"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Izabel Fortes








































Hoje junto com as professoras da EMEF " Dr. Evangelista Rodrigues", escola que já amo de paixão, vou tomar um café com a autora Izabel Fortes: doce escritora, delícia ouvir suas histórias sobre os índios, sobre , sobre ser educadora, ser escritora, sobre ser gente.

Izabel Fortes nasceu em Cachoeira Paulista, fez faculdade de Letras .Casada , teve três filhos, foi professora, após se aposentar se tornou avó de seis netos,e para eles conta muitas histórias. Um dia ,resolveu passar para o papel tudo o que já leu, todas as histórias que conta aos seus netos.

Mais uma surpresa maravilhosa em minha vida foi conhecer esta autora, ela foi convidada pela professora Cristina ,para participar do nosso sarau, porém justo no dia ela não pode... porém nada é por acaso... melhor ainda aconteceu ... a professora Raquel propôs a seus alunos que fizessem um trabalho sobre indígenas e uma de suas alunas procurou uma vizinha,professora aposentada para lhe emprestar algum material sobre o assunto, quem era esta vizinha? Nada mais nada menos que Izabel, assim, ela emprestou seu dicionário de palavras indígenas, portuguesas e japonesas e seu livro: " A Ubá do Curumim" e ainda se propôs a ir à escola para falar à todas as crianças sobre o seu livro!!! E assim foi, grande lição para todos nós: contou-nos sobre sua vida, como produzir um livro e muitos conhecimentos sobre os índios e seu livro!!! Mais ainda, nos passou a lição de que não podemos desistir de nossos sonhos, por mais que pareçam impossíveis: para publicar seu livro, teve que fazer um rascunho, revisá-lo, nós vimos esta riqueza!!! Depois é feito o chamado " Original", texto digitado que vai para a editora... ir para a editora , ela mandou para seis,até ser aceita, isto em 2007: a editora " Roda e CIA", aceitou seu livro e disse que seria publicado em 2010, com certeza deve ter parecido longe e este longe está aí seu livro foi publicado e têm outros para serem também, tomara que estas verdadeiras obras de artes cheguem logo para nós!!!

Nos disse também uma frase que jamais irei esquecer: se você quiser ser, ter algo diferente, tem que fazer algo diferente. É isso aí!!!

Disse ainda que uma amiga do bairro do Embaú estava mostrando seu livro para as crianças e dizendo que conhecia a autora , de repente, uma das crianças perguntou se a autora era uma mulher ou se só as máquinas que faziam os livros, vejam só!!!! Que privilégio o meu e de nossos professores e alunos de terem contato com uma autora,e, quantos outros também poderiam, deveriam ter este contato!

Mais uma vez fico a pensar como pode nossas escolas, não terem estas obras literárias riquíssimas em suas bibliotecas e mais ainda na sala de aula!!! Bem, nossa escola Evangelista Rodrigues, já tem... queremos mais!!!!


A Ubá do Curumim:
Acari passava os dias inventando brincadeiras com os outros índios e subindo nas árvores atrás dos saguis. O curumim amava seu pai e se encantava com as histórias de seu povo que ele ia contando. Mas, para desvendar os mistérios do rio, carecia navegar numa ubá só dele. Enfrentar as águas sozinho. Enfrentar-se. Conhecer as manhas do rio. Conhecer-se. Um dia... quem sabe!Formato: 20 x 27 cm - 24 páginasISBN 978-85-89598-30-9 Temas abordados: natureza, folclore, cultura indígena, pai, criança, adolescente, rituais de passagem, auto-conhecimento, ciclo de vida.Temas transversais: Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente.



Você sabe o que significa Ubá? E Curumim? Eu já sei , para saber estas e outras palavras indígenas é só ler o livro de Izabel Fortes: texto lindo e riquíssimo, ilustração, maravilhosa!!!

2 comentários:

  1. preciso muito do contato da escritora Izabel Fortes. Nossa escola aqui no rio de janeiro está trabalhando o livro maravilhoso dela

    ResponderExcluir
  2. Isabela Ferreira, sou Izabel Fortes, autora do livro A Ubá do Curumim! Só hoje achei por acaso o seu pedido meu whatsap 12 997951197!! Nem sei mais se lhe interessa

    ResponderExcluir