Projeto de Leitura
“Era uma vez um livrinho”
Desenvolvimento: Vanila A. Da Silva Paiva.
Data: 21/06/2010
“Era uma vez um livrinho”
Era uma vez um livrinho...
tão pequenininho...
Quando eu li...
me surpreendi...
Ele me mostrou um mundo...
de conhecimentos, curiosidades e fantasias...
De tanto que gostei...
nunca mais o fechei...
E assim eu fiquei...
a ler, ler, ler...
a aprender, aprender, aprender...
Vanila Paiva
21/06/2010
Objetivos:O projeto tem como objetivo despertar o gosto pela leitura e com isso desenvolver as potencialidades de uma pessoa, desenvolver uma atividade crítica, para facilitar a compreensão do mundo que o rodeia, e também aumentar a capacidade de interpretação textual, enriquecimento e ampliação do vocabulário ativo.Buscar métodos adaptativos capazes de criar um ambiente interativo e estimulante para os alunos.Aproximar pais e filhos incentivando a interação e o convívio harmonioso entre eles e com isso resgatar hábito de contar histórias como antigamente.
Justificativa:A educação precisa ser humanizada, o professor tem que pensar nos objetivos que pretende alcançar para prosseguir. Não podemos pensar na escola como um ser único, pois é preciso educar para a vida.Formar pensadores e pessoas capazes de explorar a energia de forma produtiva. Assim poderíamos restaurar a dignidade humana, explorar a criatividade e levar aos alunos uma nova maneira de agir perante a situações vividas na escola.Educar é desenvolver potencialidades, é formar cidadãos com consciência crítica e capazes de saber desenvolver seu papel na sociedade.
Desenvolvimento:
Ø Separar livros diversos e dividí-los por faixa etária;
Ø Cada sala tem uma caixa, o professor responsável pela sala que irá administrar isso;
Ø A cada livro lido o aluno escreve com suas palavras a história resumidamente em uma folha com o nome do projeto e o nome do livro para apresentar ao professor no ato da devolução do livro;
Ø Quando o aluno devolve o livro escreve também o nome em um papelzinho e coloca em uma caixinha, cada sala tem sua caixinha;
Ø Para crianças não alfabetizadas, procede-se da seguinte maneira a criança escolhe o livro que será previamente separado pela faixa etária e leva-o para casa. Neste caso os pais ou familiares tem que ter participação ativa e envolvimento pois eles irão ler o livro aos filhos e depois pedirá para a criança contar ao seu modo a história que ouviu e após feito isso os pais ou familiares irão escrever na folha do projeto o que a criança falou e a mesma deverá ser entregue junto com o livro ao responsável pela sala;
Ø A cada final de mês faz-se um sorteio e quanto mais livros forem lidos mais chances a criança terá de ganhar os prêmios;
Ø O prêmio deverá ser um jogo educativo, um livro, kits educativos. O mesmo deverá ser conseguido através de uma doação feita por um comércio ou adquirido por meios próprios;Ø Em troca dos brindes doados a escola faz um bilhete colocando o nome do comércio no caderno de comunicação da escola com a família.
Projeto de leitura
“Era uma vez um livrinho”
Nome da criança:_______________________________Sala:_____
Nome do livro:__________________________________________
Autor(a)______________________________________________
domingo, 4 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário