"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

terça-feira, 6 de março de 2012

Refletindo com Mário Sérgio Cortella 1

Hoje, 6 de março de 2012, terminei de ler o livro que a professora Fatima me emprestou:“ A Escola e o conhecimento- fundamentos epistemológicos e políticos” de Mário Sérgio Cortella, um de meus autores preferidos. Em seus capítulos, além de relembrar toda a história da educação e do conhecimento , pude refletir e reafirmar minhas convicções educacionais e existências e por isso não poderia deixar de compartilhar com vocês, os trechos desta obra que mais me marcaram:

“ Sonhar não é delirar;sonhar é desejar e procurar o que oferece paz ao espírito e honra ao sonhador.” Por isso, lute sempre pelos seus sonhos, acredito muito nisso!

“O que nos alimenta para existir é o que Paulo Freire chamava de busca de construir o “ inédito viável”, ou seja, aquilo que ainda não é, mas pode ser.”Tempo, é questão de prioridade. Nunca faremos tudo, de todos os modos, a qualquer tempo. Quando digo que não posso me dedicar a uma leitura, ginástica, ver a lua de mãos dadas, no fundo estou dizendo “ isso não é prioridade para mim.” Por que um pré-enfartado diz que não tem tempo de caminhar e após o infarto tem? “ Eu estou sempre em busca de aproveitar o máximo possível de meu tempo, conciliar tudo, não é fácil, mas, é possível, falta tempo,para tudo o que desejo realizar,mas, realizo sempre a cada dia mais, pequenas coisas, mas essenciais à minha vida e das pessoas à minha volta... e muito há que se caminhar, buscar...

“Para ser feliz é preciso procurar a vivência do essencial, sem amarrar-se ao que é somente fundamental. O Essencial é tudo aquilo que não pode não ser, isto é, tudo aquilo que dá verdadeiro sentido à nossa existência: amizade, amorosidade, religiosidade, solidariedade, sexualidade, fraternidade, felicidade. Por outro, o fundamental é tudo aquilo que nos permite proteger o essencial e nos facilita existir, como trabalho, tecnologia, conhecimento, dinheiro, matéria- prima, carreira, hierarquia.” Estou sempre em busca de minha felicidade, busque você também!


Na vida é preciso ética, viver e conviver bem, com respeito e responsabilidade e lembre-se, “Ética é a tua capacidade de responder a três grandes questões, a tua, a minha, a dos nossos alunos e alunas. Três grandes questões na vida são: Quero? Devo? Posso?
“ Conheço muitos que não puderam quando deviam porque não quiseram quando podiam.” Frase de François Rabelais- monge. Nós podemos, queremos e devemos. É nosso dever ético que se faça, de modo a não tornar a Vida pequena.”

“O educador como partejador do futuro é um educador que procura realizar as possibilidades que a educação tem de colaborar na conquista de uma realidade social superadora das desigualdades. A nova realidade social a ser parida também por nós educadores é mais do que uma espera( nostalgia do futuro); é um escavar no hoje de nossas práticas à procura daquilo que hoje pode ser feito. Esse hoje é uma das pontas do nó do futuro a ser desatado, fruto de situações que não se alteram por si mesmas e nem se resolvem com um ah! Se eu pudesse... , ah! No meu tempo... Nosso tempo, o dos educadores, é este hoje em que já se encontra, em gestação, o amanhã. Não um qualquer, mas, um amanhã intencional, planejado, provocado agora. Um amanhã sobre o qual não possuímos certezas, mas, que sabemos possibilidade.” Temos que agir a partir de nossas possibilidades e ir sempre em busca de nossa superação, em busca do melhor e quero muito acreditar sempre na educação, sempre!!!! Embora às vezes ou por muitas vezes nos desanimarmos, desacreditarmos, estou sempre me animando, reanimando, criando, planejando, compartilhando.... sonhando... realizando!!!!

“Há um ditado chinês que diz, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão , e, ao se encontrarem, eles trocam os pães, cada homem vai embora com um; porém, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma ideia , e, ao se encontrarem, eles trocam as ideias, cada homem vai embora com duas ideias. . Quem sabe é esse mesmo o sentido do nosso fazer: repartir ideias para todos terem pão...” Ah, como gostou de repartir ideias, só tenho a crescer!!!!!

“Ser humano é ser junto. Gente foi feita para ser feliz! Afinal de contas , porque somos educadores? Temos paixão pela ideia de, procurando tornar as pessoas melhores, melhorar a si mesmo, paixão em suma, pelo futuro. Nosso “ negócio” é o futuro... cada um de nós tem contanto direto com o futuro: cada dia encontramos o que há de mais novo na humanidade, porque também o somos. Desse ponto de vista , é absurda a ideia que entende que alguém, quanto mais vive, mais velho fica. Para alguém, quanto mais vivesse mais velho se tornasse, teríamos nascido prontos e irmos gastando, ora isso, acontecesse com o carro, fogão, etc. Nascemos não-prontos e vamos nos fazendo; eu, neste momento, sou o mais novo de mim, minha mais nova edição( revista e ampliada) e, se o critério para velhice é o tempo, o mais velho de mim está no passado.” Isso eu acredito profundamente, tanto que a cada dia me sinto melhor,mais bonita , bonita sim, beleza única, sem padrões, embora estes sempre nos “martelem “ e vivo revivo, como agora ,que estou fazendo Ballet, uma arte que fiz na infância, tive que parar um dia e hoje puder retornar!!! Reviver, realizar um sonho é tudo de bom!
Dizem que depois da ginástica é bom ler e escrever, faz bem, nos dá mais energia, e,foi o que fiz: após minha aula de musculação com o professor Sávio, depois de um dia todo de serviço, cheguei em casa, conversei com meu amor, meu pai, minha prima , terminei este livro, refleti e escrevi estas palavras e agora vou para a internet e depois termino com um relaxante banho e quiçá mais algumas coisas: é isso aí é preciso cuidar do corpo e da mente. E o tempo? O tempo é a gente que faz!!!!

Por Renata de Castro Camargo

Um comentário: