"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Logoterapia

Estou aprendendo sobre LOGOSOFIA  e estou amando!

Qual a finalidade da Logosofia?

Pode-se dizer que o conhecimento de si mesmo é um dos principais assuntos de estudo desta ciência do aperfeiçoamento humano.

Seus objetivos centrais são a evolução consciente do homem, mediante a organização de seus sistemas mental, sensível e instintivo; o conhecimento de si mesmo, que implica o domínio pleno dos elementos que constituem o segredo da existência de cada um; o conhecimento do mundo mental, transcendente ou metafísico, onde têm origem todas as ideias e pensamentos que fecundam a existência humana; o desenvolvimento e o domínio profundo das funções de estudar, aprender, ensinar, pensar e realizar.
Para a escola de Logosofia, o próprio aperfeiçoamento, assistido pelo princípio de ajudar também seus semelhantes, é o que conduz o indivíduo ao conhecimento de si mesmo. Afinal, todo processo evolutivo deve ser assistido pelos próprios semelhantes, pois são estes os que realizam as observações e confrontações, tão indispensáveis para os reajustes internos individuais.
                            

Livro Em busca de sentido

Gostaria de indicar um livro que gostei muito e me fez muito bem ler:



 
 
Em Busca de Sentido é um livro de Viktor Frankl de 1946, Em Busca de Sentido (título original:Ein Psycholog erlebt das Konzentrationslager) retrata suas experiências como um detento de um campo de concentração e descreve seu método psicoterapêutico de como encontrar uma razão para viver. De acordo com Frankl, o livro tenta responder a pergunta "Como a vida cotidiana dentro de um campo de concentração se reflete na mente de um prisioneiro mediano?". A primeira sessão do livro constitui as experiências de Frankl nos campos de concentração, enquanto que a segunda metade é uma introdução à Logoterapia.
Descobri agora um e-book dele:
Viktor Emil Frankl (Viena, 26 de março de 1905 — Viena, 2 de setembro de 1997) foi um médico psiquiatra austríaco, fundador da escola da Logoterapia, que explora o sentido existencial do indivíduo e a dimensão espiritual da existência. 

Passeio na praia

Passeio na praia com família querida em janeiro de 2015! Foi tudo de bom estar com meu amor André, Manuela, Cris, André, Thiago, Andreia, Mariana, Ge e Léo.




















terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Um pouquinho de minha história, de meu presente, feliz 2015!

Hoje, 5 de janeiro de 2015,encontrei-me com minha professora da 5º série, de Geografia,dona Jandira da Escola Rebouças . Conversamos e ela me disse que ainda tem meus cadernos e que eu era aluna mais que mil!! Que alegria, que delícia ouvir este carinho!! Me lembro que nesta época eu dava chamada oral para meus colegas, sabia toda a matéria e ainda corrigia as provas da 8º série e do colegial( estas eram as denominações da época). Já era mesmo para eu ser professora, coordenadora, sinto que nasci para isso!! Lembro-me ainda da professora Roseli , minha grande mestra, amiga, exemplo de alfabetizadora, de professora, mais uma confirmação de que meu dom é mesmo educar!
Sem saber, anos depois, após conhecer meu mestre ,seu Wilson, confirmei minha vocação e fui estudar , fazer faculdade de História e Geografia e depois Pedagogia. Tia Christina me indicou para substituí-la na Escola Machado de Assis , nas aulas de História, grande lição, sou muito grata e trabalhei como voluntária por um ano antes de ter meu primeiro emprego na alfabetização de adultos junto com minha coordenadora e amiga Fátima, com ela, sem saber conscientemente, tive a base para iniciar mais tarde , sem deixar de contar meus 12 anos em sala de aula, passando da educação infantil ao ensino médio e em especial a EJA, minha paixão ,assumir em 2006, o concurso de coordenadora pedagógica em Cachoeira Paulista. Nesta cidade, há quase 9 anos, aprendo a cada dia, fiz muitos amigos, errei, acertei e quero ainda continuar nesta trajetória que tanto amo . Estou em uma nova fase de descobertas, não concordo com tudo o que vejo e vivo, sei que tenho errado, ainda não descobri o que preciso, quero descobrir para acertar de verdade, mas, continuo estudando, continuo em " busca de sentido",aliás este além das leituras de minha terceira pós, agora em coordenação pedagógica ,é o livro que estou lendo e que foi indicação da psicóloga, minha amiga mais que especial, Iva, indico muito este livro! Indico viver a vida, sonhar, lutar, buscar, não desistir, respirar fundo, inspirar-se, lembrar-se que ainda têm pessoas que acreditam em você e que eu ainda acredito na educação, na amizade, nas pessoas, gosto de gente, tenho fé, saúde, alegrias, amigos e muita vontade de estudar, pesquisar, realizar, me divertir, fazer Ballet com Joviania, estar com meu amor André , com minha família, minha sobrinha Manuela, com meus amigos e com meus companheiros de trabalho, de vida! Sorria, acredita em Deus! Sonhe! Corra atrás! Preserve seus amigos, eu sou uma pessoa abençoada , pois, tenho muitos amigos! Fico até sem como colocar aqui os nomes de todos os amigos, familiares, professores, pois, graças a Deus tenho muitas pessoas queridas em minha vida! Passei por momentos muito difíceis, em especial, a perda de minha mãe Therezinha, doença de meu pai, acidente de carro com meu noivo, algumas frustrações, mas, superei tudo e as cicatrizes são as marcas das vitórias . Agradeço por ter meu irmão André, um lutador, que me ama e preocupa-se muito comigo e com todos, um vencedor!  Tenho muitas pessoas queridas ao meu lado, mesmo que perto do coração.
Feliz 2015!
Que Deus nos guarde sempre.
Oh Senhor, mostrai  a Vossa Face  e seremos salvos! Amém!
Nossa Senhora das Graças, rogai por nós!
 

Virada de ano

Festa de Ano Novo! Virada de 2014 para 2015, só alegria!! Com taças que ganhei da Nilce e Mariane, ao lado de pessoas queridas!













Passeio no sertão



















No dia 30 de dezembro de 2014, fomos juntamente com a tia Maria no conhecido sertão, local aonde minha tia, minha mãe nasceram, foi um reviver o passado e perpetuar a tradição familiar, família esta que tanto amo! Tia Maria mostrou toda sua vitalidade, é um caminho longo, pela mata. passa no rio, sobre morro, fomos a pé . Lá comemos no pé manga, pêssego, pitanga e o primo fez um saboroso almoço!  A Manuela também foi e amou! Dia muito feliz!