"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

“Os segredos da Língua” – a letra R em posições e sons diferentes

“Os segredos da Língua” – a letra R em posições e sons diferentes


CONTEÚDO: A letra R, em nomes de animais, no início da palavra, antes e depois de vogal.

OBJETIVO GERAL: Apresentar algumas das possibilidades de produção de sons diferentes da letra R de acordo com a posição que ela esteja ocupando na palavra.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Através do lúdico (gravuras) conduzir o aluno ao conhecimento da letra R.

ESTRATÉGIA: Apresentar gravuras de animais (desenhos), com o nome escrito, que contenham a letra R:

•No início da palavra.

•Depois de vogal

•Antes de vogal

DESENVOLVIMENTO: depois de apresentar cada gravura e mostrar a posição e o som da letra R, perguntar às crianças se “conhecem” outros animais que tenham a letra R no nome.

OBSERVAÇÃO: reservar algumas figuras (aquelas que provavelmente as crianças dirão o nome) para exibir quando elas disserem.

A LETRA R E OS ANIMAIS: ETAPA AVANÇADA
Numa outra etapa pode-se apresentar animais, desta vez com a letra R após consoante
Também pode-se apresentar o duplo R como em BURRO, por exemplo.

MOTIVAÇÃO PARA ESCOLHA DE ANIMAIS PARA EXPLORAR O TEMA
Com animais pode-se explorar vários conteúdos de diversas disciplinas como português, biologia, artes, etc.:
•Animais terrestres, marinhos e que voam

•Selvagens, domésticos, insetos, etc.

•Masculino e feminino

•Coletivos

•E muitos outros, até inglês.Basta que a professora use sua criatividade.

APELO DO LÚDICO

•Animais possuem um forte apelo lúdico:

•Através de desenhos animados e filmes

•Através das fábulas

•Visitas a zoológico

AULAS DE ARTES

Animais em figuras também podem ser usados em aulas de artes para colorir, recortar, usar como molde, etc.

SUGESTÃO ADICIONAL
Pode-se usar as figuras em duplicidade e montar um jogo da memória.

ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Contornar as figuras com barbante colado e/ou usar texturas diferentes como areia colada, papéis de diferentes texturas (seda, cartolina, papelão, etc.). Basta que a professora use sua criatividade.

OBSERVAÇÃO:
O projeto usando animais pode ser utilizado com todas as letras do alfabeto. Optei por apresentar a letra R pelas dificuldades que ela apresenta: antes ou depois de vogal muda o som, depois de consoante, no início ou fim da palavra, simples ou dobrado (RR).
Pode-se colecionar trabalhos individuais com as crianças e ao final do ano transformar em um livro no qual pode-se colocar uma capa em papel camurça, perfurar as folhas e colocar dois ou três grampos “bailarinas”. Colar uma etiqueta com o nome de cada um e fazer uma exposição para os pais, tornando os alunos “autores”. É um estímulo e tanto à leitura e produção de textos.


Selma Inês Campbell - Graduada em Economia pela UFRJ, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, Habilitada ao Magistério Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Tutora Online - Curso de Redação de Textos Acadêmicos pela CECIERJ ,Curso de Qualificação de Professores na Área de Deficiência Visual pelo Instituto Benjamin Constant, Licenciada em Letras Português/Literaturas pela UFF. Escritora e palestrante.
Contato: selmacampbell@hotmail.com

Fonte: http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/segredos_da_lingua.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário