"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

quarta-feira, 18 de março de 2015

II HTPC Compartilhando Boas Práticas



Prefeitura Municipal de Cachoeira Paulista
Secretaria Municipal de Educação
                    Travessa Rui Barbosa, s/nº, Vila Carmem, CEP - 12630 000 - Cachoeira Paulista/SP
Tel (12) 3101 4475 - e-mail:  educacao@cachoeirapaulista.sp.gov.br



 


PAUTA 02- HTPC COMPARTILHANDO BOAS PRÁTICAS- 3º ANO E AEE.
Para conquistar coisas importantes, devemos não apenas agir mas também sonhar, não apenas planejar mas também acreditar.”Anatole France
16 de março de 2015
OBJETIVOS : PLANEJAMENTO EM REDE
·         Continuar a elaboração coletiva do Plano de Ensino do 3º ano para o ano letivo de 2015,considerando que o planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico.
·         Promover  a troca de ideias, experiências e  informações, visando a qualidade na educação do município.
DESENVOLVIMENTO:
·         Dinâmica: Os problemas.
·         Para reflexão:
Planejar poderia ser um momento de reencontro...
de pessoas que se dedicam a educar e instrui, uma ocasião para contarem uma às outras como gostariam, realmente,de fazer seu trabalho. Será que o planejamento tem que ser monótono, repetitivo, pesado, ano a ano?
Será que não pode ser um momento agradável, para partilhar opiniões, sonhos? ... Descobrir-se?...
Ø  Apresentação dos temas dos projetos interdisciplinares de Ciências Humanas(História e Geografia)e Ciências Naturais para o 3º ano:
                1º Bimestre   -  Lugar onde vivemos
       2º Bimestre  -   Planeta Sustentável
       3º Bimestre  -   Raízes Culturais
       4º Bimestre  - Etno-cidadania

·         Dividir em subgrupos para separação por bimestre dos objetivos e conteúdos em práticas de linguagem oral; práticas de leitura; análise e reflexão sobre a língua e práticas de produção de texto, de acordo com o Programa Ler e Escrever e Pacto.
·         Apresentação das orientações didáticas para elaboração da metodologia e avaliação.

Que possamos trocar muitas experiências ao longo do ano!

ANEXO: DINÂMICA:

Os problemas
Objetivo: Refletir os problemas que enfrentamos no nosso dia a  dia  m especial na elaboração de nosso planejamento escolar.
·         Material: Bexiga, tira de papel

Procedimento:

Formação em círculo, uma bexiga vazia para cada participante, com um tira de papel dentro (que terá uma palavra para o final da dinâmica)

O  facilitador dirá para o grupo que aquelas bexigas são os problemas que enfrentamos no nosso dia a dia(de acordo com a vivência de cada um), desinteresse, intrigas, fofocas, competições, inimizade, etc. E também na hora de elaborar nosso plano de ensino: que conteúdos e metodologia trabalhar, como avaliar, como atender às necessidades de cada aluno.
Cada um deverá encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as diversas partes do corpo, depois com os outros participantes sem deixar a mesma cair.
Aos poucos o facilitador pedirá para alguns dos participantes deixarem sua bexiga no ar e sentarem, os restantes continuam no jogo. Quando o facilitador perceber que quem ficou no centro não está dando conta de segurar todos os problemas peça para que todos voltem ao círculo e então ele pergunta:
1) a quem ficou no centro, o que sentiu quando percebeu que estava ficando sobrecarregado;
2) a quem saiu, o que ele sentiu.
Depois destas colocações, o facilitador dará os ingredientes para todos os problemas, para mostrar que não é tão difícil resolvermos problemas quando estamos juntos.
Ele pedirá aos participantes que estourem as bexigas e peguem o seu papel com o seu ingrediente, um a um deverão ler e fazer um comentário para o grupo, o que aquela palavra significa para ele.
Dicas de palavras ou melhores ingredientes:- amizade, solidariedade, confiança, cooperação, apoio, aprendizado, humildade, tolerância, paciência, diálogo, alegria, prazer, tranquilidade, troca, crítica, motivação, aceitação, etc...
(as palavras devem ser feitas de acordo com o seu objetivo.)




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário