editora Vozes, Rio de Janeiro/Petrópolis. 2º Edição. 2010.
Fonte: http://teatroevida.blogspot.com.br/2012/02/acervo-dinamicas-de-grupo-volta-as.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário