No dia 26 de novembro de 2012, as professoras Valéria e Gilce repassaram aos professores da escola Evangelista Rodrigues os assuntos referentes ao Seminário de educação inclusiva que participaram em Guarulhos. Foi um momento de muita reflexão, troca de experiências e de certeza de que temos muito a caminhar,mas, que estamos no caminho certo de uma educação realmente especial e inclusiva. A psicóloga Iva também fez muitos comentários importantes. Eu acompanhei a preparação do trabalho feito pela professora Valéria que foi feito com muito entusiasmo, capricho e conhecimento teórico e prático.
O vídeo abaixo foi passado no dia e é muito interessante e reflexivo: O PROBLEMA NÃO É MEU:
http://www.youtube.com/watch?v=xBDKniUJ1aI
Classe Especial
Classe especial é uma modalidade de ensino , que visa promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas portadoras de necessidades especiais , a fim de promovê-las ao ensino regular (classe comum). Abrange os diferentes níveis e graus do sistema de ensino e fundamenta-se em referenciais teóricos e práticos compatíveis com as necessidades específicas de seu alunado.
Sala de Recursos Multifuncionais
Modalidade de ensino que objetiva um amparo contínuo através de caminhos e meios facilitadores para a aprendizagem , com conotação mais ampla e integral dos educandos inclusos e/ou atua de forma diversificada com recursos individualizados e a mediação de um profissional especializado.
Funciona diariamente em horário inverso a aula , com atendimento grupal ou individualizados no período de 2 horas.
O município conta com três polos :
• EMEIEF “Carmélia Fleming Bittencourt” ;
• EMEF “Dr. Evangelista Rodrigues” ;
• EMEIEF “Maria Zélia Freitas Lorena”.
Encaminhamento para as Classes Especiais / Recursos Multifuncionais
A entrada dos alunos acontecerá via encaminhamento da avaliação realizada pelo Setor de Psicologia que atua em cada Unidade Escolar , ao Setor de Psicologia Escolar da EMEF Dr. Evangelista Rodrigues.
No encaminhamento da Unidade Escolar deverá constar :
• ofício de solicitação da escola ;
• avaliação pedagógica , realizada pela coordenadora da escola de origem ;
• avaliação cognitiva realizada pela psicóloga da Unidade.
Após o término destes trabalhos , será fornecida a devolutiva a escola e familiares.
As matrículas nestas salas acontecerão até o 3º bimestre sendo que os demais encaminhamentos serão organizados para o próximo ano.
Reforço
Diferente do Recurso. Este procedimento está focado nas dificuldades apresentadas em disciplinas / conteúdos específicos : Português , Matemática , etc. O reforço acontecerá em cada Unidade Escolar.
Recuperação Paralela
Diferente do Reforço , este procedimento visa a superação de dificuldades específicas encontradas pelo aluno.
Deverá ser elaborada com o Conselho de Classe a cada bimestre , e acontecerá na própria sala sob coordenação dos professores. (Resolução SE / 15 , de 22/02/2005).
Classes Especiais
O município conta com três classes especiais sediadas na EMEF “Dr. Evangelista Rodrigues” que estão estruturadas da seguinte forma:
• Classe Especial A
Objetivos :
- promover a experimentação da autonomia e enfrentamento de
desafios cotidianos ;
- estimular a produção de textos e a estruturação de ideias ;
- trabalhar a leitura diversificada ;
- incentivo aos desafios matemáticos utilizando situações problemas.
última etapa para o processo de inclusão dos alunos em salas
regulares ;
constituída por no máximo 15 alunos , previamente avaliados ;
conduzida por um professor especialista .
• Classe Especial B
Objetivos :
- estimular a experimentação de regras e normas ;
- desenvolver habilidades de leitura e escrita de pequenos textos como
parlendas , cantigas , entre outros ;
- iniciação da escrita com função social (frases / bilhetes) ;
- trabalhar a ampliação de conceitos matemáticos e cálculos simples
(quadro , valor e lugar).
etapa intermediária do processo de inclusão ;
constituída por no máximo 15 alunos , previamente avaliados ;
conduzida por um professor especialista .
• Classe Especial C
Objetivos :
- estimular a noção temporal e espacial ;
- promover o reconhecimento e internalização do alfabeto ;
- desenvolver e incentivar a leitura (sem saber ler) e a construção da
escrita de palavras / nomes ;
- estimular o reconhecimento e internalização da sequência numérica e
cálculos (adição / subtração) com uso de recursos concretos .
etapa inicial da Educação Especial , trabalha com alunos no início
da alfabetização ;
constituída por no máximo 15 alunos , previamente avaliados ;
conduzida por um professor especialista .
Importante :
Vale ressaltar que os conteúdos desenvolvidos nestas salas são estruturados à partir dos modelos curriculares das salas regulares , com as devidas adaptações e que os objetivos descritos acima são resultados de uma síntese do foco de ação de cada sala.
Sala de Recursos Multifuncionais - AEE (Atendimento Educacional Especializado) – é uma nova nomenclatura que se refere a esta modalidade de ensino disponibilizando recursos , serviços e ampliação da oferta deste atendimento.
Equipe de Apoio a Educação Especial – EAEE
FRASES MARCANTES:
“O ALUNO NÃO É DO PROFESSOR , É DA ESCOLA. A ESCOLA TEM QUE SE MOBILIZAR.”
“O PROFESSOR NÃO PRECISA SABER O QUE O ALUNO TEM , MAS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO , ELE PODE AVALIÁ-LO. A DEFICIÊNCIA NÃO PODE SER UM LIMITADOR , TODOS TEM A POSSILIDADE DE CAMINHAR. DEVEMOS INVESTIR NO ALUNO.”
“MUITOS PROFESSORES ACHAM QUE SÓ QUANDO TIVEREM UM ALUNO ESPECIAL AÍ É QUE VÃO PRECISAR SABER ALGO.”
“ LUTAR PELA IGUALDADE SEMPRE QUE AS DIFERENÇAS NOS DISCRIMINEM ; LUTAR PELAS DIFERENÇAS SEMPRE QUE A IGUALDADE NOS DESCARACTERIZE.”
BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS
NÃO SEI . . .
SE A VIDA É CURTA OU LONGA.
MAS SEI QUE NADA DO QUE VIVEMOS TEM SENTIDO , SE NÃO TOCAMOS O CORAÇÃO DAS PESSOAS. CORA CORALINA
FOI PASSADO AOS PROFESSORES UM SLIDE E UMA APOSTILA MUITO INTERESSANTES E ESCLARECEDORAS. FALOU-SE TAMBÉM SOBRE O CENSO INCLUSIVO DE CACHOEIRA PAULISTA, QUE PERMITE CONHECER A REALIDADE DO MUNICÍPIO E PENSR EM AÇÕES FAVORÁVEIS!
ESTAMOS EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA A CADA DIA MELHOR!
PARABÉNS PROFESSORAS VALÉRIA E GILCE POR ESTA OFICINA!
E EU TENHO ORGULHO DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS COM QUEM TRABALHO,POIS, FAZEM COM AMOR, DEDICAÇÃO, COMPANHEIRISMO E CRIATIVIDADE!
TENHO ORGULHO DE NOSSA EQUIPE DE APOIO À EDUCAÇAO ESPECIAL, QUE INCLUI OS PROFESSORES, EU, A DIRETORA JAMILLA, A VICE-DIRETORA LEONINA E A PSICÓLOGA IVA QUE FAZEM TUDO COM MUITO CARINHO, COMPETÊNCIA, NA BUSCA DE ACERTAR A CADA DIA MAIS!
NOSSA ESCOLA ESTÁ EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EU TAMBÉM ADMIRO TODOS OS PROFESSORES QUE ESTÃO PROCURANDO CONHECER E VIVENCIAR SOBRE ESTE ASSUNTO, QUE EU POSSO DIZER QUE É DIFÍCIL, MAS, É APAIXONANTE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário