Deficiência Visual – Aspectos Psicoevolutivos e Educativos
Profª Eulália Peixoto
Nova Dutra – Barueri
O QUE NOS MARCOU NO ENCONTRO EM BARUERI:
PARA SE TRABALHAR COM A CRIANÇA ESPECIAL E COM QUALQUER OUTRA PESSOA:
Primeiro a gente acolhe,
Depois conhece,
Assim consegue orientar!
• Como vou dizer de você se não conheço?
Hoje em dia se tem:
80% com baixa visão
20% são cegos
1,5 das pessoas com deficiência apresentam deficiência visual.
* o corpo fala!
- Para saber de mim, conheça- me!
Para trabalhar, comigo, conheça-me muito!
- A visão é 80% da vida de relação!
- Quem é limitado? É quem se deixa limitar!
* Cláudio Werneck – Livro: Quem cabe no seu todos?
-É preciso que o aluno tenha oportunidade de familiarizar com o ambiente, tem que ter referência!
-Precisa ter dados, para ter eficiência de trabalho!
Sinais de possíveis dificuldades visuais, no comportamento:
• Corpo rígido ao ler ou olhar para um objeto distante;
• Inclinar a cabeça para frente ou para atrás ao olhar para objetos distantes;
• Omissão das tarefas de perto;
• Períodos curtos de atenção;
• Giro da cabeça para utilizar um olho só;
• Inclinação lateral da cabeça;
• Colocação da cabeça muito próximo do livro;
• Perda da linha;
• Uso do dedo ou lápis como guia - dislexo também usa.
• Olho se coça com o cotovelo, ou seja, não coça!
• Leitura em voz alta ou movendo os lábios (às vezes é hábito);
• Mexer a cabeça no lugar dos olhos;
• Dificuldades gerais de leitura: tendências a inverter letras ou palavras, ou confundir;
• Esbarrar em objetos, dificuldade motoras evidenciadas;
(Tem deficiente visual, que é considerado autista, desenvolve maneirismo, bate a mão/ tem que ocupar a mão dele e dar atividade)
- É preciso acolher, conhecer e daí orientar.
Gardner é vesgo e era considerado estabanado.
Queixas associadas ao uso dos olhos: dores de cabeça, náuseas, vertigens, visão turva a qualquer momento; confusão de palavras ou linhas; dores oculares.
- Escola Acessível (governo federal recebendo verba)
- Mesa preta ou pano de feltro preto para aluno com glaucoma, pois, a luz o incomoda.
O acesso ao currículo:
Adaptações curriculares:
Ledor – lê para o DV em 1 prova ou prova em braile.
- contexto
- elementos materiais
- elementos básicos de ensino/aprendizagem
- elementos pessoais (provisão de serviços)
Contexto: pensar na pessoa; como ensinar muralha da China para DV? Se teve visão anteriormente, tem memória visual, se não tem será vivência! E tem certas coisas que não tem sentido para ele!
*Quando se fala de necessidades educativas, devemos ter consciência de que o limite entre o “comum” e o “extraordinário” é indeterminado. (não é mensurável, não dá para medir).
*TV Rio Sul (tem casal DV dando depoimento).
- Estimulação Multissensorial:
Exemplo de atividade:(rolinhos– rolo de papel higiênico com velcro para o aluno grudar um no outro - sozinho para estimular, DV não junta as mãos-DV congênito
*Bichinhos de pelúcia com som para estimulação;
* Bicho em miniatura para o DV conhecer.
* É necessário, que exista uma estimulação sistemática e correta, que abranja todas as capacidades para atingir um desenvolvimento normal. Deve-se potencializar ao máximo os sentidos da audição, tato, paladar e olfato.
*DV sonha colorido, normal.
Leitura e Escrita:
a) A tinta;
b) Em braile.
Orientação e Mobilidade:
Bengala
Bene- DV que estava no curso também, mostrou como se usa a bengala. E disse que senti algo diferente ao caminhar, a bengala detecta o obstáculo e quem enxerga torce o pé num obstáculo e o cego não.
Atividade da Vida Diária e Social – importante ensinar
Mais recursos:
Reglete
Tablet
Punção
Máquina de escrever em braille
Calculadora
Sorobã
Maquina perkins.
Braille fácil- programa no PC.
*quadro como ima de bolinha para ensinar braile
Avaliações escolares:
Prova Oral
Prova Escrita – Deve ser o que facilita o aluno, mas, mas não o exclua. Você quer , na verdade é facilitar a vida do aluno ou facilitar a sua vida?
Existe também livro falado.
Revista Cláudia , tem CD para o DV.
Óculos 3D , para quem tem problemas na retina não dão perfeição em 3D.
Sugestões de filmes:
A cor do pássaro.
Janela da alma.
Vermelho como o céu.
“ Conhecimento que se divide, se multiplica.”
Quanta coisa a gente não sabe do outro!
Foi uma experiência muito rica para mim e poder participar do curso junto com a Gisely, foi gratificante! A formadora ficou empolgadíssima com a possibilidade de ter um DV para confirmar tudo ou não o que ela estava nos passando.
Agradeço a oportunidade.
Renata de Castro Camargo
Maio/junho de 2012.
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