"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

domingo, 17 de abril de 2011

Paulo Barja







Hoje tomei um café mais que literário, pura arte, puro gosto bom, gostinho de quero mais junto com Paulo Barja na Bienal do Livro de São José dos Campos. Quão delícia foi ouví-lo em cada cordel .

Paulo Barja é músico e professor universitário, doutor em ciências pela UNICAMP, com pós-doutorado pela USP. Apaixonado por cultura popular, coleciona cordéis desde a década de 80. Desde 2000, trabalha com direção musical e criação de trilhas musicais para teatro; em 2002, iniciou o trabalho com fotopoemas e, em 2008, começou a criar os “Cordéis Joseenses”, folhetos de cordel de sua autoria. Desde então, ingressou na Academia Joseense de Letras, foi contemplado com a Bolsa FUNARTE de Circulação Literária e também com o Prêmio Mais de Literatura de Cordel (Ministério da Cultura).

Criados por Paulo Barja, os "cordéis joseenses" tratam de temas diversos, desde saúde e educação ambiental até histórias cômicas, incluindo adivinhas para crianças de todas as idades. Compostos nas várias formas poéticas do cordel, os folhetos tem por base a mesma proposta: são textos curtos, escritos em linguagem simples, visando uma leitura em voz alta que fale direto ao ouvinte.

Tem um cordel à Ruth Guimarães, pessoa que admiro tanto e que está tão pertinho da gente, uma mestra, singela, encantadora!!! Que surpresa gostosa foi ver este cordel!

Conheçam seu blog:
http://cordeisjoseenses.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Prezada Renata,
    agradeço muitíssimo seu entusiasmo e acolhimento diante do meu trabalho com os cordéis. Você me anima a querer te mostrar as músicas que tenho feito (para crianças de todas as idades). Desejo de verdade que nosso contato na Bienal marque o início de uma parceria feliz, e se você ainda não conhece, tenho que te mostrar o cordel joseense "Galope À Beira-mar", feito pra gente como você. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caro Paulo Barja
    Que alegria foi poder conhecê-lo e ainda quero conhecer muito mais seu trabalho! Fiquei com muita vontade de ouvir suas músicas, quem sabe você possa vir um dia em nossa escola, seria mágico!
    Ainda não conheço o cordel " Galope à Beira-mar", como faço para conhecer?
    Espero também que nossa parceria seja muito feliz!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito feliz com a postagem no blog de Paulo Barja:
    http://paulobarja.blogspot.com/2011/04/bienal-e-o-melhor-lado-de-qualquer.html#comment-form

    ResponderExcluir