"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

terça-feira, 30 de julho de 2013

Replanejamento 2013

Replanejamento Escolar-2013

BOAS- VINDAS!
“Ai de nós, educadores, se deixarmos de sonhar sonhos possíveis. (...)Os profetas são aqueles ou aquelas que se molham de tal forma nas águas da sua cultura e da sua história, da cultura e da história do seu povo, que conhecem o seu aqui e agora e, por isso, podem prever o amanhã que eles mais do que adivinham, realizam.”
                                                                                                            Paulo Freire
COM TODA A EQUIPE: PROFESSORES, ESTAGIÁRIAS E FUNCIONÁRIOS:
LEITURA REFLEXIVA: O Trapezista:
Um velho trapezista de circo dedicava-se a formar jovens acrobatas. Um grupo de alunos, após vários meses de treinamento intenso, tinha agora que enfrentar o teste principal: seu primeiro salto no trapézio a 15 metros de altura. Um a um, os jovens foram superando aquela prova, até que o último aluno se posicionou na plataforma, aguardando o momento certo para o salto, em busca do trapézio que balançava suavemente na sua frente .E o tempo ia passando e o jovem continuava lá, olhando para um ponto qualquer à sua frente, imóvel como que congelado. O velho professor, observando a hesitação do aluno, procurou ajudá-lo:- Vamos lá rapaz... Pule! Sem qualquer reação o jovem gaguejou:- Eu não posso... Não posso pular... Eu me vejo morto lá embaixo estendido no chão. Naquele instante o silêncio se fez sentir no picadeiro. Todos os presentes acompanhavam tensos aqueles momentos. O velho trapezista subiu até então onde estava o jovem e calmamente disse-lhe:- Se não tivesse certeza que você seria capaz de pular não pediria para fazê-lo. Você tem conhecimentos técnicos e competência para executar este movimento. Vou lhe dar um conselho...Preste atenção: primeiro atire seu coração e a mente naquela barra...o corpo irá atrás... Acredite! Passados alguns segundos o jovem aluno se lançando espaço resoluto e agarra o trapézio, ouvindo então as palmas dos que o observavam naquele instante. Assim como o aluno, quantas vezes nos sentimos "congelados" quando pensamos no pior. O velho professor quando pedia ao jovem para jogar o coração e a mente, estava na realidade dizendo:- Atire na mente sua confiança, sua fé, sua determinação que a parte material vem na sequência.
( Autor Desconhecido)
"EDUCADOR,SEJA TRAPEZISTA E LANCE SUA DETERMINAÇÃO E O CORAÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!!!"
Seja muito bem = vindo( a) ao segundo semestre de 2013 na
EMEIEF “ professora Maria Zélia Freitas Lorena”!

DEFINIÇÃO DE REPLANEJAMENTO:
  • O significado e a importância do replanejamento escolar: o trabalho docente é uma atividade consciente e sistemática, cujo centro está a aprendizagem ou o estudo dos alunos sob a direção do professor. A complexidade deste trabalho não está vinculada apenas à sala de aula; está também diretamente ligado a exigências sociais e à experiência de vida dos alunos.
  •  O replanejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.
  • Os planos precisam estar vinculados à prática, por isso muitas vezes precisam ser revistos e refeitos. - O professor precisa ir criando e recriando sua própria didática, enriquecendo sua prática profissional e ganhando mais segurança. - O replanejamento deve ser encarado também como uma oportunidade de reflexão e autoavaliação da sua prática. Deve ser momento de troca de ideias, de renovação, inspiração, criatividade, alegria apara recomeçar bem!

DINÂMICA DE GRUPO: Me dê a sua mão!
Cada participante receberá um papel e irá desenhar a própria mão. Em seguida irá  doar sua mão para o colega ao lado que irá escrever o que deseja para o 2° semestre!
Ao final montaremos um painel com as mãos e comentaremos sobre os desejos de cada um falaremos sobre a importância de darmos as mãos e com respeito, paz e tranquilidade sermos uma equipe!

MENSAGEM: Nunca desista de seus sonhos
PALESTRA DE AUGUSTO CURY: Desenvolvendo saúde emocional.
EXPECTATIVAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE.
COM OS PROFESSORES:
“ Objetivamente falando o ENCONTRO PEDAGÓGICO  é um momento de analisar o que deu certo e o que não deu certo, ajustar e corrigir o rumo do que deu certo, planejar novas ações para fazer mais do que certo e menos do errado, implementar as ações, ou popularmente falando: arregaçar as mangas e fazer acontecer.”
LEITURA: Pedagogia do Encontro:
Trechos da apresentação do livro “ Pedagogia do encontro” de Gabriel Perissé.
“ A pedagogia do encontro é exigente e eficaz. Mas é eficaz por ser exigente. Ela exige de nós um modo de pensar e agir mais adequado às realidades que vivemos no dia a dia das instituições de ensino...
... todos os professores querem ensinar melhor, este é um pressuposto indispensável. Somos professores porque acreditamos ser possível exercer nossa profissão com mais qualidade. SEMPRE.
... precisamos, da nossa parte, repensar conceitos e atitudes, reavaliar métodos de ensino, refletir sobre nossa atividade docente.
Precisamos aprender a ensinar cada vez melhor..
... aprendemos a ensinar melhor quando descobrimos nossa condição de “ seres de encontro”. É na dinâmica do relacionamento humano que os alunos aprendem e, simultaneamente, reaprendemos a ensinar.”
Replanejamento /2013
APRESENTAÇÃO E REFLEXÃO DOS RESULTADOS DO IDESP 2012 E TESTE 1 DA PROVINHA BRASIL:
A META  DO IDESP 2012 ERA: 1,57 .  O IDESP 2012 É : 2,40.
PROVINHA BRASIL, TESTE 1, LEITURA: 17,34        MATEMÁTICA:  18,48
VAMOS REFLETIR E ESCREVER:
ü  Quais foram as maiores forças do 1° semestre?
ü  Quais foram as principais fraquezas?
ü  Quais foram as maiores oportunidades que se apresentaram no 1° semestre?
ü  Quais foram as principais ameaças e riscos ao desempenho do 1° semestre?
ü  Das três tarefas mais importantes priorizadas para o não, quais já foram realizadas?
COM BASE NAS REFLEXÕES REALIZADAS EM NOSSO PLANEJAMENTO ESCOLAR  , DESCRITAS LOGO ABAIXO, VAMOS PENSAR SE CONSEGUIMOS SUPERAR NOSSAS EXPECTATIVAS OU NÃO, SE JÁ SUPERAMOS ALGUMAS FRAQUEZAS, REALIZAMOS AS TAREFAS PROPOSTAS E O QUE AINDA NECESSITAMOS FAZER E COMO DEVEMOS FAZER:
ü Quais são as maiores oportunidades que se apresentam à escola neste ano?
- Trabalho coletivo.
- Troca de experiências.
- Projetos a serem desenvolvidos.
- Interação entre professores e gestão.
- Uma direção e coordenação pedagógica que auxilia e respeita professores e funcionários.
- A coordenadora pedagógica sempre pergunta aos professores se estão de acordo com o que está sendo proposto e o que pode ser acrescentado.
- Espera-se que a nova gestão venha enriquecer o trabalho na unidade escolar.
- ajuda constante e imediata da coordenadora.
- Dinamismo na equipe.
- Melhorar o elo entre escola e comunidade.
- Renovação de parte da equipe.
ü Quais são as principais ameaças ou riscos ao desempenho neste ano?
- Não participação ou interesse por parte dos pais.
- Falta de responsabilidade dos alunos.
- Não conseguir despertar o interesse dos alunos.
- Não conseguir que todos os alunos alcancem os objetivos propostos.
- Sala de aula lotada.
- Comparação entre um ou outro professor.
- Falta de motivação e dedicação aos estudos.
- Excesso de faltas.
- Demora na finalização do novo prédio( creche).
ü Quais são as TRÊS tarefas mais importantes para a escola realizar?
- Interação escola/família.
- Melhorar a média no SARESP.
-Motivar pais e alunos.
Dedicação ao ensino  e aprendizagem.
-Ensinar.
- Aprender.
- Realizar.
- Conquistar a presença e confiança dos pais na escola.
- Trabalhar em equipe.
- Melhorar o desempenho dos alunos.
- Trazer a comunidade para perto da escola.
- Desenvolver a autonomia dos alunos.        
ANÁLISE E REFLEXÃO DO PLANO ANUAL.

LANCHE ESPECIAL.
ENTREGA DE LEMBRANÇA.








Nenhum comentário:

Postar um comentário