"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Semana Pedagógica 2010

EMEF “ Dr. Evangelista Rodrigues”
Semana Pedagógica
Cachoeira Paulista, 8 à 12 de fevereiro de 2010
Por Renata de Castro Camargo

Professores,
Ano vem, ano vai...
Época de pensar: Como estamos?
Com que disposição estamos reiniciando este ano?
Uma coisa lhe desejamos – PAZ.
· Para realizar seu trabalho,
· para se relacionar com os alunos,
· para se entender com os companheiros de caminhada.
Recomecemos bem a nossa luta.
Reflitamos um pouco sobre como deverá ser nossa prática, para que tenhamos sucesso.
PAUTA:
1º DIA:
ACOLHIMENTO.
MENSAGEM ESPECIAL: A Arte de recomeçar.
CONHECENDO O GRUPO- EXPECTATIVAS PARA 2010.
A IMPORTÂNCIA DE RECEBER BEM CADA ALUNO( roda de conversa; terapia do abraço e do sorriso,sugestões de atividades a serem desenvolvidas na primeira semana de aula, ).
ENTREGA DA LISTA DE ALUNOS E DE MATERIAL ESCOLAR.
PARADA PARA O LANCHE
APRESENTAÇÃO DA ESCOLA.
DINÂMICA: VOCÊ É NOSSA ESTRELA!
LEMBRE-SE DE TRAZER PARA AMANHÃ: MODELO DA LEMBRANCINHA PARA OS ALUNOS, ENFEITES DA SALA ).
COMBINANDO SOBRE O LANCHE DE TERÇA E QUARTA-FEIRA.
ENTREGA DE LEMBRANÇA PARA OS PROFESSORES.

2º DIA
DINÂMICA DE GRUPO: CÍRCULO MÁGICO
ENTREGA DE PASTA COM MATERIAL PEDAGÓGICO AOS PROFESSORES.
ENTREGA DO CADERNO E/OU PASTA DE SONDAGEM E SUGESTÕES.
TEXTO DE APOIO:IMPORTÂNCIA DA SONDAGEM
EM FEVEREIRO FAREMOS ATIVIDADES VOLTADAS PARA A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE NOSSOS ALUNOS.
O MAPA DA CLASSE DEVERÁ SER ENTREGUE ATÉ O DIA 4 DE MARÇO.
ENTREGA DE MATRIZ CURRICULAR.
APRESENTAÇÃO DO SLIDE; BEM-VINDO À HOLANDA ( importância da inclusão, do respeito às diferenças, conhecer e reconhecer as qualidades, capacidades de cada um, os desafios e conquistas da nossa classe!). Nada é por acaso!
BOAS-VINDAS DA PSICÓLOGA.
CONTRATO PEDAGÓGICO DA ESCOLA.
TROCANDO EXPERIÊNCIAS: COMO ELABORAR OS COMBINADOS PEDAGÓGICOS COM OS ALUNOS.
RESOLVENDO SOBRE A CANTINA ESCOLAR.
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS.
EDUCANDO E RESGANTANDO OS VALORES( proposta- cada classe deve dar um nome para a sala e montar um painel para a porta).
ESTUDANDO O REGIMENTO ESCOLAR.
ORGANIZAÇÃO DAS CLASSES PARA RECEBER OS ALUNOS .
MENSAGEM: INTÉRPRETE DE SONHOS.
LANCHE COLETIVO.

3º DIA

MENSAGEM: 21 DICAS PODEROSAS PARA LEVAR NA MOCHILA DE QUEM ESTÁ VIVENDO O SÉCULO XXI
ORGANIZAÇÃO DAS CLASSES PARA RECEBER OS ALUNOS X CONVERSA INDIVIDUAL COM OS EDUCADORES, PARA ENTREGA DE MATERIAL PEDAGÓGICO E SUGESTÕES DE ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS.
LANCHE COLETIVO.

4º DIA – PLANEJAMENTO

O vigiar constante de nossa atuação garante a maior possibilidade de acerto!

DINÂMICA: A VIAGEM
PROJETOS QUE SERÃO DESENVOLVIDOS.
DATAS COMEMORATIVAS.
TRABALHO EM GRUPO: Cada grupo receberá alguns itens das “ 50 ideias para 2010”, proposta pela Nova Escola , expondo o que sentem , esperam destas.
ESTUDO DAS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM.
ELABORAÇÃO DO PLANO ANUAL.
LANCHE COLETIVO.

