"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Curso Deficiência visual- Aspectos Psicoevolutivos e Educativos

Deficiência Visual – Aspectos Psicoevolutivos e Educativos


Profª Eulália Peixoto

Nova Dutra – Barueri
O QUE NOS MARCOU NO ENCONTRO EM BARUERI:

PARA SE TRABALHAR COM A CRIANÇA ESPECIAL E COM QUALQUER OUTRA PESSOA:

Primeiro a gente acolhe,

Depois conhece,

Assim consegue orientar!

• Como vou dizer de você se não conheço?

Hoje em dia se tem:

80% com baixa visão

20% são cegos

1,5 das pessoas com deficiência apresentam deficiência visual.

* o corpo fala!

- Para saber de mim, conheça- me!

Para trabalhar, comigo, conheça-me muito!

- A visão é 80% da vida de relação!

- Quem é limitado? É quem se deixa limitar!

* Cláudio Werneck – Livro: Quem cabe no seu todos?

-É preciso que o aluno tenha oportunidade de familiarizar com o ambiente, tem que ter referência!

-Precisa ter dados, para ter eficiência de trabalho!

Sinais de possíveis dificuldades visuais, no comportamento:

• Corpo rígido ao ler ou olhar para um objeto distante;

• Inclinar a cabeça para frente ou para atrás ao olhar para objetos distantes;

• Omissão das tarefas de perto;

• Períodos curtos de atenção;

• Giro da cabeça para utilizar um olho só;

• Inclinação lateral da cabeça;

• Colocação da cabeça muito próximo do livro;

• Perda da linha;

• Uso do dedo ou lápis como guia - dislexo também usa.

• Olho se coça com o cotovelo, ou seja, não coça!

• Leitura em voz alta ou movendo os lábios (às vezes é hábito);

• Mexer a cabeça no lugar dos olhos;

• Dificuldades gerais de leitura: tendências a inverter letras ou palavras, ou confundir;

• Esbarrar em objetos, dificuldade motoras evidenciadas;

(Tem deficiente visual, que é considerado autista, desenvolve maneirismo, bate a mão/ tem que ocupar a mão dele e dar atividade)

- É preciso acolher, conhecer e daí orientar.

Gardner é vesgo e era considerado estabanado.

Queixas associadas ao uso dos olhos: dores de cabeça, náuseas, vertigens, visão turva a qualquer momento; confusão de palavras ou linhas; dores oculares.

- Escola Acessível (governo federal recebendo verba)

- Mesa preta ou pano de feltro preto para aluno com glaucoma, pois, a luz o incomoda.

O acesso ao currículo:

Adaptações curriculares:

Ledor – lê para o DV em 1 prova ou prova em braile.

- contexto

- elementos materiais

- elementos básicos de ensino/aprendizagem

- elementos pessoais (provisão de serviços)

Contexto: pensar na pessoa; como ensinar muralha da China para DV? Se teve visão anteriormente, tem memória visual, se não tem será vivência! E tem certas coisas que não tem sentido para ele!

*Quando se fala de necessidades educativas, devemos ter consciência de que o limite entre o “comum” e o “extraordinário” é indeterminado. (não é mensurável, não dá para medir).

*TV Rio Sul (tem casal DV dando depoimento).

- Estimulação Multissensorial:

Exemplo de atividade:(rolinhos– rolo de papel higiênico com velcro para o aluno grudar um no outro - sozinho para estimular, DV não junta as mãos-DV congênito

*Bichinhos de pelúcia com som para estimulação;

* Bicho em miniatura para o DV conhecer.

* É necessário, que exista uma estimulação sistemática e correta, que abranja todas as capacidades para atingir um desenvolvimento normal. Deve-se potencializar ao máximo os sentidos da audição, tato, paladar e olfato.

*DV sonha colorido, normal.

Leitura e Escrita:

a) A tinta;

b) Em braile.

Orientação e Mobilidade:

Bengala

Bene- DV que estava no curso também, mostrou como se usa a bengala. E disse que senti algo diferente ao caminhar, a bengala detecta o obstáculo e quem enxerga torce o pé num obstáculo e o cego não.

Atividade da Vida Diária e Social – importante ensinar

Mais recursos:

Reglete

Tablet

Punção

Máquina de escrever em braille

Calculadora

Sorobã

Maquina perkins.

Braille fácil- programa no PC.

*quadro como ima de bolinha para ensinar braile

Avaliações escolares:

Prova Oral

Prova Escrita – Deve ser o que facilita o aluno, mas, mas não o exclua. Você quer , na verdade é facilitar a vida do aluno ou facilitar a sua vida?

Existe também livro falado.

Revista Cláudia , tem CD para o DV.

Óculos 3D , para quem tem problemas na retina não dão perfeição em 3D.

Sugestões de filmes:

A cor do pássaro.

Janela da alma.

Vermelho como o céu.

“ Conhecimento que se divide, se multiplica.”

Quanta coisa a gente não sabe do outro!

Foi uma experiência muito rica para mim e poder participar do curso junto com a Gisely, foi gratificante! A formadora ficou empolgadíssima com a possibilidade de ter um DV para confirmar tudo ou não o que ela estava nos passando.

Agradeço a oportunidade.

Renata de Castro Camargo

Maio/junho de 2012.

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