"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

sábado, 30 de abril de 2011

Inauguração da sala de PROINFO

Familiares da Homenageada: Ilka Siqueira de Barros:

No dia 28 de abril de 2011 na EMEF " Dr. Evangelista Rodrigues" tivemos a inauguração da Sala de PROINFO. Foi um dia especial, tivemos a presença de diretores de escolas municipais, vereadores, pais de alunos, prefeito, secretário de educação, supervisorase as presenças mais que especiais da escritora Ruth Guimarães e dos familiares de Ilka Siqueira de Barros, nome escolhido para a nossa nova sala. A escolha de Dona Ilka foi perfeita,pois, ela foi educadora de nossa escola por muitos anos até se aposentar, além disso ela tem muita relação com nossa escola: seus pais e ela nasceram no bairro do Jataí, bairro este onde se localiza a EMEF " Antonio Benedicto Hummel", escola vinculada à nossa . Em seu casamento teve como padrinho João Evangelista Rodrigues, o patrono da escola. Seus filhos estudaram em nossa instituição e três filhas dela foram professoras no Evangelista.

Fiquei muito feliz em conhecer sua família, suas filhas foram muito atenciosas conosco e são sinônimos de elegância!
Todos os professores e funcionários da escola contribuíram com a organização do evento, o que fico muito feliz e grata. Os alunos deram show de educação, parabéns à todos!
A vice-diretora Léo e a diretora Jamilla organizaram tudo com muita competência e carinho.

A professora Valéria neste dia expôs o resultado do trabalho" Dengue esteja alerta!

O professor Valter desenhou os quadros que adornam nossa sala do PROINFO.É um artista.

A profesora Angela, ajudou nos painéis da escola e foi comigo à casa das filhas de dona Ilka para fazer contato, aliás dona Angela, hoje professora de Artes foi aluna da homenageada.A professora Eliana e a psicóloga Iva ajudaram a organizar a recepção que aliás ficou chiquérrima!

O Secretário Diego deixou os computadores funcionando e com a cara da escola!O Luan foi colocando os alunos em contato com os computadores, além de ajudar a colocar tudo no lugar.

Dona Rosa, Giselda, Sandy, seu Norival foram arrumando tudo para que o ambiente ficasse limpinho e agradável.

Agradeço a professora Rose por fazer contato com a Maria Alice, conhecedora da história do município e que nos indicou o nome perfeito para a sala de PROINFO: Ilka Siqueira de Barros.

Enfim todos foram dando sua contibuição para que ocorresse tudo de forma organizada e perfeita, resultado desta nossa equipe que para mim é 10!

Enfim foi um dia especial!











Inauguração do Museu de Cachoeira Paulista










Hoje foi a inauguração do Museu de Cachoeira Paulista, localizado no Parque Ecológico da cidade. Delícia foi caminhar por lá, respirar ar puro, estar em contato com a natureza, rever amigos, ver as novidades da casa do artesão que a dona Maria Alice e a Madalena cuidam com tanto carinho!

Lembrei-me da época em que trabalhava lá na Oficina Pedagógica, que hoje não existe mais, é uma pena, faz falta! Que tempo bom, vivi muitas passagens felizes por lá! Lembro-me também que nas minhas férias, antes de trabalhar em Cachoeira, eu ia ao Parque e ficava lá lendo...pura delícia! Além disso é la que fica a mestre Ruth Guimarães!Preciso ir mais ao parque. Saí de lá revigorada!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Mostra do trabalho: Dengue esteja alerta!























E o projeto: Dengue esteja alerta!, continua ... esta semana eu e a professora Valéria fomos juntas com o aluno Luís Filipe fotografar os moradores da zona rural de Cachoeira Paulista , locais onde ele falou sobre o depoimento da professora e ainda colheu comentários dos mesmos. Ele andou e muito! Em reconhecimento ao seu empenho recebeu da escola o diploma de " Agente Mirim", homenagem mais que merecida!


O resultado do trabalho está em um painel em nossa escola.


A Professora Valéria está ficando famosa: seu depoimento saiu no jornal " O Momento"! Chiquérrimo!


E, o Secretário de Educação do Muncípio, Rubens irá levar a ideia do trabalho para Canas. Muito bom, são as sementinhas sendo semeadas!

Um alerta

Vamos refletir....

*Este alerta está colocado na porta de um espaço terapêutico*
O resfriado ocorre quando o corpo não chora.
A garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as dúvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza.
O coração enfarta quando chega a ingratidão.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a"criança interna" tiraniza.


O plantio é livre. A colheita, obrigatória.

P.S.: Normalmente, o(s) sintoma(s) ocorre(m) 3 dias após o "acontecido".
Descubra o que te prejudicou e coloque para fora, em conversa com amigos ou
com um profissional, que vc se cura!!!
Sua saúde e sua vida dependem de suas escolhas!!!


Escolha ser feliz!!!!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

18 de abril Dia do Livro

No dia 18 de abril comemoramos em nossa escola o dia do Livro Infantil e de Monteiro Lobato.Os alunos do 1° ano e 2° ano apresentaram uma música sobre o Sítio do Picapau amarelo e os alunos do 4° ano A da professora Dulcelha, fizeram uma dramatização e música sobre o dia do livro, em homenagem a Monteiro Lobato: o resultado ficou tão lindo que propus aos alunos se apresentarem na CEMEI Nina Mendes. Assim no dia 19 fomos fazer a apresentação, foi um momento muito bonito que nos permitiu ver em cada criança, os olhinhos brilhando.
Eu falei também sobre a delícia de ler livros e que devemos conhecer os autores da nossa região como Rita Elisa Seda, Paulo Barja, Iran Barboza,Maria Izabel Fortes, Ruth Guimarães e tantos outros que eu tamabém preciso conhecer!!!!!!!!!!!!
Se você conhece outros autores da região, por favor me indique os nomes e livros.








Semana de Conscientização da Coleta Seletiva

Coleta seletiva. Prefeitura e entidades realizam semana de conscientização.

A questão ambiental tornou-se um tema amplamente debatido em todos os meios, pois um ambiente em equilíbrio reflete na qualidade de vida das pessoas. Para este ano a Igreja Católica lançou sua campanha da fraternidade trabalhando o tema Fraternidade e vida no planeta. A parceria entre a entidade EMAUS de Cachoeira Paulista, a Prefeitura da cidade, Igreja Católica, VSA Soluções Ambientais, e o núcleo de desenvolvimento social da Canção Nova, promove nos próximos dias a Semana de Conscientização sobre Coleta Seletiva na cidade. “Neste primeiro momento faremos esta semana de conscientização onde as palavras-chave serão: reciclagem, reutilização, reaproveitamento, coleta seletiva. Vamos abrir a semana no auditório municipal com uma “mesa redonda” trazendo representantes de diversas entidades INPE; CETESB; VSA; PRO-LIFE. Esta mesa-redonda acontecerá na 2ª-feira, dia 11 de abril em dois momentos, às 09:00h da manhã e às 15:00h debatendo com a presença da comunidade em geral”, disse Tânia Barbosa, representante do Emaús. Segundo Tânia, a programação da semana conta com visitas direcionadas ao Aterro Sanitário da cidade, administrado pela VSA (Vale Soluções Ambientais); à sede do Emaús; um evento de conscientização em Praça Pública com presença do personagem Zé Paraíba; apresentação musical da turma do Cantinho da Criança e do grupo “No ritmo da sucata”, e exposição de artesanato realizado com material reciclável. “Não basta apenas falar de coleta seletiva. Precisamos fazer a Coleta Seletiva. Em nosso projeto piloto, vamos realizar após a semana de conscientização (que esperamos desperte a população para esta necessidade), a coleta seletiva na região central do município. Inicialmente será um trabalho de formiguinha, pelos poucos recursos que temos, mas creio que com as parcerias que estamos realizando nosso objetivo será alcançado”, disse Tânia.

Fonte: site da Prefeitura.


14/4 (Quinta-feira): na Praça Prado Filho (Centro) 9h30 e 14h30


– Dinâmicas com os personagens Zé do Paraíba e do Cantinho da Criança

-Apresentação Musical No ritmo da Sucata

-Exposição de Artesanato com reciclagem

domingo, 17 de abril de 2011

Paulo Barja







Hoje tomei um café mais que literário, pura arte, puro gosto bom, gostinho de quero mais junto com Paulo Barja na Bienal do Livro de São José dos Campos. Quão delícia foi ouví-lo em cada cordel .

Paulo Barja é músico e professor universitário, doutor em ciências pela UNICAMP, com pós-doutorado pela USP. Apaixonado por cultura popular, coleciona cordéis desde a década de 80. Desde 2000, trabalha com direção musical e criação de trilhas musicais para teatro; em 2002, iniciou o trabalho com fotopoemas e, em 2008, começou a criar os “Cordéis Joseenses”, folhetos de cordel de sua autoria. Desde então, ingressou na Academia Joseense de Letras, foi contemplado com a Bolsa FUNARTE de Circulação Literária e também com o Prêmio Mais de Literatura de Cordel (Ministério da Cultura).

Criados por Paulo Barja, os "cordéis joseenses" tratam de temas diversos, desde saúde e educação ambiental até histórias cômicas, incluindo adivinhas para crianças de todas as idades. Compostos nas várias formas poéticas do cordel, os folhetos tem por base a mesma proposta: são textos curtos, escritos em linguagem simples, visando uma leitura em voz alta que fale direto ao ouvinte.

Tem um cordel à Ruth Guimarães, pessoa que admiro tanto e que está tão pertinho da gente, uma mestra, singela, encantadora!!! Que surpresa gostosa foi ver este cordel!

Conheçam seu blog:
http://cordeisjoseenses.blogspot.com/

Quatro Estações




Quatro estações

Nasci- é primavera!
Felicidade infantil.
Floresço olhares atrevidos
Encho a casa de cores e gritos.
Sou criança.

Depois o verão,
Vem de mansinho.
Traz-me rubores, amores
E noites abafadas.
Sou jovem.

No outono,
Minhas raízes se aprofundam,
Na maturidade da vida
E Sou força e proteção.
Estou adulta.

E o inverno quando chega
Me pega de supetão.
Sinto frio, rompe-se a casca
Caem-se as folhas, fico só.
Na velhice, os meus dias,
São saudades do __________________________

Este poema é de Rita Elisa Seda, autora joseense, que muito admiro. “Quatro estações” , faz parte do livro” Retalhos de Outono”, que ela escreveu quando estava em Goiás.
Agora, tenho um desafio para você: descobrir que palavra eu tirei do seu poema: deixe seu comentário com qual palavra você acha que a poetisa se expressou nestes belos versos.


Este poema é de Rita Elisa Seda, autora joseense, que muito admiro. “Quatro estações” , faz parte do livro” Retalhos de Outono”, que ela escreveu quando estava em Goiás. Agora, tenho um desafio para você: descobrir que palavra eu tirei do seu poema: deixe seu comentário escrevendo qual palavra você acha que a poetisa se expressou nestes belos versos.

sábado, 16 de abril de 2011

Bienal de São José dos Campos

CD de Cora Coralina que ganhei de Rita Elisa... este vai "tocar" muitas pessoas!!!



Estande de livros dos autores Joseenses


Paulo Roxo Barja- Literatura de Cordel Joseense.


Eu e minha querida amiga: Rita Elisa Seda: ela me presenteou com seu livro de poemas: Retalhos de Outono e um Cd de Cora Coralina... que riqueza!!!!!!!!!!!!! E ainda autografou em meu livro preferido: Fábulas para Seishum.





Foi no dia 16 de abril de 2011, depois dos percalços, este dia chegou...

Chegou a hora, acordei cedinho, peguei minha bolsa, levando comigo como compainha, muitas ideias, a vontade, a esperança, a necessidade de passar um dia com os livros... peguei o ônibus, cheguei em São José, lá logo consegui um circular para São Francisco Xavier para me levar até ao Parque da Cidade, no circular encontei um anjo, uma senhora chamada Dulce, conversamos muito pelo caminho, ela me indicou como chegar ao meu destino... e, quando cheguei me deparei com tudo o que gosto, que amo: natureza, pessoas de verdade, livros, amigos,ideias, realidade!

Fui olhando, sentindo cada livro, buscando o que eu procurava... encontrei muitas novidades, autores joseenses que queria muito encontrar, pude ouvir encantada os cordéis de Paulo Roxo Barja e mais gostoso e mágico foi reencontrar minha amiga, meu anjo ,autora de muitos livros, Rita Elisa. Quão mágico foi passar momentos com ela, ao seu lado não se precisa buscar as palavras, as palavras vem, quanta coisa boa falamos, pensamos...

Que delícia perceber que o que idealizei a semana toda, aconteceu... estar na Bienal , reecontrar Rita Elisa, encontrar os livros de autores da Região.

Voltei com a mala cheia... mais de quarenta livros... milhares de ideias, de energia renovada, de vontade de fazer acontecer, de gostinho bom de amizade...amizade para todas as horas... E,Rita Elisa com toda sua delicadeza me levou até à rodoviária para que voltasse ao meu lar...

O que posso dizer é que sempre temos que fazer " um brinde à amizade!"



quarta-feira, 13 de abril de 2011

DENGUE









A PROFESSORA VALÉRIA DA EMEF " DR. EVANGELISTA RODRIGUES", QUE HÁ POUCO TEMPO TEVE DENGUE RESOLVEU COMPARTILHAR COM NOSSOS ALUNOS, EQUIPE ESCOLAR, PAIS E COMUNIDADE SOBRE TUDO O QUE SOFREU NESTE PERÍODO . PARA ISSO, NO DIA 13 DE ABRIL, TIVEMOS EM NOSSA INSTITUIÇÃO UM MOMENTO DE REFLEXÃO NA QUAL A PROFESSORA DEU SEU DEPOIMENTO SOBRE COMO SE SENTIU AO SER CONTAMINADA PELA DENGUE E PRINCIPALMENTE SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CUIDARMOS DE TUDO AO NOSSO REDOR INCLUSIVE DO NOSSO PRÓPRIO CORPO PARA JUNTOS COMBATERMOS ESSE MAL. ATRAVÉS DE PATROCÍNIO DA FARMAVALE DE LORENA, TODOS OS ALUNOS RECEBERAM UMA AMOSTRA DE REPELENTE, PARA PERCEBEREM NA PRÁTICA A NECESSIDADE DO USO DESTE . AGORA QUEREMOS CONTAR COM TODA A COMUNIDADE PARA QUE LEIAM O DEPOIMENTO DA PROFESSORA QUE ESTÁ NO MURAL DA ESCOLA, NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO OU AQUI NO MEU BLOG DA COORDENADORA: http://coordenadorarenata.blogspot.com.br/ . VOCÊ PODE DEIXAR UM COMENTÁRIO EM QUALQUER UM DESTES LOCAIS. SERÁ MUITO IMPORTANTE PARA TODOS NÓS A SUA PARTICIPAÇÃO. CONTAMOS COM VOCÊS. ABRAÇOS RENATA

DENGUE , ESTEJA ALERTA!” RELATO DE UMA PROFESSORA QUE TEVE DENGUE.




ACHEI QUE ERA IMPORTANTE RELATAR A POPULAÇÃO , AOS MEUS ALUNOS E AOS CIDADÃOS EM GERAL SOBRE O FATO DE TER VIVENCIADO A DOENÇA DIAGNOSTICADA COMO DENGUE , POR TER SIDO ALGO TÃO SÉRIO. “DENGUE NÃO É BRINCADEIRA . . “ NEM É UMA DOENÇA PARA CRIANÇA OU IDOSO . . . MAIS AINDA , “É REALMENTE UMA COISA SÉRIA”. TUDO COMEÇOU NUMA NOITE DE SÁBADO ONDE PASSEI POR UM DIA AGRADÁVEL E NO FINAL DELE COMECEI COM FORTES DORES NO CORPO E ME ACHANDO “ESQUISITA”. PASSADO ALGUMAS HORAS , CONTINUEI COM ESSA SENSAÇÃO E RESOLVI VERIFICAR SE ESTAVA COM FEBRE. CONFIRMADO : 38 E POUCO. NÃO ENTENDENDO O QUE ESTAVA ACONTECENDO , DEMOREI ALGUMAS HORAS E ADORMECI. ACORDEI PELA MANHÃ AINDA MUITO “ESTRANHA” , MAS JÁ PERCEBENDO QUE SE TRATAVA DE ALGO QUE NÃO ERA UM RESFRIADO , NEM UMA VIROSE (APESAR DE NUNCA TER PASSADO POR UMA) , POIS ERA UMA SENSAÇÃO MUITO DIFERENTE. NÃO AGUENTANDO MEU CORPO , COMO SE ESTIVESSE MUITO CANSADA , PEDI PARA MEU PAI ME BUSCAR PARA ALMOÇAR POIS EU NÃO TINHA CONSEGUIDO TOMAR UM CAFÉ , TINHA COMIDO APENAS UMA FRUTA. AO ALMOÇAR UM PEQUENO PEDAÇO DE PEIXE PERCEBI QUE AQUILO TINHA ME FEITO MUITO MAL E COMECEI A SENTIR FORTES DORES NO PEITO , ISSO FORA OS OUTROS SINTOMAS JÁ PERCEBIDOS QUE ESTAVAM AGRAVANDO. FUI PARA O HOSPITAL COM MEDO DE TER ALGO MAIS SÉRIO POIS O PEITO DOÍA DEMAIS. CHEGANDO LÁ , O MÉDICO LOGO QUE ME ATENDEU E SÓ DE ME OLHAR DISSE : - “VOCÊ PARECE QUE ESTÁ DENGOSA!!!”COMENTEI COM ELE SOBRE A DOR NO PEITO QUE PARECIA SER INDIGESTÃO E APÓS ME EXAMINAR DISSE QUE EU TERIA TODOS OS INDÍCIOS QUE ESTARIA COM DENGUE. ME DEU E INDICOU UMA MEDICAÇÃO PARA TOMAR TAMBÉM EM CASA. FIQUEI POR LÁ ALGUMAS HORAS NO HOSPITAL E FUI ORIENTADA A PROCURAR , SE POSSÍVEL , UM MÉDICO QUE PUDESSE ME ACOMPANHAR PEDINDO ALGUNS EXAMES. EM CASA , OS SINTOMAS MELHORAVAM E PIORAVAM CONFORME PASSAVA O DIA E NA MANHÃ SEGUINTE , PEDI PARA QUE MEU PAI MARCASSE UMA CONSULTA MÉDICA. APÓS ALGUMAS HORAS MINHA MÉDICA ME ATENDEU E PEDIU QUE FIZESSE EXAME DE SANGUE. NO DIA SEGUINTE , FIZ O EXAME E DIAGNOSTICOU “UMA BAIXA NO NÍVEL DE PLAQUETAS” , O QUE É UM INDÍCIO MUITO FORTE COM RELAÇÃO A DOENÇA. MINHA MÉDICA PEDIU QUE EU FICASSE ATENTA A QUALQUER SINTOMA DIFERENTE E FOSSE RELATANDO A ELA SEMPRE QUE PRECISASSE DE AJUDA E FIZESSE UM EXAME ESPECÍFICO NO 6º DIA DA DOENÇA. OS SINTOMAS FORAM OS PIORES POSSÍVEIS : FRAQUEZA , DOR NO CORPO , DIARRÉIA , NÁUSEAS , VÔMITOS . . . CHEGANDO A TER QUE VOLTAR A MÉDICA , POIS MESMO SENDO UMA PESSOA SAUDÁVEL E “APARENTEMENTE” ESTAR BEM , EU JÁ NÃO COMIA DIREITO E MUITO POUCO HÁ 3 DIAS. MINHA MÉDICA ME ENCAMINHOU AO HOSPITAL COM UMA “CARTINHA” PARA A MÉDICA PLANTONISTA , E LÁ APÓS ME EXAMINAR E OLHAR O EXAME , VERIFICOU E ME DISSE QUE DEVIA SE TRATAR DE UMA VIROSE. ME INDICOU SORO PARA FORTALECER , REMÉDIO PARA NÁUSEAS E VÔMITOS , E O MESMO QUE EU JÁ ESTAVA TOMANDO PARA FEBRE. DEPOIS DE MUITAS IDAS AO CONSULTÓRIO , TELEFONEMAS , POIS O MAL ESTAR ERA MUITO GRANDE , ESTAVA CHEGANDO O DIA DE FAZER O EXAME PARA COMPROVAR O DIAGNÓSTICO. RESOLVI PASSAR NO LABORATÓRIO PARA VERIFICAR SE TERIA QUE FICAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME. A ATENDENTE DISSE QUE EU TERIA QUE FAZER UM JEJUM DE 8 HORAS , MAS QUE EU TERIA QUE AUTORIZAR O EXAME POIS O CONVÊNIO NÃO ESTARIA AUTORIZANDO ALGUNS EXAMES. FUI ATÉ O ESCRITÓRIO DO CONVÊNIO E LÁ , “POR INCRÍVEL QUE PAREÇA , TENDO UMA EPIDEMIA NA CIDADE”, O EXAME NÃO ESTAVA AUTORIZADO. DEPOIS DE ALGUNS TELEFONEMAS PARA VERIFICAR O QUE EU DEVERIA FAZER COM RELAÇÃO AO EXAME : PARTICULAR , SUS , ETC . . . FUI ALERTADA POR ALGUNS MÉDICOS QUE O EXAME PODERIA SER FEITO PELO SUS MAS ELES IRIAM VERIFICAR “A MINHA NECESSIDADE” PARA FAZER O EXAME , POIS ELES NÃO ESTAVAM FAZENDO DE TODAS AS PESSOAS QUE IAM ATÉ O POSTO. RESOLVI “PAGAR” PELO EXAME PARA SABER O DIAGNÓSTICO. DIAGNÓSTICO CONFIRMADO : “DENGUE”. OS SINTOMAS COMPLETARAM UM TOTAL DE 10 DIAS ONDE ENCERROU COM UMA “VERMELHIDÃO” NAS MÃOS E NOS PÉS QUE QUEIMAVA , COÇAVA E NÃO ME DEIXAVA DORMIR POR MAIS UM DIA. QUANDO NA MANHÃ DO 11º DIA COMI MAMÃO E SENTI O GOSTO DO MAMÃO. TOMEI CAFÉ E SENTI TAMBÉM O CHEIRO DO CAFÉ. AGRADECI À DEUS POIS A SENSAÇÃO É QUE EU TINHA “NASCIDO NOVAMENTE” POIS NADA MAIS TINHA SABOR , CHEIRO , PRAZER . . . O QUE EU COMIA NÃO TINHA GOSTO DE NADA. O CHEIRO DAS COISAS ME DAVA NÁUSEAS. E O PRAZER DE VIVER . . .VIDA QUE COISA SAGRADA! QUE BOM VIVER!


DESABAFO


DIANTE DE TUDO ISSO GOSTARIA DE DESABAFAR COM VOCÊS . . . PRIMEIRAMENTE AGRADEÇO AOS MÉDICOS QUE FORAM ATENCIOSOS COMIGO DIANTE DE TANTO MAL ESTAR E DESÂNIMO. NO CASO DA MÉDICA QUE ACHOU QUE ERA “UMA VIROSE” MESMO TENDO TODA UMA EPIDEMIA NA CIDADE , E EU APRESENTANDO EXAMES E SINTOMAS QUE INDICAVAM A DOENÇA , ME PARECEU UM CERTO “DESCASO”. COM RELAÇÃO AO EXAME NECESSÁRIO PARA CONFIRMAR QUE EU ESTAVA COM DENGUE ,ME ASSUSTA, POIS EM UMA CIDADE , COM EPIDEMIA DA DOENÇA , VOCÊ TEM COMO SABER , “SELECIONANDO , NÃO SEI DE QUE MANEIRA” , SE A PESSOA ESTÁ DOENTE OU NÃO? COMO DIAGNOSTICAR QUEM NÃO TEM DINHEIRO PARA PAGAR O EXAME? É MUITO TRISTE . . . VOCÊ FICA MAIS TRISTE AINDA QUANDO PASSA NA SANTA CASA DA MINHA CIDADE E VÊ NÃO SÓ LÁ DENTRO , COMO FORA DELA , PESSOAS DOENTES E “APARENTEMENTE” COM DENGUE , AGUARDANDO ATENDIMENTO POR HORAS , SEM PODER SE AGUENTAR. DE TUDO QUE PASSEI , O QUE FICOU É A CERTEZA DE NUNCA DESEJAR PARA NINGUÉM , NEM PARA UMA PESSOA QUE EU NÃO SIMPATIZO , QUE ELE VENHA A PASSAR POR UMA DOENÇA COMO A DENGUE , É HORRÍVEL!



AÇÕES ( DE VERDADE , NÃO SÓ NO PAPEL ) NA NOSSA VIDA


NÃO DEIXE DE USAR REPELENTE EM NENHUM MOMENTO. SE É A ÚNICA MANEIRA DE NOS PROTEGER . . . USE. PROTEJA TAMBÉM AS PERNAS COM CALÇA COMPRIDA , MEIA E TÊNIS. SE , COMO DIZEM OS MÉDICOS , ELE PICA A 1 METRO DE ALTURA , PROTEJA BEM. NÃO DEIXE DE USAR O REPELENTE MESMO DEBAIXO DA ROUPA POIS DIZEM QUE ELE PICA ATÉ POR CIMA DELA. E PASSE TAMBÉM NOS BRAÇOS E NAS PARTES QUE FICAREM SEM A PROTEÇÃO DA ROUPA. LIMPE , DE VERDADE , SUA CASA , SEU QUINTAL , SUAS CALHAS E SUA CAIXA D’ÁGUA. USE ÁGUA SANITÁRIA NOS RALOS E VASOS SANITÁRIOS. MANTENHA A TAMPA DO VASO SANITÁRIO SEMPRE FECHADA POIS TEM ÁGUA PARADA. PEÇA PRO SEU VIZINHO FAZER TAMBÉM. FISCALIZE ! UMA TAMPINHA COM ÁGUA PODE PROCRIAR O MOSQUITO DA DENGUE , LEMBRE SEMPRE DISSO.


NA NOSSA ESCOLA COM RELAÇÃO À ESCOLA , O QUE JÁ FOI FEITO E O QUE FALTA FAZER? BANHEIROS – MANTER SEM A PRESENÇA DE PERMILONGOS E COM A TAMPA DO VASO FECHADA. MATO – SEMPRE CORTADO POIS ELE ESTANDO GRANDE PODE JUNTAR PERNILONGOS E TER POR BAIXO ALGUM FOCO. CALHAS E LAJE – MANTER SEMPRE LIMPAS POIS É UM DOS PRINCIPAIS FOCOS AFINAL ESTÃO LONGE DOS NOSSOS OLHOS E PODEM ACUMULAR ÁGUA E SUJEIRA. LIXO – SEMPRE TAMPADOS. RALOS – SEMPRE COLOCAR ÁGUA SANITÁRIA POIS PODEM ACUMULAR ÁGUA PARADA. AMBIENTE ESCOLAR EM GERAL – MANTER SEM A PRESENÇA DE PERNILONGOS.


ENTÃO . . . O QUE JÁ FOI FEITO E O QUE AINDA FALTA FAZER?! ASSIM , COM CERTEZA , ESTAREMOS NOS PROTEGENDO E NOS AFASTANDO DESSE GRANDE MAL QUE É A DENGUE.



OBS : INFORMAÇÃO SOBRE O REPELENTE A FARMAVALE - FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO DE LORENA - NOS FORNECEU AMOSTRAS DE REPELENTE PARA QUE TODOS NA ESCOLA COMECEM A USAR. SERIA IMPORTANTE QUE TODOS TIVESSEM E PASSASSEM NO CORPO PARA SE PROTEGER. É NECESSÁRIO REPASSAR ALGUMAS VEZES NO DIA , POR ISSO , SERIA BOM TER TAMBÉM NA BOLSA. COMPRE UM PRODUTO DE CONFIANÇA. TEMOS TAMBÉM UMA RECEITA DE REPELENTE CASEIRO QUE ESTÁ NA INTERNET. ESTIVE CONVERSANDO EM UMA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO SOBRE O “EFEITO REAL” DESTA RECEITA E SE ELES PODERIAM TESTAR. ELES ME PASSARAM QUE NÃO PODERIA SER TESTADA POR NÃO SE TRATAR DE UMA RECEITA MÉDICA , MAS QUE POR CONTER ÁLCOOL E CRAVO ELA DEVERIA AFASTAR O PERNILONGO PELO CHEIRO FORTE. NÃO SEI INFORMAR TAMBÉM O CUSTO DESTA RECEITA E SE REALMENTE VALE A PENA CONFIAR.



AQUI VAI A RECEITA: 1/2 LITRO DE ÁLCOOL ; 1 PACOTE DE CRAVO DA ÍNDIA (10 GR) ; 1 VIDRO DE ÓLEO DE NENÊ (100ML). DEIXE O CRAVO CURTINDO NO ÁLCOOL UNS 4 DIAS AGITANDO, CEDO E DE TARDE. DEPOIS COLOQUE O ÓLEO CORPORAL (PODE SER DE AMÊNDOAS, CAMOMILA, ERVA-DOCE, ALOE VERA).



AGRADEÇO PELA ATENÇÃO.



PROFA. VALÉRIA CRISTINA ROSA COELHO DIAS E.M.E.F. DR. EVANGELISTA RODRIGUES CACHOEIRA PAULISTA - SP MORADORA DA CIDADE DE LORENA – SP ABRIL / 2011



GOSTARÍAMOS MUITO DE RECEBER O SEU COMENTÁRIO.