"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

domingo, 13 de março de 2016

Planejamento escolar- primeiro dia




Planejamento


                                                                  Planejamento
                                                                       Pauta:
“ O conhecimento que não é obtido através da experiência pessoal não é totalmente  conhecimento. “
Lev Semenovich  Vygotssky
1º dia: 10 de março de 2016
OBJETIVOS :
·         Acolher os professores para reflexões sobre o planejamento escolar de 2016.
·         Refletir sobre as ameaças e oportunidades referentes ao desempenho escolar do corrente ano.
·         Elaborar as metas e ações da unidade escolar para o ano de 2016.
·         Refletir sobre a sondagem inicial.
·         Adequar os conteúdos trabalhados nos projetos visando o avanço dos alunos.
·         Revisar os conteúdos do plano de ensino segundo os livros didáticos e os projetos previstos para o ano de 2016.
DESENVOLVIMENTO:
·         Acolhimento( Entrega de mensagem 1).
·         Leitura Cultural: Acredite... ou seja surdo! ( entrega do imã de sapinho ).
·         Para reflexão:
Planejar poderia ser um momento de reencontro...
de pessoas que se dedicam a educar e instrui, uma ocasião para contarem uma às outras como gostariam, realmente,de fazer seu trabalho. Será que o planejamento tem que ser monótono, repetitivo, pesado, ano a ano?
Será que não pode ser um momento agradável, para partilhar opiniões, sonhos? ... Descobrir-se?...
DINÂMICA DE GRUPO-AVALIANDO SUA ESCOLA:
ü  Quais são nossas maiores forças?
ü  Quais são nossas principais fraquezas?
ü  Quais nossas  maiores oportunidades que se apresentam à escola neste ano?
ü  Quais são as principais ameaças ou riscos ao desempenho neste ano?
ü  Quais são as TRÊS tarefas mais importantes para a escola realizar?
( FAREMOS UMA BATATA-QUENTE: COM AS QUESTÕS À CIMA, QUEM TIRAR UMA DESTAS QUESTÕES DEVERÁ CONDUZIR A REFLEXÃO SOBRE O ASSUNTO QUESTIONADO. AS RESPOSTAS SERÃO REGISTRADAS E COMPARADAS COM AS METAS E AÇÕES JÁ ELABORADAS EM HTPC EM NOSSA UNIDADE ESCOAL).
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS:
IDEB( 2013).
 SARESP( 2014);
PROVINHA BRASIL( 2015):
2ºA- MÉDIA
LEITURA
MATEMÁTICA
TESTE 1
TESTE 2
TESTE 1
TESTE 2
15,6
Nível  3
16,75
Nível 5
18,76
Nível 5
17,12
Nível N5
LANCHE COLETIVO.
REFLEXÕES SOBRE A SONDAGEM  INICIAL DE 2016: estabelecer objetivos e metas.

CONVERSANDO SOBRE OS PROJETOS E PROGRAMAS  A SEREM DESENVOLVIDOS PELA ESCOLA:
· Ensino Fundamental:
- Projeto: Recuperação paralela e apoio às necessidades específicas dos educandos-2016.
-Projeto de Leitura.
- Projeto Amigos e parceiros da Escola.
- Projeto Palavra Cantada ( para os professores :PEBI , Arte e Educação Física).
-Projeto de Filosofia: Educação para o pensar.
-Pacto.
- Programa Nova Dutra (Caminhos para a Cidadania: Trânsito e Meio Ambiente).
-PROERD (5º ano).
- Programa Ler e Escrever ( Língua Portuguesa ; Memórias , Caminhos e Descobertas- Sociedade e Natureza).
- EMAI( Programa Educação Matemática nos anos iniciais).
· Educação Infantil:
-1º semestre: O mundo encantado do circo.
-2º semestre: Um mergulho no fundo do mar.
-Projeto de Leitura.
- Projeto de amigos e parceiros da Escola.
- Projeto Palavra Cantada.
- Projeto: MEMÓRIAS, CAMINHOS E DESCOBERTAS- PROGRAMA LER E ESCREVER: APRESENTAÇÃO DO GUIA DE PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÕES : ( ÊNFASE NA PROPOSTA, SEQUÊNCIAS E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DE CADA ANO).
· Arte:
- Projeto  Amigos e parceiros da Escola.
- Projeto: Recuperação paralela e apoio às necessidades específicas dos educandos-2016.
-Projeto de Leitura.
- Projeto Palavra Cantada.
-Livro Didático: Novo Girassol – Saberes e  Fazeres do Campo, editora FTD- Arte.
· Educação Física:
- Olimpíadas.
- Jogos cooperativos.
- Inclusão Escolar.
- Projeto: Recuperação paralela e apoio às necessidades específicas dos educandos-2016.
· AEE- RECURSOS MULTIFUNCIONAIS:
- Projeto: Recuperação paralela e apoio às necessidades específicas dos educandos-2016.
-Projeto de Leitura.
- PDI.
APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO ANUAL DE 2016:
Referências Bibliográficas:
Ø   EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:  Ler e Escrever, EMAI, PACTO e Referencial para a Educação Infantil.
Ø   Livro Didático: Novo Girassol – Saberes e  Fazeres do Campo, editora FTD. Culturas e regiões do Brasil( livro regional abrangendo Arte, cultura , História e Geografia da Região- 4º e 5º ano).
O  que o plano anual  precisa contemplar :
Ø   Ensino Fundamental: os conteúdos dos livros didáticos- PNLD/ Campo-2016 , do Programa Ler e Escrever e do EMAI.
Ø   Acrescentar também: datas comemorativas( Calendário já apresentado aos professores em HTPC); projetos; programas e Olimpíadas.

Ø   Educação Infantil: datas comemorativas( Calendário já apresentado aos professores em HTPC); projetos;   olimpíadas.
Ø   AEE: elaborar o Plano de Desenvolvimento Individual.
OUTROS ASSUNTOS.

Que possamos trocar muitas experiências ao longo do ano!

Coordenadora Pedagógica Renata de Castro Camargo



















Nenhum comentário:

Postar um comentário