"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Biografia Maria Zélia Freitas Lorena

NOSSA ESCOLA SE CHAMA PROFESSORA MARIA ZÉLIA FREITAS LORENA. CONHEÇA UM POUCO SOBRE ESTA PESSOA QUE DEU NOME À NOSSA ESCOLA:


MARIA ZÉLIA FREITAS LORENA

(DADOS BIOGRÁFICOS)

Filha de Abílio da Costa Freitas e Julieta Sacilotti Freitas, nasceu Maria Zélia aos doze de janeiro de 1928, em Cachoeira Paulista, em uma casa, atualmente reformada, com o numero 73, situada na praça Independência, hoje Praça Prado Filho.

De família modesta, teve uma infância simples, porém saudável. Aos sete anos de idade iniciou sua vida escolar no Grupo Escolar de Cachoeira Paulista, atualmente Dr. Evangelista Rodrigues, onde concluiu o curso primário em 1938. No ano seguinte, aos onze anos de idade, iniciou o curso ginasial no Colégio Nossa Senhora do Carmo na cidade de Guaratinguetá e, após, transferida para o Colégio Irmã Zoraide, na cidade de Lorena, completando nessa Escola o curso ginasial. Nessa ocasião, por não haver em Cachoeira o curso ginasial, era necessário o deslocamento dos alunos para outras cidades.

Em seguida, ingressou na Escola Normal Conselheiro Rodrigues Alves, na cidade de Guaratinguetá, formando-se no Magistério Público Primário em dezembro de 1946.

Após, iniciou sua vida profissional na mesma escola onde teve começo seu aprendizado primário e nesse ano passou a lecionar na Escola Agrícola Presidente Vargas na cidade de Piquete.

No início de 1948, seu pai faleceu em um acidente rodoviário acorrido na entrada da cidade de Cachoeira quando de regresso da cidade de Cruzeiro. Procurando ajudar sua mãe e seus quatro irmãos menores na manutenção do lar, permaneceu na cidade de Piquete, lecionando na Escola Mista do Bairro da Vargem Grande deste município.

No ano seguinte surgiu a oportunidade de lecionar na cidade de cachoeira Paulista, na Escola Primária do Bairro do Pitéu no período diurno e à noite no curso Supletivo para adultos no Grupo Escolar Dr. Evangelista Rodrigues, passando em seguida para substituição efetiva no Grupo Escolar do Bairro da Margem Esquerda, onde permaneceu até o ano de 1952. Neste mesmo ano, por concurso realizado no Estado, foi nomeada professora efetiva, exercendo o cargo em Cachoeira Paulista na escola Mista do Bairro do Xavier, sendo algum tempo depois removida para a Escola Mista do Bairro Barra do Em baú e Bairro do Morro Vermelho, onde permaneceu até 1954, passando a exercer o cargo definitivamente no Grupo Escolar Dr. Evangelista Rodrigues até sua aposentadoria ocorrida em 1977.

Durante o exercício no Magistério, participou de Recenseamento Escolar, Cursos de Expansão Cultural, Seminários de Estudos: Metodologia, Matemática, Estudos Sociais 2º Grau e outros. Na vida Escolar manteve um ambiente saudável com os colegas e alunos, angariando duradouras amizades.

Em 1950, casou-se com Ney Lorena, nascendo dessa feliz união dois filhos, Hilda e Yan, fruto da reciprocidade de eterno amor.

Sem prejuízo de função de educadora, com simplicidade, trabalho e amor fez do lar um Santuário com carinho e devoção, dedicando-se ao esposo, filhos, netos, mãe e irmãos.

Obedecendo ao chamado de Deus, partiu aos nove de dezembro de 2001, deixando acesa a chama da saudade, que ninguém pode apagar.

Crianças que dela receberam os primeiros ensinamentos, hoje trabalham nos vários ramos de atividade humana, inclusive conduzindo os destinos de nossa Terra. Em reconhecimento de seu trabalho realizado, dando às crianças a instrução inicial ao aprendizado, fatores precípuos na construção de uma Pátria culta e progressista no conceito das Nações, a Prefeitura Municipal de Cachoeira Paulista, por ato de seu Prefeito Fabiano Antonio Chalita Vieira, em Decreto 063/2006, de vinte e seis de abril de dois mil e seis, denomina EMEIEF “Maria Zélia Freitas Lorena”, a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental do Bairro do Embauzinho de Cachoeira Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário