EMEIEF “ Professora Maria Zélia Freitas Lorena”
PLANEJAMENTO ESCOLAR-2013
1° DIA: 28 de fevereiro de 2013
Período da tarde: das 12h15 às 16h15
BOAS-VINDAS.
MENSAGEM: Um minuto.
DINÂMICA DE GRUPO: O que espero para este ano, à partir do próprio nome e o arco-íris da vida.
UMA REFLEXÃO:
“O planejamento é um processo ininterrupto, processual, organizador da conquista prazerosa dos nossos desejos onde o esforço, a perseverança, a disciplina são armas de luta cotidiana para a mudança pedagógica.” (Madalena Freire)
No nosso dia-a-dia vivemos planejando nossas ações: uma viagem, uma festa, um encontro com os amigos, o orçamento doméstico. Todo planejamento nasce de um desejo, de uma intenção, de uma possibilidade ou necessidade. Toda ação pedagógica nasce de um desejo de criar, interagir, trocar, inovar, acrescentar. O planejamento de ensino constitui-se, então, na previsão, organização e avaliação de situações que propiciem condições para que os alunos construam conhecimentos sobre conteúdos e valores a serem explorados num determinado período.
Questões para reflexão:
# O que os meus alunos já sabem? (nível de desenvolvimento real)
# O que ainda não conhecem?
# Devo ensinar o quê? Como? Quando e onde ensinar?
Ao planejar, o professor precisa conhecer o que planeja (conhecer o conteúdo e o seu grupo), precisa ter claro como serão arrumadas as carteiras na sala, quais as propostas que serão oferecidas, os materiais disponíveis; prever o tempo para discussão e realização da tarefa. Isto traduz uma ação organizada, que está longe de ser entendida como uma ação estática; mas, sim, como uma possibilidade de constante reflexão para novos planejamentos. Nessa perspectiva, o ato de planejar é sempre um processo que está intimamente associado ao ato de avaliar. Esta organização que tanto mencionamos não exclui a possibilidade de improvisação. Entretanto, esta precisa ser consciente, ou seja, o professor precisa ter clareza do “porquê” e “o quê” está improvisando. Os motivos precisam ser depois analisados na avaliação. A última etapa do ato de planejar seria então a avaliação, momento em que repensamos o que ocorreu, como ocorreu, o que falta, o que poderia ser modificado.
ANÁLISE DOS RESULTADOS:
INDICADORES: são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo. Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola pode intervir para melhorar sua qualidade, de acordo com suas condições, definindo suas prioridades e traçando um caminho a seguir na construção de um trabalho pedagógico e social significativo.
VAMOS PENSAR JUNTOS: QUAL NOSSA META PARA 2013?
O QUE VOCÊ ESPERA PARA ESTE ANO DE 2013?
Provinha Brasil: Teste1-2012:
Leitura- 11,10 Matemática:14,42
Provinha Brasil: Teste2-2012:
Leitura- 17,71 Matemática:17,05
IDESP:
IDESP-2009 META 2010 IDESP- 2010 META 2011 IDESP 2011 METAS 2012
2,43 2,61 2,54 2,63 1,39 1,57
ÍNDICE DE RETENÇÃO, EVASÃO E APROVAÇÃO ( reflexão).
APRESENTAÇÃO MUSICAL DA FUNCIONÁRIA NEUSA: É preciso saber viver.
IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA:
A Educação Física e Artes são disciplinas que buscam desenvolver o individuo em sua totalidade, ou seja, seus aspectos motor, cognitivo e afetivo-social. Ela existe em todos os níveis escolares. Em cada um deles busca-se atingir diferentes objetivos através dos diversos conteúdos que devem ser trabalhados nesta disciplina. E contribui muito no processo de ensinoaprendizagem das demais disciplinas. Vocês concordam com esta afirmativa?
ELABORAÇÃO DOS PROJETOS A SEREM DESENVOLVIDOS PELA ESCOLA:
- Projeto: Recuperação paralela e apoio às necessidades específicas dos educandos-2013.
-Projeto de Leitura.
COM BASE NOS DIAGNÓSTICOS ABORDADOS, AVALIE SUA ESCOLA:
Quais são suas maiores forças?
Quais são suas principais fraquezas?
Quais são as maiores oportunidades que se apresentam à escola neste ano?
Quais são as principais ameaças ou riscos ao desempenho neste ano?
Quais são as TRÊS tarefas mais importantes para a escola realizar?
ENTREGA DE LEMBRANÇA: Boneca da leitura .
LANCHE COLETIVO.
OUTROS.
PLANEJAMENTO ESCOLAR-2013
2° DIA: 1° de março de 2013.
Período da manhã: das 7h às 11h
MENSAGEM E REFLEXÃO CONDUZIDA PELA PSICOLOGA DA ESCOLA, Luiza: As portas . Içami Tiba .
DINÂMICA DE GRUPO: Vila Feliz.
PARA INÍCIO DE CONVERSA:
Fases de processo de elaboração e implementação do planejamento escolar:
1ª fase: diagnóstico.
2ªfase: programação( metas a serem alcançadas, considerando ao mesmo tempo, a política educacional e a realidade escolar).
3ª fase: acompanhamento e avaliação.
DEVOLUTIVA DO RELATÓRIO INICIAL DE SONDAGEM.
ESTUDO EM GRUPOS:
Indicadores- servem com setas para o caminhar!... Jussara Hoffmann.
ELABORAÇÃO DO PLANO ANUAL AO LONGO DA SEMANA.
ENTREGA DE LEMBRANÇAS: marcador de livro e um livro.
LANCHE COLETIVO.
ANEXOS:
TEXTO 1:
UM MINUTO
Queremos um minuto seu! Só um! É pouquinho.
Um minuto serve para sorrir. Um minuto serve para ver o caminho, olhar a flor, sentir a grama molhada, notar a transparência da água. Basta um minuto para avaliar a imensidão do infinito, mesmo sem poder entendê-lo!
Num minuto dá para ouvir o cantar dos pássaros que vão desaparecer no horizonte. Ouvir o silêncio, ou até começar uma canção.
Num minuto você diz o sim que modifica a sua vida. Basta um minuto para você apertar a mão de alguém ou fazer um amigo. Quanta vitória se conquista num simples minuto!
Num minuto você pode incentivar alguém ou desanimá-lo! Basta um minuto de atenção para você fazer feliz um filho, um aluno, um professor, um colega de trabalho, um semelhante. Basta um minuto para você entender que a eternidade é feita de minutos.
Sucesso em suas atividades diárias...
Que bom ter você aqui conosco!
Com carinho
____________________________________________________________________________
TEXTO 2:
PORTAS
Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala. Você pode não entrar e ficar observando a vida. Mas se você vence a dúvida, o temor, e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se ! Mas, também, tem um preço... São inúmeras outras portas que você descobre. Às vezes curte-se mil e uma. O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta. A vida não é rigorosa, ela propicia erros e acertos. Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno. A vida é generosa, a cada sala que se vive, descobre-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas. Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente. É a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida... Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens!
Içami Tiba
DINÂMICA DE GRUPO: O que espero para este ano, à partir do próprio nome e o arco-íris da vida.
Metade do grupo , receberá uma faixa de TNT com cores variadas e deverá doar uma ponta de sua faixa para um colega, ao mesmo tempo, deverá dizer o que espera para este ano , iniciando a palavra com a mesma letra inicial de seu próprio nome, com o objetivo de permitir a reflexão que a mudança do mundo , começa à partir da mudança de nossas atitudes e que juntos somos mais fortes.
DINÂMICA DE GRUPO:VILA FELIZ (História com Dobradura)
Texto e diagrama para a atividade Rita Foelker
Material: Um quadrado de papel (cerca de 15 x 15 cm)
Era uma vez alguém que ganhou um livro (1).
E ao abrir este livro, conheceu um mundo novo (2). Era como se a janela da sua alma se abrisse (3) para uma nova realidade.
E, então, resolveu sair em busca de tudo o que havia visto naquelas páginas.
De um lugar onde houvesse ao mesmo tempo carinho compartilhado e oportunidades de servir, mas onde se pudesse aprender lições importantes, enriquecendo a inteligência.
Um lugar onde exercitar todos os dias as virtudes que nos conduzem à felicidade e onde a felicidade, mais do que em qualquer outro lugar, tivesse chance de nascer, como o Sol, todos os dias.
Só que ele descobriu que este lugar não existia! Cada criatura é que precisava construí-lo, com seus sonhos (4), com seus sentimentos, com sua dedicação (5), com pequenos gestos de atenção. E ao construí-lo...
… compreendeu o que ele era. Era o LAR. E este lar significa onde você está: sua casas, sua escola, é sua vida.
Após a confecção da dobradura, solicitar que cada participante escreva nela sua maior qualidade.