“Os segredos da Língua” – a letra R em posições e sons diferentes
CONTEÚDO: A letra R, em nomes de animais, no início da palavra, antes e depois de vogal.
OBJETIVO GERAL: Apresentar algumas das possibilidades de produção de sons diferentes da letra R de acordo com a posição que ela esteja ocupando na palavra.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Através do lúdico (gravuras) conduzir o aluno ao conhecimento da letra R.
ESTRATÉGIA: Apresentar gravuras de animais (desenhos), com o nome escrito, que contenham a letra R:
•No início da palavra.
•Depois de vogal
•Antes de vogal
DESENVOLVIMENTO: depois de apresentar cada gravura e mostrar a posição e o som da letra R, perguntar às crianças se “conhecem” outros animais que tenham a letra R no nome.
OBSERVAÇÃO: reservar algumas figuras (aquelas que provavelmente as crianças dirão o nome) para exibir quando elas disserem.
A LETRA R E OS ANIMAIS: ETAPA AVANÇADA
Numa outra etapa pode-se apresentar animais, desta vez com a letra R após consoante
Também pode-se apresentar o duplo R como em BURRO, por exemplo.
MOTIVAÇÃO PARA ESCOLHA DE ANIMAIS PARA EXPLORAR O TEMA
Com animais pode-se explorar vários conteúdos de diversas disciplinas como português, biologia, artes, etc.:
•Animais terrestres, marinhos e que voam
•Selvagens, domésticos, insetos, etc.
•Masculino e feminino
•Coletivos
•E muitos outros, até inglês.Basta que a professora use sua criatividade.
APELO DO LÚDICO
•Animais possuem um forte apelo lúdico:
•Através de desenhos animados e filmes
•Através das fábulas
•Visitas a zoológico
AULAS DE ARTES
Animais em figuras também podem ser usados em aulas de artes para colorir, recortar, usar como molde, etc.
SUGESTÃO ADICIONAL
Pode-se usar as figuras em duplicidade e montar um jogo da memória.
ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Contornar as figuras com barbante colado e/ou usar texturas diferentes como areia colada, papéis de diferentes texturas (seda, cartolina, papelão, etc.). Basta que a professora use sua criatividade.
OBSERVAÇÃO:
O projeto usando animais pode ser utilizado com todas as letras do alfabeto. Optei por apresentar a letra R pelas dificuldades que ela apresenta: antes ou depois de vogal muda o som, depois de consoante, no início ou fim da palavra, simples ou dobrado (RR).
Pode-se colecionar trabalhos individuais com as crianças e ao final do ano transformar em um livro no qual pode-se colocar uma capa em papel camurça, perfurar as folhas e colocar dois ou três grampos “bailarinas”. Colar uma etiqueta com o nome de cada um e fazer uma exposição para os pais, tornando os alunos “autores”. É um estímulo e tanto à leitura e produção de textos.
Selma Inês Campbell - Graduada em Economia pela UFRJ, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, Habilitada ao Magistério Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Tutora Online - Curso de Redação de Textos Acadêmicos pela CECIERJ ,Curso de Qualificação de Professores na Área de Deficiência Visual pelo Instituto Benjamin Constant, Licenciada em Letras Português/Literaturas pela UFF. Escritora e palestrante.
Contato: selmacampbell@hotmail.com
Fonte: http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/segredos_da_lingua.html
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