5º DIA – PLANEJAMENTO


MENSAGEM: AGIR!
CONTINUAÇÃO DO TRABALHO EM GRUPO: Cada grupo receberá alguns itens das “ 50 ideias para 2010”, proposta pela Nova Escola , expondo o que sentem , esperam destas.
ELABORAÇÃO DO PLANO ANUAL.
ORGANIZAÇÃO DAS SALAS E MATERIAIS DOS ALUNOS.
LANCHE COLETIVO
AVALIAÇÃO DA SEMANA PEDAGÓGICA
________________________________________________________

Um pouquinho do que iremos trabalhar em 2010:

· 2º ao 5º Anos: Programa Ler e Escrever –alunos receberão material.
· 1º ano: o material do Ler e Escrever do 2º Ano será adaptado.
· Fique por dentro: alunos do 6º ao 9º Ano, receberão o material do São Paulo Faz Escola.
· 4º Ano: Programa Estrada para a Cidadania.
· 5ºAno: PROERD.
· Jataí: Ler e Escrever, Escola Ativa, Aprendendo com a Natureza e Programa Estrada para a Cidadania.
___________________________________________________________

“ A semana pedagógica acabou, a discussão coletiva do trabalho pedagógico continua durante todo o ano.”
Sejam bem-vindos!
Com muito carinho recebemos vocês !
Que possamos ensinar e aprender muito!
Jamilla, Leonina e Renata





50 idéias para 2010:


PLANEJAMENTO :

1. Adapte o currículo da rede à realidade
2. O trabalho em classe depende do que é feito antes e depois dele. Por isso, estude o assunto e pense nas melhores maneiras de ensiná-lo. Crie as condições para a aprendizagem.
3. Administre bem o horário de trabalho
4. Antecipe as respostas dos alunos.Cada problema proposto por você provoca um efeito no grupo.


ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
5. Selecione os recursos para cada atividade
6. Reorganize a sala de acordo com a tarefa
7. Aproveite todo o material disponível
8. Não tranque os livros no armário
9. Manter os trabalhos dos alunos expostos faz com que aprendam a apreciar e valorizar o que é do outro e acompanhar o que foi feito por todos.
10. Peça ajuda para arrumar os espaço
11. Transgrida e mude sua prática


GESTÃO DA SALA DE AULA
12. Exponha a rotina diariamente
13. Negocie acordos com a garotada
14. Tenha interesse pelas ideias dos estudantes
15. A lição de casa deve ser um momento individual de estudo, descoberta e reflexão
16. Enriqueça seu trabalho com as parcerias


RESPEITO À DIVERSIDADE
17. Ao formar grupos, junte saberes diversos
18. Acompanhe quem tem mais dificuldade
19. Considere e valorize as competências
20. Valorize sua relação com a criança que tem algum tipo de deficiência para reconhecer suas necessidades: nada substitui o vínculo e o olhar observador.
21. Fique atento à experiência de todos
22. Crie um ambiente de aceitação
23. Dê o exemplo e não se omita no dia a dia


AVALIAÇÃO
24. Faça sempre o diagnóstico inicial
25. Diga ao aluno o que espera dele
26. Documente os trabalhos significativos
27. Avalie o potencial de aprendizagem
28. Compartilhe os erros e os acertos
29. Na hora de avaliar, note três aspectos: o avanço de todo o grupo, as mudanças de cada estudante e o aprendizado dele em relação à turma
30. Use a avaliação para mudar o rumo Propostos durante todo o ano, provas, seminários, relatórios e debates mostram o que a garotada aprendeu ao longo do processo
31. Reflita sobre sua atuação para melhorar

RELAÇÃO COM A COMUNIDADE
32. Paute as reuniões com os pais
33. Faça parcerias com os responsáveis
34. Informe-se sobre os familiares
35. Muitos pais não se manifestam nas reuniões porque não sabem quais são os objetivos da escola. Quando o professor apresenta informações como essas, a participação aumenta
36. Resolva as questões recorrentes
37. Olhe para o entorno e participe

TRABALHO EM EQUIPE
38. Planeje com a ajuda dos colegas
39. Recorra ao coordenador pedagógico
40. Discuta sobre o ensino e a aprendizagem
41. Priorize as relações profissionais
42. Tanto professores mais experientes como profissionais mais jovens podem ser seus parceiros. Respeite as opiniões deles.

FORMAÇÃO
43. Identifique e supere suas dificuldades
44. Mostre seu trabalho em outros lugares
45. Aprenda com a prática dos outros
46. Continue os estudos para crescer sempre
47. Use a tecnologia para ensinar
48. Assista a palestras sobre sua área
49. O professor é alguém inspirador, seguido pelos alunos. Por isso, seja uma pessoa melhor ao diversificar seus interesses e conhecimentos e observar o mundo
50. Procure planejar seu futuro
____________________________________________________________
Tópicos extraídos da revista Nova Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário