EMEF “ Dr. Evangelista Rodrigues”
Semana Pedagógica
Cachoeira Paulista, 8 à 12 de fevereiro de 2010
Semana Pedagógica
Cachoeira Paulista, 8 à 12 de fevereiro de 2010
Por Renata de Castro Camargo
Professores,
Ano vem, ano vai...
Época de pensar: Como estamos?
Com que disposição estamos reiniciando este ano?
Uma coisa lhe desejamos – PAZ.
· Para realizar seu trabalho,
· para se relacionar com os alunos,
· para se entender com os companheiros de caminhada.
Recomecemos bem a nossa luta.
Reflitamos um pouco sobre como deverá ser nossa prática, para que tenhamos sucesso.
PAUTA:
1º DIA:
ACOLHIMENTO.
MENSAGEM ESPECIAL: A Arte de recomeçar.
CONHECENDO O GRUPO- EXPECTATIVAS PARA 2010.
A IMPORTÂNCIA DE RECEBER BEM CADA ALUNO( roda de conversa; terapia do abraço e do sorriso,sugestões de atividades a serem desenvolvidas na primeira semana de aula, ).
ENTREGA DA LISTA DE ALUNOS E DE MATERIAL ESCOLAR.
PARADA PARA O LANCHE
APRESENTAÇÃO DA ESCOLA.
DINÂMICA: VOCÊ É NOSSA ESTRELA!
LEMBRE-SE DE TRAZER PARA AMANHÃ: MODELO DA LEMBRANCINHA PARA OS ALUNOS, ENFEITES DA SALA ).
COMBINANDO SOBRE O LANCHE DE TERÇA E QUARTA-FEIRA.
ENTREGA DE LEMBRANÇA PARA OS PROFESSORES.
2º DIA
DINÂMICA DE GRUPO: CÍRCULO MÁGICO
ENTREGA DE PASTA COM MATERIAL PEDAGÓGICO AOS PROFESSORES.
ENTREGA DO CADERNO E/OU PASTA DE SONDAGEM E SUGESTÕES.
TEXTO DE APOIO:IMPORTÂNCIA DA SONDAGEM
EM FEVEREIRO FAREMOS ATIVIDADES VOLTADAS PARA A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE NOSSOS ALUNOS.
O MAPA DA CLASSE DEVERÁ SER ENTREGUE ATÉ O DIA 4 DE MARÇO.
ENTREGA DE MATRIZ CURRICULAR.
APRESENTAÇÃO DO SLIDE; BEM-VINDO À HOLANDA ( importância da inclusão, do respeito às diferenças, conhecer e reconhecer as qualidades, capacidades de cada um, os desafios e conquistas da nossa classe!). Nada é por acaso!
BOAS-VINDAS DA PSICÓLOGA.
CONTRATO PEDAGÓGICO DA ESCOLA.
TROCANDO EXPERIÊNCIAS: COMO ELABORAR OS COMBINADOS PEDAGÓGICOS COM OS ALUNOS.
RESOLVENDO SOBRE A CANTINA ESCOLAR.
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS.
EDUCANDO E RESGANTANDO OS VALORES( proposta- cada classe deve dar um nome para a sala e montar um painel para a porta).
ESTUDANDO O REGIMENTO ESCOLAR.
ORGANIZAÇÃO DAS CLASSES PARA RECEBER OS ALUNOS .
MENSAGEM: INTÉRPRETE DE SONHOS.
LANCHE COLETIVO.
3º DIA
MENSAGEM: 21 DICAS PODEROSAS PARA LEVAR NA MOCHILA DE QUEM ESTÁ VIVENDO O SÉCULO XXI
ORGANIZAÇÃO DAS CLASSES PARA RECEBER OS ALUNOS X CONVERSA INDIVIDUAL COM OS EDUCADORES, PARA ENTREGA DE MATERIAL PEDAGÓGICO E SUGESTÕES DE ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS.
LANCHE COLETIVO.
4º DIA – PLANEJAMENTO
O vigiar constante de nossa atuação garante a maior possibilidade de acerto!
DINÂMICA: A VIAGEM
PROJETOS QUE SERÃO DESENVOLVIDOS.
DATAS COMEMORATIVAS.
TRABALHO EM GRUPO: Cada grupo receberá alguns itens das “ 50 ideias para 2010”, proposta pela Nova Escola , expondo o que sentem , esperam destas.
ESTUDO DAS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM.
ELABORAÇÃO DO PLANO ANUAL.
LANCHE COLETIVO.
5º DIA – PLANEJAMENTO
MENSAGEM: AGIR!
CONTINUAÇÃO DO TRABALHO EM GRUPO: Cada grupo receberá alguns itens das “ 50 ideias para 2010”, proposta pela Nova Escola , expondo o que sentem , esperam destas.
ELABORAÇÃO DO PLANO ANUAL.
ORGANIZAÇÃO DAS SALAS E MATERIAIS DOS ALUNOS.
LANCHE COLETIVO
AVALIAÇÃO DA SEMANA PEDAGÓGICA
________________________________________________________
Um pouquinho do que iremos trabalhar em 2010:
· 2º ao 5º Anos: Programa Ler e Escrever –alunos receberão material.
· 1º ano: o material do Ler e Escrever do 2º Ano será adaptado.
· Fique por dentro: alunos do 6º ao 9º Ano, receberão o material do São Paulo Faz Escola.
· 4º Ano: Programa Estrada para a Cidadania.
· 5ºAno: PROERD.
· Jataí: Ler e Escrever, Escola Ativa, Aprendendo com a Natureza e Programa Estrada para a Cidadania.
___________________________________________________________
“ A semana pedagógica acabou, a discussão coletiva do trabalho pedagógico continua durante todo o ano.”
Sejam bem-vindos!
Com muito carinho recebemos vocês !
Que possamos ensinar e aprender muito!
Jamilla, Leonina e Renata
50 idéias para 2010:
PLANEJAMENTO :
1. Adapte o currículo da rede à realidade
2. O trabalho em classe depende do que é feito antes e depois dele. Por isso, estude o assunto e pense nas melhores maneiras de ensiná-lo. Crie as condições para a aprendizagem.
3. Administre bem o horário de trabalho
4. Antecipe as respostas dos alunos.Cada problema proposto por você provoca um efeito no grupo.
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
5. Selecione os recursos para cada atividade
6. Reorganize a sala de acordo com a tarefa
7. Aproveite todo o material disponível
8. Não tranque os livros no armário
9. Manter os trabalhos dos alunos expostos faz com que aprendam a apreciar e valorizar o que é do outro e acompanhar o que foi feito por todos.
10. Peça ajuda para arrumar os espaço
11. Transgrida e mude sua prática
GESTÃO DA SALA DE AULA
12. Exponha a rotina diariamente
13. Negocie acordos com a garotada
14. Tenha interesse pelas ideias dos estudantes
15. A lição de casa deve ser um momento individual de estudo, descoberta e reflexão
16. Enriqueça seu trabalho com as parcerias
RESPEITO À DIVERSIDADE
17. Ao formar grupos, junte saberes diversos
18. Acompanhe quem tem mais dificuldade
19. Considere e valorize as competências
20. Valorize sua relação com a criança que tem algum tipo de deficiência para reconhecer suas necessidades: nada substitui o vínculo e o olhar observador.
21. Fique atento à experiência de todos
22. Crie um ambiente de aceitação
23. Dê o exemplo e não se omita no dia a dia
AVALIAÇÃO
24. Faça sempre o diagnóstico inicial
25. Diga ao aluno o que espera dele
26. Documente os trabalhos significativos
27. Avalie o potencial de aprendizagem
28. Compartilhe os erros e os acertos
29. Na hora de avaliar, note três aspectos: o avanço de todo o grupo, as mudanças de cada estudante e o aprendizado dele em relação à turma
30. Use a avaliação para mudar o rumo Propostos durante todo o ano, provas, seminários, relatórios e debates mostram o que a garotada aprendeu ao longo do processo
31. Reflita sobre sua atuação para melhorar
RELAÇÃO COM A COMUNIDADE
32. Paute as reuniões com os pais
33. Faça parcerias com os responsáveis
34. Informe-se sobre os familiares
35. Muitos pais não se manifestam nas reuniões porque não sabem quais são os objetivos da escola. Quando o professor apresenta informações como essas, a participação aumenta
36. Resolva as questões recorrentes
37. Olhe para o entorno e participe
TRABALHO EM EQUIPE
38. Planeje com a ajuda dos colegas
39. Recorra ao coordenador pedagógico
40. Discuta sobre o ensino e a aprendizagem
41. Priorize as relações profissionais
42. Tanto professores mais experientes como profissionais mais jovens podem ser seus parceiros. Respeite as opiniões deles.
FORMAÇÃO
43. Identifique e supere suas dificuldades
44. Mostre seu trabalho em outros lugares
45. Aprenda com a prática dos outros
46. Continue os estudos para crescer sempre
47. Use a tecnologia para ensinar
48. Assista a palestras sobre sua área
49. O professor é alguém inspirador, seguido pelos alunos. Por isso, seja uma pessoa melhor ao diversificar seus interesses e conhecimentos e observar o mundo
50. Procure planejar seu futuro
____________________________________________________________
Tópicos extraídos da revista Nova Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário