"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Jogos de Quadras



Jogos de Quadra

Sugestões para os professores de Educação Física , espero que gostem e possm utilizar com seus alunos:


Atividades pré - desportivas ou lúdicas, que são de grande utilidade com crianças da faixa etária entre 07 a 12 anos.

1- GATO E RATO

- As crianças estarão espalhadas pelo espaço na posição sentada. - - Haverá um pegador (gato) e um fugitivo (rato).
- Ao sinal de início do monitor, o rato deve fugir e o gato procurar pegá-lo.
- O rato pode quando desejar tocar a cabeça de qualquer um que estiver sentado e este será o novo RATO e a criança que era o rato agora se senta.
- No decorrer da brincadeira aumentar o número de gatos e ratos gradativamente.
- Uma variação desta brincadeira é fazer com que a criança (sentada) que for tocada na cabeça, transforme-se em um novo GATO e não um novo rato, como descrito anteriormente.
-- Conseqüentemente o "antigo" GATO se transforma em RATO.

2- FUGI-FUGI

- Existe um pegador, que ficará no centro da quadra.
- Os fugitivos ficam todos de um lado da quadra e terão que atravessá-la, fugindo do pegador.
- Mas só poderão atravessar quando o pegador gritar "PEGA - PEGA", e os fugitivos responderem "FUGI - FUGI".
- Após responderem, devem atravessar a quadra sem serem pegos. - Quem for pego ficará parado no lugar (como um obstáculo), mas tornar-se-á também um pegador, embora não possa se locomover.
- Repete-se todo o procedimento para continuar a atividade.

3- PACMAN

- Pega-pega na quadra, porém só é permitido andar por cima das linhas da quadra.
- O "pacman" (pegador) também deverá andar apenas pelas linhas.
- Quem for pego, deverá sentar no local exato onde foi pego e servirá de obstáculo para quem está fugindo, mas NÃO para o "pacman", ou seja, o pegador pode pular as pessoas que foram pegas por ele e estão sentadas no chão, mas os fugitivos não podem pular esses obstáculos.
- Quem for o último que a ser pego será o vencedor.
- Existem algumas variações para esse jogo. São alguns exemplos de variações: colocar 2 "pacmans", os fugitivos não podem cruzar o caminho uns dos outros fugitivos quando se encontrarem de frente, entre outras variações.


4- GRUDA ARANHA

- Um pegador (aranha) no centro de um círculo formado pelos outros fugitivos (mosquinhas).
- Ao sinal do monitor que gritará "GRUDA ARANHA", as moscas devem fugir até um local pré-determinado e a aranha deve tentar pegá-las.
- As moscas que forem pegas transformar-se-ão em aranhas também (pegadores).
- É considerada a "mosquinha" campeã, a ultima a ser pega.


5- 20 PASSES

- Duas equipes espalhadas pelo espaço tendo o objetivo de realizar 20 passes entre seus integrantes sem que ocorra a interceptação da equipe adversária.
- A cada toque dado a equipe que tem a posse da bola deve contar em voz alta o número de toques efetuados.
- Se a bola é roubada pela outra equipe, zera-se a contagem.
Material: bola.


6- CARA E CARETA

- Duas equipes, uma cara e a outra careta.
- Cada uma posicionada em cima das duas linhas de 3m da quadra de vôlei, uma de frente para a outra.
- Quando o monitor gritar "CARA", a equipe CARA deve correr e pegar os integrantes da equipe CARETA, eliminando-os.
- Quando o monitor gritar "CARETA", a equipe CARETA deve correr atrás da equipe CARA, para pegá-los.
- Existe um limite ao final de cada lado da quadra onde a equipe que está pegando, não pode ultrapassar, e caso isso aconteça, quem ultrapassou é considerado pego também.
- Quem for pego, senta do lado correspondente ao da sua equipe, e aguarda torcendo para que seu time vença.
- Vence a equipe que eliminar todos os integrantes da equipe adversária.

7- CARIMBA AMEBA

Jogo individual como uma queimada.
- Existe uma bola e os jogadores se espalham pela quadra.
- Quem está com a bola, não pode andar, tendo o objetivo de queimar os outros; ao ser queimada, a pessoa (ameba) deve sentar no lugar, tendo ainda a chance de levantar novamente, tocando alguém que ainda esteja de pé - gritando "AMEBA" (a pessoa que estava de pé senta-se e a que a tocou, levanta-se) ou pegando uma bola que acabe vindo na sua direção.
- Segue a brincadeira e pode-se acrescentar - no decorrer do tempo - o número maior de bolas, deixando o jogo mais divertido.
- Material: Bola(s).


8 - SABONETEBOL

Duas equipes e dois baldes com água até a metade.
- Um em cada extremidade do campo.
- Somente a pessoa que está com o sabonete não pode andar.
- Objetivo é colocar o sabonete dentro do balde adversário.
-Algumas regras básicas são: não é permitido agarrar e dar rasteiras.
- Material: 2 baldes com água e sabonetes.

9- VÔLEI – PEGA

Regras e divisões do desporto voleibol (com exceção do número de participantes de cada equipe, sendo que quanto mais jogadores melhor).
- Utiliza-se uma bola maior e mais leve, para o jogo ficar um pouco mais lento e divertido.
- O diferencial, que por sua vez dá nome ao jogo é que: o time q marca ponto, deverá pegar o time adversário, e esse deverá fugir até o final de sua quadra. (sempre utilizando apenas a quadra de voleibol).
- Atenção: caso o time "A" erre um saque, é ponto do time "B", portanto, "B" tem que pegar "A" .
- A marcação dos pontos se da seguinte maneira:
- O time "A" errou.
- Ponto para o time "B", que conseguiu pegar 2 (duas) pessoas do time "A".
- TOTAL de pontos: 3 (três) para o time "B" X 0 (zero) para o time "A".
- Soma-se aos pontos do jogo, o número de pessoas que foram pegas.
- Material: Bola(s).


10 - NUMEROBOL

Crianças sentadas paralelamente às linhas laterais da quadra formando uma fileira, divididas em 2 equipes de número de integrantes igual.
- Cada criança será numerada, na ordem da fileira, de "1" até "10" por exemplo.
- O mesmo para a outra equipe.
- No centro haverá uma bola e ao sinal do monitor, que gritará um número, por exemplo "7", as duas crianças - uma de cada equipe - que corresponderem ao número falado, devem sair da fileira e ambas tentarão marcar um gol ou fazer uma cesta, etc.
- E assim por diante.
- Pode-se utilizar também panos e as crianças, com cabinhos de vassoura, devem tentar marcar um "gol" por entre as pernas de uma cadeira, por exemplo.
- Material: Bolas.


11- ALERTA


- Cada criança será uma fruta, animal, número... E o monitor terá uma bola nas mãos.
- Os participantes formam uma roda e quando o monitor, gritando o nome de uma fruta, por exemplo, jogar a bola para cima, as crianças devem tentar ficar o mais distante possível da criança que "tinha o nome da fruta", que será a única que não correrá e pegará a bola, gritando "ALERTA" (assim, nenhuma criança pode mais se mover).
- Ela terá então o direito de dar 3 passos para tentar se aproximar de alguém e queimá-lo com a bola.
- Material: bola


12- CAÇADORES DE URSOS

- Divisão por duas equipes de número igual de integrantes.
- Queimada onde há um espaço em círculo no centro onde ficam os ursos.
- Os caçadores ficarão do lado de fora do círculo, tendo em mãos algumas "bolas".
- Num determinado tempo (pré-estabelecido pelo monitor) os caçadores terão que acertar todos os ursos, se o fizerem vencerão.
- Caso sobre apenas um urso, estes serão os vencedores.
- Material: bolas.


12- SABONETEBOL

- Duas equipes e dois baldes com água até a metade.
- Um em cada extremidade do campo.
- Somente a pessoa que está com o sabonete não pode andar. - -
- Objetivo é colocar o sabonete dentro do balde adversário.
- Algumas regras básicas são: não é permitido agarrar e dar rasteiras.
- Material: 2 baldes com água e sabonetes.


13- CORRIDA PÔ

Divisão por duas equipes, posicionadas em colunas e em lados opostos da quadra (pontos "A" e "B"). O campo de jogo é delimitado por uma linha, por exemplo:
- Ao sinal de início, o primeiro de cada equipe deve correr sobre a linha na direção do adversário até que ambos se encontrem frente-a-frente.
- Uma rápida partida de "Jó-quei-pô" é disputada.
- O perdedor volta para trás de sua fila e o vencedor continua correndo sobre a linha, na direção da outra equipe, até encontrar o segundo integrante adversário (que também virá correndo na sua direção) para, novamente, disputar mais uma partida.
- Quando um integrante (da equipe "a", por exemplo) chegar até o ponto "b", este marcará um ponto para sua equipe. Pode-se variar e enriquecer o percurso da corrida, com obstáculos, curvas etc.
- Material: giz ou fita adesiva.



14- CORRE QUE A BOLA É SUA !

- Divisão por duas equipes (em colunas).
- A primeira pessoa da fila (equipe A) deve chutar a bola e dar o maior número de voltas possíveis ao redor de sua própria equipe, enquanto a equipe adversária (B) corre na direção da bola.
- Quando a equipe adversária (B) formar a fila novamente na frente da bola (sendo que esta já esteja parada!) encerra-se a contagem de voltas.
- A primeira pessoa da equipe (B), que correu atrás da bola num primeiro momento, agora, deverá chutá-la, invertendo os papéis das equipes.
- Quem chuta vai para o final da própria coluna e ao final de um determinado tempo (ou depois de todos terem chutado a bola), soma-se o número de voltas de todos os integrantes e vence a equipe que, logicamente, tiver mais voltas completadas.
- Uma variação, que deixa a atividade mais dinâmica, é fazer com que a primeira pessoa da equipe de "defesa", após o chute do adversário, AGARRE a bola o mais rápido possível.
- E não fique ESPERANDO que a bola, simplesmente, pare.
- Material: bola.


15- ARTILHARIA

- Divisão por duas equipes, em campos diferentes, que possuem objetivos em comum: proteger seu tripé (bandeira) e derrubar o do adversário.
- Para cada criança, existirão duas bolas de borracha (pequenas), porém, não é permitido TOCAR em outra bola estando com OUTRA na mão.
- Os jogadores só podem ser queimados quando invadem o campo do adversário (atacantes não podem queimar jogadores da defesa, que estejam em seu próprio campo).
- Quando queimado, o jogador deixa sua bola e o jogo naquela rodada.
- A equipe que conseguir derrubar o tripé adversário primeiro marca um ponto. Os jogadores de defesa não podem invadir a área de ataque (círculo que está dentro de seu próprio campo).
- ATENÇÃO: a estratégia, neste jogo, faz a diferença entre a vitória e a derrota. Ataques individuais, em muitos casos, não representam ameaça ao time adversário, pois o atacante será queimado facilmente.
- Ataques em duplas, trios ou até mesmo de quase toda a equipe, ao mesmo tempo, são mais eficazes. Um defensor contra dois atacantes é, praticamente, um ponto no placar! Esta atividade fica muito mais dinâmica e divertida quando os jogadores arriscam e se expõem mais ao ataque.
- Variação: ao invés de bolas, pode-se utilizar bexigas com água.
- Material: bolas pequenas de borracha, tripés de madeira.

16- QUEM PEGA A BOLA, CARIMBA

- Formação em dois grupos, sentados ao fundo da área de jogo, em lados opostos.
- O professor vai ao centro da área de jogo, de posse da bola, e lança-a para o alto.
- Os alunos levantam-se e correm em direção à bola, tentando pegá-la.
- Caso tenha êxito, sua equipe terá trinta segundos para carimbar (queimar) o grupo adversário, usando passes e arremessos.
- Ao final do tempo, o professor conta o número de "carimbos", construindo, a partir daí, o placar do jogo.
- Material: bola (s).



17- BOMBARDEIO

- Grupo livre pela área de jogo. Solicitar dois alunos (bombardeios) que tentarão queimar os demais, quem for atingido transforma-se em bombardeio.
- Utilizar trocas de passes e arremessos.
Material: bola (s).


18- QUEM É VIVO, CORRE

- Os alunos serão organizados em trios e numerados em 1, 2 e 3. - Espalhando-se pelo espaço.
- Ao sinal de início do professor, que gritará um número (1, 2 ou 3) o correspondente de cada trio deve tentar pegar os outros dois.
- Outras variações são: que o número dito pelo professor seja o fugitivo e os dois outros pegadores ou, num segundo momento, quando o professor gritar um número, todos correspondentes serão pegadores de todos os demais.
- Material: Nenhum.

19- BRUXINHO OU BRUXINHA

- Formação em um "grupão". Localizar todo o grupo no fundo da área de jogo.
- Solicitar dois alunos para serem denominados de bruxinho e bruxinha (pegadores) que deverão estar nas laterais da linha de centro do campo de jogo (por exemplo, numa quadra de futebol, na linha do meio de quadra), em lados opostos (nas LATERAIS).
- Ao sinal de início do professor, todos devem trocar de lado na quadra, sem serem pegos pela bruxinha e pelo bruxinho (que neste momento poderão invadir o campo, quadra!).
- Quem for pego senta no lado correspondente ao seu pegador (bruxinho ou bruxinha).
- Depois de todos serem pegos, o professor faz uma contagem para ver o vencedor.
- Os dois últimos a serem pegos serão os novos "bruxinho" e "bruxinha".
- Material: Nenhum.

Boas vindas aos alunos


Veja que interessante esta dica que a professora Vera, minha amiga, me passou:


OBJETIVOS:
- GERAL:
 Desenvolver o prazer pela vinda à escola conduzindo às crianças nesta nova etapa, com atividades pedagógicas e recreativas que atendam o processo de retorno às aulas e que estimule o seu interesse , participação e sua socialização.

- ESPECÍFICOS:
 Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar da criança;
 Desenvolver atividades que permitam às crianças conhecerem e interagirem entre si, professores e funcionários.
 Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
 Que a criança sinta-se a vontade para manifestar suas emoções e necessidades.

1º DIA :
Desenvolvimento :

• Apresentação da professora , dos alunos , dos novos colegas;
• Promover uma discussão sobre as férias;
• Discutir sobre sonhos, desejos e planos para o novo ano escolar;
• Apresentar propostas almejadas;


Dinâmica: DINÂMICA DO CORAÇÃO


OBJETIVO
A)Compartilhar,
b) Desejar para o outro aquilo que você
prefere para você (NO CASO O TRATAMENTO )
c)Maior integração do grupo.
D) Reflexão
e) Diminuir a timidez


*Preparar um coração em tamanho bem grande , feito em cartolina branca como fundo e o coração feito com papel colorido ( vermelho) colado no meio do cartaz.
Cole o cartaz no quadro , coloque uma música de fundo e faça uma declaração sobre o coração.Pode ser um poema , um texto, uma parábola ou mesmo algumas palavras falando poeticamente sobre esse órgão.Sobre a sensibilidades das pessoas, onde é que sentimos as emoções, as alegrias e as tristezas e como palavras ásperas e mal tratos nos fazem sofrer.

PRIMEIRO MOMENTO

Pegue dois pincéis de cores diferentes e dê para 02 alunos . Peça para eles irem até o quadro e escrever dentro do coração com apenas uma palavra , algo POSITIVO , que ele acredita ser bom para o bom andamento da classe durante o ano ( Exemplo - amor, compreensão, serenidade, atenção, cortesia, ouvir, carinho, etc) e no lado fora , onde está o retângulo , com apenas uma palavra , algo NEGATIVO (desprezo, mentira, falsidade, enganação, etc ). O ideal é que todos possam ir ao quadro, pode ser , um para escrever uma palavra positiva , o outro uma palavra negativa e assim por diante.

PROFESSOR - Imagine que você entra em uma loja para comprar e que você seja recebido com ( use as palavras negativas, que eles escreveram), com desrespeito, desprezo, sem atenção, etc... Você voltaria ou compraria nessa loja ? ( abrir uma discussão )
Mas , se na loja você fosse Atendido com atenção, paciência, carinho, etc......(USANDO AS PALAVRAS DO CORAÇAO, POSITIVAS) , você compraria nessa loja? Por quê? ( abrir discussão )

SEGUNDO MOMENTO

Coloque uma música e entregue para cada aluno um coração menor (faça de cores diferentes, bem bonitinhos, parecendo um cartãozinho ), e peça que cada um escreva a maneira como quer ser tratado pelos colegas e pela professora durante todo o ano e o que é que ele (a) fará para ser tratado assim.
Depois , deixe que ,de pé em círculo , eles troquem os corações algumas vezes, que leiam o tratamento que cada colega espera receber durante todo o ano.


TERCEIRO MOMENTO –
Voltar aos seus lugares e cada um deverá escolher uma das formas de tratamento escrita no seu coração e ler em voz alta.
A professora deverá então abrir uma discussão sobre a dinâmica e sobre tudo o que foi proposto nos corações de cada um e a forma como cada um sugeriu para alcançar seus objetivos.
QUARTO MOMENTO -

Montar juntamente com os alunos um mural, expondo nele, o coração maior cercado pelos menores.

Título para o mural (sugestão)
Trabalhar a música : O MUNDO DA CRIANÇA- Em anexo
Desenvolvimento ;
• distribuir o texto da música;
• fazer uma leitura oral dos versos da música;
• ouvir o CD;
• ouvir novamente o CD e cantar junto com os alunos;
• discutir o tema ;

Após a discussão sobre o tema da música,cantar mais algumas vezes e distribuir o texto abaixo para as crianças ilustrarem:
O MUNDO DA CRIANÇA
É sempre colorido

Muitas vezes de papel
Com arcos ,flechas,índios e soldados
Cheiinho de presentes
Feitos por Papai Noel
O mundo da criança é iluminado.


Baleias gigantescas ,
Violentos tubarões
Mistérios de um espaço submerso
Espaçonaves passam
Por mil constelações
O mundo da criança é um universo { bis}


Pipas , piões ,bolas , balões
Skates e patins,
Vovô ,vovó , mamãe, papai , família
É fácil imaginar uma aventura
Dentro de uma selva escura
Com perigos e armadilhas

Viagem pra encontrar minas de ouro
Piratas e um tesouro enterrado
Numa ilha

Imagem , games
Bate papos no computador

O tempo é cada vez mais apressado
E mesmo com todo esse
Imenso imperativo amor
O mundo da criança
É abençoado {BIS}

PRODUÇÃO ESCRITA:

O MUNDO DA CRIANÇA É UM MUNDO COLORIDO, BONITO, ALEGRE PORQUE AS CRIANÇAS SÃO SINCERAS, TÊM O CORAÇÃO PURO E SÃO O FUTURO!

E VOCÊ, COMO VOCÊ É ? COMO É O SEU MUNDO? O QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER ? DE QUE VOCÊ GOSTA DE BRINCAR? COMO É A SUA VIDA?
ESCREVA UM POUCO SOBRE VOCÊ , SOBRE TUDO ISSO , NUM TEXTO BEM BONITO E BEM CRIATIVO, POIS VOCÊ É ASSIM, ALEGRE E CRIATIVO, POIS VOCÊ É CRIANÇA!


ps: desconheço o autor.

Café da manhã no MCDonald´s


CAFÉ DA manhã no McDonald's (autoria desconhecida)

Esta é uma bela história e é também uma história real, por favor, leia-a
até o fim! (Após o final da história, alguns fatos bastante
interessantes!)

Sou mãe de três crianças (14, 12 e 3 anos) e recentemente terminei a minha
faculdade.

A última aula que assisti foi de sociologia...

O professor dava as aulas de uma maneira inspiradora, de uma maneira que
eu gostaria que todos os seres humanos também pudessem ser.

O último projeto do curso era simplesmente chamado "Sorrir"...

A classe foi orientada a sair e sorrir para três estranhos e documentar
suas reações...

Sou uma pessoa bastante amigável e normalmente sorrio para todos e digo oi
de qualquer forma. Então, achei que isto seria muito tranquilo para mim...

Após o trabalho ser passado para nós, fui com meu marido e o mais novo de
meus filhos numa manhã fria de Março ao McDonald's.

Foi apenas uma maneira de passarmos um tempo agradável com o nosso
filho...

Estávamos esperando na fila para sermos atendidos, quando de repente todos
a nosso redor começaram a ir para trás, e então o meu marido também fez o
mesmo...

Não me movi um centímetro... Um sentimento arrebatador de pânico tomou
conta de mim, e me virei para ver a razão pela qual todos se afastaram...

Quando me virei, senti um cheiro muito forte de uma pessoa que não toma
banho há muitos dias, e lá estava na fila dois pobres sem-teto.

Quando eu olhei ao pobre coitado, próximo a mim, ele estava "sorrindo"...

Seus olhos azuis estavam cheios da Luz de Deus, pois ele estava buscando
apenas aceitação...

Ele disse, Bom dia!, enquanto contava as poucas moedas que ele tinha
amealhado...

O segundo homem tremia suas mãos, e ficou atrás de seu amigo... Eu percebi
que o segundo homem tinha problemas mentais e o senhor de olhos azuis era
sua salvação..

Eu segurei minhas lágrimas, enquanto estava lá, parada, olhando para os
dois...

A jovem mulher no balcão perguntou-os o que eles queriam...

Ele disse, "Café já está bom, por favor...", pois era tudo o que eles
podiam comprar com as poucas moedas que possuiam... (Se eles quisessem
apenas se sentar no restaurante para se esquentar naquela fria manhã de
março, deveriam comprar algo. Ele apenas queria se esquentar)...

Então eu realmente sucumbi àquele momento, quase abraçando o pequeno
senhor de olhos azuis....

Foi aí que notei que todos os olhos no restaurante estavam sobre mim,
julgando cada pequena ação minha...

Eu sorri e pedi à moça no balcão que me desse mais duas refeições de café
da manhã em uma bandeja separada...

Então, olhei em volta e vi a mesa em que os dois homens se sentaram para
descansar... Coloquei a bandeja na mesa e coloquei minha mão sobre a mão
do senhor de olhos azuis...

Ele olhou para mim, com lágrimas nos olhos e me disse, "Obrigado!!"

Eu me inclinei, acariciei sua mão e disse "Não fui eu quem fiz isto por
você, Deus está aqui trabalhando através de mim para dar a você
esperança!!"

Comecei a chorar enquanto me afastava deles para sentar com meu marido e
meu filho.... Quando eu me sentei, meu marido sorriu para mim e me disse,
"Esta é a razão pela qual Deus me deu você, querida, para que eu pudesse
ter esperança!!"...

Seguramos nossas mãos por um momento, e sabíamos que pudemos dar aos
outros hoje algo pois Deus nos tem dado muito.....

Nós não vamos muito à Igreja, porém acreditamos em Deus....

Aquele dia, me foi mostrada a Luz do Doce Amor de Deus...

Retornei à aula na faculdade, na última noite de aula, com esta história
em minhas mãos.

Eu entreguei "meu projeto" ao professor e ele o leu...

E então, ele me perguntou: "Posso dividir isto com a classe?"

Eu consenti enquanto ele chamava a atenção da classe para o assunto...

Ele começou a ler o projeto para a classe e aí percebi que como seres
humanos e como partes de Deus nós dividimos esta necessidade de curarmos
pessoas e de sermos curados...

Do meu jeito, eu consegui tocar algumas pessoas no McDonald's, meu filho e
o professor, e cada alma que dividia a classe comigo na última noite que
passei como estudante universitária...

Eu me graduei com uma das maiores lições que certamente aprenderei:

ACEITAÇÃO INCONDICIONAL.

Que muito amor e muita compaixão seja enviada a todos que lerem esta
mensagem e aprenderem a:


AMAR AS PESSOAS E USAR AS COISAS

-

E NÃO AMAR AS COISAS E USAR AS PESSOAS...

Um anjo foi enviado para assistir você..

Para que este anjo posso trabalhar, envie isto para pessoas que também
precisam de anjos em suas vidas.

Um Anjo escreveu:

Muitas pessoas entrarão e sairão de sua vida, mas apenas os verdadeiros
amigos deixarão pegadas em seu coração.

Para se controlar, use sua mente...

Para controlar os outros, use seu coração...

Deus dá a cada pássaro seu alimento, mas Ele não joga nenhum alimento em
seus ninhos...


QUE DEUS ESTEJA PRESENTE


SEMPRE PODEMOS APRENDER..

BJS

ps: desconheço o autor

Feliz 2011

Para Desejar um grande Ano Novo, nada melhor que as belas palavras do grande Drummond!
Beijos mil, Feliz Ano Novo!

Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?).
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Texto extraído do "Jornal do Brasil",


Que 2011 seja abençoado!!! Que tenhamos o que precisamos: paz, saúde, alegrias, coragem, energia, desafios e conquistas, muitos amigos, momentos para tudo: trabalhar, relaxar, encontrar com os amigos, com os familiares, se embelezar, passear,estudar, cozinhar e comer bem, beber bastante líquidos, ficar à toa, se encantar e reencantar,se motivar e motivar os outros, escrever, ler e falar, respirar fundo... sonhar e realizar, fazer o que tiver vontade! Que tal?

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal e um 2011 abençoado!


Queridos amigos

Natal tempo de recomeçar
Natal, tempo de recomeçar de forma mais otimista e brilhante.
Recomece olhando o mundo com os olhos cheios de amor.
Com a vontade e a esperança renovadas.
Sorria a cada estrela que brilha no céu lembrando que o natal
é época de unir corações e esquecer incertezas.
Desfrute de momentos de muita paz e harmonia.
Cante alto uma canção que encha sua vida de paz e os pulmões de ar.
Natal, época de se unir aos anjos fazendo o bem
com o coração transbordando de felicidade.
Renove suas esperanças.
Encha seu peito de felicidade.
Natal, época de esperar pelo melhor.
Época de FAZER o essencial.
Época de dar.
Receber.
Trocar.
Somar.
Aumentar o imenso amor existente dentro do seu coração.
Recomeçar os planos.
Traçar novas metas.
Esbanje a luz intensa que mora dentro do seu peito e
diga aos céus que o tempo é de recomeçar e semear boas novas.
Fazendo sempre o melhor!
Crescendo e seguindo lado a lado com Jesus!
de Antonio Marcos Pires

Feliz Natal e um ano de 2011 abençoado!

Renata de Castro Camargo e família

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Feliz dia do coordenador

aos meus amigos coordenadores!



Sabemos que as funções do coordenador pedagógico são várias, entre elas a de exercer um papel mediador entre os professores e alunos, dando todo o apoio possível para que o trabalho dos mestres seja condecorado com sucesso e acima de tudo com resultados satisfatórios. Além do mais, o coordenador traça metas e projetos a curto, médio e longo prazos juntamente com a direção e com os professores, no sentido de promover um dinamismo à escola, transformando-a em um espaço transformador, estabelecendo ao aluno a tão necessária inclusão e consequentemente a sua auto-estima elevada, servindo isso de suporte bem estabelecido para toda a sua vida.
Outro objetivo e foco do coordenador é a formação continuada, momento único e imprescindível onde o coletivo da escola se reúne para estudar e aprimorar o estudo em grupo e o conhecimento. É um instante fundamental para o sucesso da escola, e os coordenadores possuem a missão de organizar, preparar, pesquisar, enfim, deliberar esse momento de estudo, de leitura e de discussões dentro do colégio. Essa formação continuada dinamiza as ações da Escola proporcionando um ambiente transformador e também dá subsídios para que aconteçam momentos de puro conhecimento, para que os alunos, os profissionais da educação e também as famílias possam se entrelaçar cotidianamente para o bem de toda a comunidade.
O coordenador é isso e muito mais, ele trabalha, media, projeta, prevê resultados, cobra, pesquisa, enfim, auxilia bastante a direção escolar para que as coisas andem corretamente dentro da unidade. É um coração que faz pulsar as ações da Escola.Que a cada dia, você se sinta instigado a lidar com as múltiplas facetas da realidade escolar sem perder a perspectiva de uma Educação qualitativa.


Feliz dia do coordenador pedagógico!
4 de dezembro de 2010
Com carinho,
Renata

Paulo Freire

PAULO FREIRE

Mil novecentos vinte e um decorria,
Quando Paulo Freire Nasceu,
Em dezanove de Setembro seria,
E no recife, Pernambuco, aconteceu.

Aí, sua meninice viveu,
E, a ler, sua mãe o ensinou,
Um grande volte face se deu
Quando para Jaboatão se mudou.

Aqui conheceu a dor,
Quando seu pai faleceu,
Mas a solidariedade e amor
Também ele conheceu.

Conviveu, nas suas brincadeiras,
Com os meninos das favelas,
Conheceu a vida das lavadeiras
E também aprendeu com elas.

Podemos dizer que aquela dor,
Provocada pela paterna partida,
Fez de Paulo Freire o Educador
Que Aprendeu na escola da vida.

Foi aqui que se interessou
Pela problemática do Português.
Muitas dificuldades passou,
E, ainda novo, homem se fez.

O segundo ano do secundário,
Só aos dezassete anos o começou,
Foi um homem extraordinário,
Aluizio P. de Araújo que o apoiou.

Em quarenta e quatro casou
Com Elza, uma professora primária,
Cinco filhos é a prole que ficou
Dessa relação extraordinária.

Nesse meio tempo foi convidado,
Pelo colégio Oswaldo Cruz, a leccionar
Ali se vira, outrora, abrigado
E agora, ali podia servir a ensinar.

Director do sector da educação
E cultura do Sesi, órgão recém-criado,
É a sua futura ocupação,
Mas não é homem de ficar acomodado.

Nos anos cinquenta tem projecto novo,
É no campo da educação escolarizada,
Descobre-se o educador do povo,
Faceta, em si, cada vez mais vincada.

No recife, um instituto é criado,
Capibaribe, mas não está sozinho,
Tem muita gente a seu lado,
Que quer, prá educação, outro caminho.

Paulo Freire educou a educação,
Mas também a vida politica,
Mereceu a sua atenção e dedicação,
E em prol delas sua vida sacrifica.

Ao exílio se viu condenado,
Foi um homem incompreendido,
E escreveu, já no Chile exilado
A obra “Pedagogia do Oprimido”.

Esta “Pedagogia do oprimido”
Seria a sua obra maior
Mas Paulo Freire ficaria conhecido,
Por ser um grande educador.

Este exílio lhe deu alento novo
Para explanar um projecto pioneiro,
Mas preferia dar ao seu povo
O que ensinava ao mundo inteiro.

Trabalhou com afinco e confiança,
“Cultura popular, educação popular”
E também, “Pedagogia da esperança”
Outros livros que viria a publicar.

Livros, escreveu muitos mais,
Fez poesias de cariz educativo,
Colaborou com pedagogos mundiais,
O seu método mantém-se activo.

Foi homenageado por onde viveu,
América Latina, Estados Unidos,
E outros onde desenvolveu
Projectos ainda hoje reconhecidos.

Varias escolas o adoptaram,
A Europa rendeu-se ao seu valor,
As ex-colónias portuguesas despertaram
O seu espírito de educador.

Dois de Maio de Noventa e sete,
A morte o apanha à traição,
Um enfarte do miocárdio o acomete.
Morria um nome grande da educação.

O Brasil chora a sua morte,
Mas não esquece o seu contributo,
O mundo enaltece esta alma nobre,
Que fez da educação o seu culto.

Com Ivan Illich se cruzou,
E António Sérgio conheceu,
Com mais nomes trabalhou,
A todos ensinou e com todos aprendeu.

A dizer, muito mais havia,
Mas para não ficar complexo,
As fontes e a bibliografia,
Juntámos em páginas em anexo.

Terminamos a nossa reflexão
Com uma questão sempre nova
“De que servirá a educação
Se não for, permanentemente, colocada à prova?”

Achei lindo este poema, mas desconheço o auto!