"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

domingo, 4 de julho de 2010

Projeto de leitura

Projeto de Leitura

“Era uma vez um livrinho”

Desenvolvimento: Vanila A. Da Silva Paiva.
Data: 21/06/2010

“Era uma vez um livrinho”

Era uma vez um livrinho...
tão pequenininho...
Quando eu li...
me surpreendi...
Ele me mostrou um mundo...
de conhecimentos, curiosidades e fantasias...
De tanto que gostei...
nunca mais o fechei...
E assim eu fiquei...
a ler, ler, ler...
a aprender, aprender, aprender...
Vanila Paiva
21/06/2010
  
 
 Objetivos:O projeto tem como objetivo despertar o gosto pela leitura e com isso desenvolver as potencialidades de uma pessoa, desenvolver uma atividade crítica, para facilitar a compreensão do mundo que o rodeia, e também aumentar a capacidade de interpretação textual, enriquecimento e ampliação do vocabulário ativo.Buscar métodos adaptativos capazes de criar um ambiente interativo e estimulante para os alunos.Aproximar pais e filhos incentivando a interação e o convívio harmonioso entre eles e com isso resgatar hábito de contar histórias como antigamente.

Justificativa:A educação precisa ser humanizada, o professor tem que pensar nos objetivos que pretende alcançar para prosseguir. Não podemos pensar na escola como um ser único, pois é preciso educar para a vida.Formar pensadores e pessoas capazes de explorar a energia de forma produtiva. Assim poderíamos restaurar a dignidade humana, explorar a criatividade e levar aos alunos uma nova maneira de agir perante a situações vividas na escola.Educar é desenvolver potencialidades, é formar cidadãos com consciência crítica e capazes de saber desenvolver seu papel na sociedade.

Desenvolvimento:

Ø Separar livros diversos e dividí-los por faixa etária;
Ø Cada sala tem uma caixa, o professor responsável pela sala que irá administrar isso;
Ø A cada livro lido o aluno escreve com suas palavras a história resumidamente em uma folha com o nome do projeto e o nome do livro para apresentar ao professor no ato da devolução do livro;
Ø Quando o aluno devolve o livro escreve também o nome em um papelzinho e coloca em uma caixinha, cada sala tem sua caixinha;
Ø Para crianças não alfabetizadas, procede-se da seguinte maneira a criança escolhe o livro que será previamente separado pela faixa etária e leva-o para casa. Neste caso os pais ou familiares tem que ter participação ativa e envolvimento pois eles irão ler o livro aos filhos e depois pedirá para a criança contar ao seu modo a história que ouviu e após feito isso os pais ou familiares irão escrever na folha do projeto o que a criança falou e a mesma deverá ser entregue junto com o livro ao responsável pela sala;
Ø A cada final de mês faz-se um sorteio e quanto mais livros forem lidos mais chances a criança terá de ganhar os prêmios;
Ø O prêmio deverá ser um jogo educativo, um livro, kits educativos. O mesmo deverá ser conseguido através de uma doação feita por um comércio ou adquirido por meios próprios;Ø Em troca dos brindes doados a escola faz um bilhete colocando o nome do comércio no caderno de comunicação da escola com a família.         
 
 

Projeto de leitura
“Era uma vez um livrinho”
Nome da criança:_______________________________Sala:_____
Nome do livro:__________________________________________
Autor(a)______________________________________________
             
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário