"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Evento de encerramento da Nova Dutra




No mês de novembro estive juntamente com os professores e coordenadores de Cachoeira Paulista, no Clube dos 500, para o evento de encerramento da Nova Dutra. O aluno Gabriel da nossa escola, que foi o escolhido para representar o município no Concurso Arte na Estrada, juntamente com sua mãe, foram também participar da premiação.O relatório abaixo foi falado por mim neste dia:

Relatório de atividades desenvolvidas no
Programa de Educação para o Trânsito-
Estrada para a Cidadania da Nova Dutra:

O programa de educação para o trânsito denominado Estrada para a Cidadania tem sido desenvolvido em todas as escolas do Município de Cachoeira Paulista com muito entusiasmo.
A começar , destacamos as oficinas ministradas pelo formador da Nova Dutra, que nos proporcionaram momentos de troca de experiências, orientações para aplicação das atividades propostas e despertar de ideias.
Este projeto, como em anos anteriores é recebido com total aceitação por parte de alunos, professores e familiares. Ainda mais este ano com um material totalmente remodelado e colorido o que torna o aprendizado ainda mais agradável.
Os participantes do programa desenvolveram não só as atividades previstas no material proposto como também tantas outras envolvendo todos os componentes curriculares. Uma atividade de destaque foi a produção de cartões postais proposta na unidade 2 em que além de aprender um pouco mais sobre vários assuntos, também se divertiram trocando as correspondências ou enviando-as para outras pessoas.
Trabalhamos placas, regras de trânsito, a conscientização dos cidadãos para garantir um trânsito seguro sem infrações.
As diferentes maneiras de comunicação, os gestos, os sons e as expressões faciais que falam sem que seja preciso emitir sons, enfim todas as atividades foram enriquecedoras, mas a que obteve maior destaque foram as regras de convivência, uma receita infalível com palavrinhas mágicas como obrigada, por nada, por favor, bom dia, até logo, desculpe, sinto muito entre outras que foram utilizadas durante o ano todo como regra fundamental de convivência e respeito com o próximo.
Destacamos algumas abordagens do programa como extremamente relevante tanto para proposta do mesmo quanto para o trabalho interdisciplinar, como o reconhecimento da diversidade da população brasileira, cada um aprendendo a respeitar e conviver com as diferenças, conhecendo seus direitos e deveres no meio em que vivem. As regras de convivência foram essenciais, pois, nos auxiliou a desenvolver o “ projeto bulliyng:Educar para Paz. As atividades sugeridas proporcionaram o trabalho com reportagens, mapas, gráficos e pesquisas. A Família também fez lição de casa favorecendo a integração afetiva e educativa entre pais e filhos.
Sobre a avaliação foi de suma importância, pois, os alunos puderam avaliar a sua postura e o conhecimento adquirido mediante as atividades propostas de cada unidade.
A Escola Carmélia Fleming Bittencourt, participou da blitz que foi feita no posto de fiscalização em LAVRINHAS-SP, os alunos da escola ficaram até o final e adoraram as palestras, brincadeiras e também passar as leis e regras para os motoristas na Rodovia Presidente Dutra. Os alunos de todas as escolas sempre ficam empolgados em fazer as cartinhas para os motoristas.
Não podemos esquecer da peça teatral “Criança prudente, adulto consciente” que nossas crianças tiveram a oportunidade de participar e que foi determinante para a postura dos pequenos como verdadeiros cidadãos. Sempre estão lembrando dos exemplos deixados pelos personagens Lucas e Luiza.
Outra atividade louvável implantada este ano foi o Concurso de Desenho Arte na Estrada que incentivou o desenvolvimento artístico e até despertou talentos entre os participantes. O aluno Gabriel, junto com sua mãe Rogéria e a avó Sônia, escolhido para representar com muito orgulho o nosso município estão aqui presentes.
Por fim, o programa nos propõe grandes desafios que acabam sendo superados com atividades lúdicas e criativas que vão ao encontro do projeto pedagógico da escola num trabalho interdisciplinar, que é desenvolvido com muita dedicação e satisfação, pois os alunos interagem na escola e em casa enriquecendo a aprendizagem e promovendo uma melhoria na qualidade de vida não somente individual, mas como da comunidade.
Agradecemos aos professores por abraçarem esta ideia e desenvolverem tantas atividades interessantes e significativas, sem vocês este programa não teria o sucesso que tem. Parabéns à equipe da Nova Dutra por esta iniciativa e que esta parceria possa continuar em 2011.
Deixamos a seguinte mensagem em nome de toda a equipe de Cachoeira Paulista:
A alegria não está nas coisas: está em nós."
Um forte abraço à todos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário