"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

sábado, 8 de março de 2014

2 ° dia de Planejamento Escolar

2° DIA DE PLANEJAMENTO ESCOLAR:
Tivemos a presença de nossas coordenadoras da SME: Edilaine, Helena e Cíntia.
Foi uma manhã de  muita reflexão, troca de ideias, inspiração. Gostei  bastante!

 
 









2º dia : 07/03/14

Acolhida.

“O planejamento é um processo ininterrupto, processual, organizador da conquista prazerosa dos nossos desejos onde o esforço, a perseverança, a disciplina são armas de luta cotidiana para a mudança pedagógica.” (Madalena Freire)

Planeje:

Quando várias pessoas trabalham em conjunto, é natural que surja uma tendência para se dispersarem; o planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz. É importante fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.

DINÂMICA: Os números. (anexo 6)

Para refletir: “ Ações educativas viabilizam a construção do pensamento e consequentemente a transformação social.” Livro: Inclusão- uma realidade m discussão. Mirian Célia Castellain Guebert.

MENSAGEM:Fábula: Os Macacos e as Bananas

 

            Numa experiência científica, um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No meio, uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.
            Quando um macaco subia na escada para pegar as bananas, os cientistas jogavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o pegavam e batiam muito nele.
            Mas um tempo depois, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas.
            Então os cientistas substituíram um dos macacos por um novo. A primeira atitude do novo morador foi subir a escada. Mas foi retirado pelos outros, que o surraram.
            Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo não mais subia a escada.
            Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu – tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo da surra ao novato.
            Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto e, afinal, o último dos veteranos foi substituído.
            Os cientistas, então, ficaram com o grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. 
            Se fosse possível perguntar a algum deles por que eles batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria:
            “Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui”.
            Você tem questionado os paradigmas estabelecidos em seu local de trabalho ou em sua vida pessoal? 
            Deixo essa reflexão para que o conformismo não lhe prive de alcançar o seu "cacho de bananas"!      Você deve questionar os paradigmas impostos para saber se não está perdendo o prazer de desfrutar o seu sucesso.
            Muitos dos comportamentos que nos são colocados vem de hábitos ultrapassados e repetidos por quem já "apanhou" antes ou por pessoas que vão te dizer: "Tem que fazer assim", "Sempre foi feito desse jeito".
            O medo do novo pelo novo não é nada de anormal, imagine você costuma se sentar sempre no mesmo lugar em sua sala de aula, no mesma cadeira
de reunião, no mesmo assento do ônibus. É assim porque queremos evitar surpresas, a fuga da angústia gerada pelo novo comportamento.
            Muito sabiamente falado, ouvi de uma ex-chefe a seguinte frase: "A ótima solução de hoje, provavelmente não será a melhor de amanhã".
            Isto expressa exatamente o que é abordado na nossa fábula acima, as coisas e os "macacos" mudam, mude você também o seu comportamento.

            Você deve questionar os paradigmas impostos para saber se não está perdendo o prazer de desfrutar o seu sucesso.
 

ANÁLISE DOS RESULTADOS:

INDICADORES: são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo. Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola pode intervir para melhorar sua qualidade, de acordo com suas condições, definindo suas prioridades e traçando um caminho a seguir na construção de um trabalho pedagógico  e social significativo.

Provinha Brasil: Teste1-2013:

Leitura- 11,10                      Matemática:14,42

Provinha Brasil: Teste2-2013:                                                  

Leitura-  17,71                     Matemática:17,5

ANO
MATRICULADOS
TRANSFERIDOS
PROMOVIDOS
RETIDOS
EVADIDOS
1º A
36
17
19
0
0
1ºB
20
05
14
01( POR FALTA)
0
2ºA
30
0
27
03
0
3º A
32
03
20
09
0
4º A
27
05
18
04
0
5º A
15
01
09
05
0
5º B
16
03
09
03
01


Reflexões sobre a  sondagem inicial-2014: ESTABLECER OBJETIVOS E METAS.

VAMOS PENSAR JUNTOS: QUAL NOSSA META PARA 2014?


Dinâmica : Meu maior desafio em 2014...( cada professor irá escrever seu desafio em uma  folha, depois deposita em uma caixa, em seguida cada um pega o desafio do outro e deverá dizer como faria para superá-lo).



 EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:  Ler e Escrever, EMAI, PACTO e Referencial para a Educação Infantil).

APRESENTAÇÃO DA NOVA GRADE CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL.

ELABORAÇÃO DO PLANO ANUAL  AO LONGO DA PRÓXIMA SEMANA: apresentação dos modelos.

Acrescentar também: datas comemorativas; projetos; programas; Copa do Mundo.

ENTREGA DE LEMBRANÇA( cartão que fala sobre a importância do diálogo  e junto irá um bombom). ( Anexo 7)

LANCHE COLETIVO.

Desejamos a todos um ótimo trabalho, que cada reflexão possa ser uma semente para depois se tornar um saboroso fruto. Deus abençoe a todos!! Sucesso!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário