"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

HTPC especial: Oficina Educação Inclusiva

No dia 26 de novembro de 2012, as professoras Valéria e Gilce repassaram aos professores da escola Evangelista Rodrigues os assuntos referentes ao Seminário de educação inclusiva que participaram em Guarulhos. Foi um momento de muita reflexão, troca de experiências e de certeza de que temos muito a caminhar,mas, que estamos no caminho certo de uma educação realmente especial e inclusiva. A psicóloga Iva também fez muitos comentários importantes. Eu acompanhei a preparação do trabalho feito pela professora Valéria que foi feito com muito entusiasmo, capricho e conhecimento teórico e prático.

O vídeo abaixo foi passado no dia e é muito interessante e reflexivo: O PROBLEMA NÃO É MEU:

http://www.youtube.com/watch?v=xBDKniUJ1aI



É MUITO IMPORTANTE SABER:

Classe Especial

Classe especial é uma modalidade de ensino , que visa promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas portadoras de necessidades especiais , a fim de promovê-las ao ensino regular (classe comum). Abrange os diferentes níveis e graus do sistema de ensino e fundamenta-se em referenciais teóricos e práticos compatíveis com as necessidades específicas de seu alunado.

Sala de Recursos Multifuncionais
Modalidade de ensino que objetiva um amparo contínuo através de caminhos e meios facilitadores para a aprendizagem , com conotação mais ampla e integral dos educandos inclusos e/ou atua de forma diversificada com recursos individualizados e a mediação de um profissional especializado.

Funciona diariamente em horário inverso a aula , com atendimento grupal ou individualizados no período de 2 horas.

O município conta com três polos :

• EMEIEF “Carmélia Fleming Bittencourt” ;

• EMEF “Dr. Evangelista Rodrigues” ;

• EMEIEF “Maria Zélia Freitas Lorena”.


Encaminhamento para as Classes Especiais / Recursos Multifuncionais

A entrada dos alunos acontecerá via encaminhamento da avaliação realizada pelo Setor de Psicologia que atua em cada Unidade Escolar , ao Setor de Psicologia Escolar da EMEF Dr. Evangelista Rodrigues.

No encaminhamento da Unidade Escolar deverá constar :

• ofício de solicitação da escola ;

• avaliação pedagógica , realizada pela coordenadora da escola de origem ;

• avaliação cognitiva realizada pela psicóloga da Unidade.

Após o término destes trabalhos , será fornecida a devolutiva a escola e familiares.

As matrículas nestas salas acontecerão até o 3º bimestre sendo que os demais encaminhamentos serão organizados para o próximo ano.

Reforço
Diferente do Recurso. Este procedimento está focado nas dificuldades apresentadas em disciplinas / conteúdos específicos : Português , Matemática , etc. O reforço acontecerá em cada Unidade Escolar.
Recuperação Paralela
Diferente do Reforço , este procedimento visa a superação de dificuldades específicas encontradas pelo aluno.

Deverá ser elaborada com o Conselho de Classe a cada bimestre , e acontecerá na própria sala sob coordenação dos professores. (Resolução SE / 15 , de 22/02/2005).

Classes Especiais
O município conta com três classes especiais sediadas na EMEF “Dr. Evangelista Rodrigues” que estão estruturadas da seguinte forma:

• Classe Especial A

Objetivos :

- promover a experimentação da autonomia e enfrentamento de

desafios cotidianos ;

- estimular a produção de textos e a estruturação de ideias ;

- trabalhar a leitura diversificada ;

- incentivo aos desafios matemáticos utilizando situações problemas.

última etapa para o processo de inclusão dos alunos em salas

regulares ;

constituída por no máximo 15 alunos , previamente avaliados ;

conduzida por um professor especialista .


Classe Especial B

Objetivos :

- estimular a experimentação de regras e normas ;

- desenvolver habilidades de leitura e escrita de pequenos textos como

parlendas , cantigas , entre outros ;

- iniciação da escrita com função social (frases / bilhetes) ;

- trabalhar a ampliação de conceitos matemáticos e cálculos simples

(quadro , valor e lugar).

etapa intermediária do processo de inclusão ;

constituída por no máximo 15 alunos , previamente avaliados ;

conduzida por um professor especialista .


Classe Especial C

Objetivos :

- estimular a noção temporal e espacial ;

- promover o reconhecimento e internalização do alfabeto ;

- desenvolver e incentivar a leitura (sem saber ler) e a construção da

escrita de palavras / nomes ;

- estimular o reconhecimento e internalização da sequência numérica e

cálculos (adição / subtração) com uso de recursos concretos .

etapa inicial da Educação Especial , trabalha com alunos no início

da alfabetização ;

constituída por no máximo 15 alunos , previamente avaliados ;

conduzida por um professor especialista .

Importante :

Vale ressaltar que os conteúdos desenvolvidos nestas salas são estruturados à partir dos modelos curriculares das salas regulares , com as devidas adaptações e que os objetivos descritos acima são resultados de uma síntese do foco de ação de cada sala.


Sala de Recursos Multifuncionais - AEE (Atendimento Educacional Especializado) – é uma nova nomenclatura que se refere a esta modalidade de ensino disponibilizando recursos , serviços e ampliação da oferta deste atendimento.


Equipe de Apoio a Educação Especial – EAEE

FRASES MARCANTES:

“O ALUNO NÃO É DO PROFESSOR , É DA ESCOLA. A ESCOLA TEM QUE SE MOBILIZAR.”


“O PROFESSOR NÃO PRECISA SABER O QUE O ALUNO TEM , MAS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO , ELE PODE AVALIÁ-LO. A DEFICIÊNCIA NÃO PODE SER UM LIMITADOR , TODOS TEM A POSSILIDADE DE CAMINHAR. DEVEMOS INVESTIR NO ALUNO.”

“MUITOS PROFESSORES ACHAM QUE SÓ QUANDO TIVEREM UM ALUNO ESPECIAL AÍ É QUE VÃO PRECISAR SABER ALGO.”

“ LUTAR PELA IGUALDADE SEMPRE QUE AS DIFERENÇAS NOS DISCRIMINEM ; LUTAR PELAS DIFERENÇAS SEMPRE QUE A IGUALDADE NOS DESCARACTERIZE.”
BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS

NÃO SEI . . .

SE A VIDA É CURTA OU LONGA.

MAS SEI QUE NADA DO QUE VIVEMOS TEM SENTIDO , SE NÃO TOCAMOS O CORAÇÃO DAS PESSOAS.  CORA CORALINA

FOI PASSADO AOS PROFESSORES UM SLIDE E UMA APOSTILA MUITO INTERESSANTES E ESCLARECEDORAS. FALOU-SE TAMBÉM SOBRE O CENSO INCLUSIVO DE CACHOEIRA PAULISTA, QUE PERMITE CONHECER A REALIDADE DO MUNICÍPIO E PENSR EM AÇÕES FAVORÁVEIS!
ESTAMOS EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA A CADA DIA MELHOR!
 
PARABÉNS PROFESSORAS VALÉRIA E GILCE POR ESTA OFICINA!
 
E EU TENHO ORGULHO DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL  E DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS COM QUEM TRABALHO,POIS, FAZEM COM AMOR, DEDICAÇÃO, COMPANHEIRISMO E CRIATIVIDADE!
 
TENHO ORGULHO DE NOSSA EQUIPE DE APOIO À EDUCAÇAO ESPECIAL, QUE INCLUI OS PROFESSORES, EU, A DIRETORA JAMILLA, A VICE-DIRETORA LEONINA E A PSICÓLOGA IVA QUE FAZEM TUDO COM MUITO CARINHO, COMPETÊNCIA, NA BUSCA DE ACERTAR A CADA DIA MAIS!
 
NOSSA ESCOLA ESTÁ EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EU TAMBÉM ADMIRO TODOS OS PROFESSORES QUE ESTÃO PROCURANDO CONHECER E VIVENCIAR SOBRE ESTE ASSUNTO, QUE EU POSSO DIZER QUE É DIFÍCIL, MAS, É APAIXONANTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário