"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Minha eterna paixão: a educação


Minha paixão pela educação começou na infância, em casa, enquanto meu pai e minha mãe liam e contavam histórias para mim e eu fazia meus primeiros rabiscos, meu nome.Ao observar a escolinha que havia no meio da pracinha da CECAP, bairro em que eu morava, chorava porque queria estudar lá,assim , com 4 anos entrei no Jardim da Infância, com a profesora Fátima Nanci, hoje diretora desta escola e que já trabalhei como professora. Desde essa época nunca mais parei de estudar. Vivi momentos mágicos na escola Rebouças, até a antiga 5ª série, lá dei minhas primeiras aulas particulares para os colegas, fazia chamada oral para os alunos à pedido da professora de Geografia e corrigia as provas dos educandos do antigo colegial. Tive ótimos professores, inesquecíveis, como dona Lídia, dona Benedita, dona Rosinha, dona Roseli, esta aliás me ajudou muito quando minha mãe faleceu, seu Paulo e dona Jandira.Em minhas brincadeiras eu era sempre a professora. Na antiga 6ª série fui estudar na Escola Oswaldo Cruz: grandes mudanças- bairro novo, casa nova, escola nova, professores e colegas novos, e, principalmente uma realidade nova, encontrei alunos parecidos com os que vemos hoje, o que me assustou muito, pois, sempre fui muito estudiosa, comportada, gostava de partcipar das aulas e meus colegas, em sua maioria, já não pensavam assim . Conheci meu mestre, seu Wilson, ele me ensinou não só os conteúdos conceituais e procedimentais, mas, principalmente os atitudinais, aprendi a conhecer,a fazer, a ser e a conviver!
Fui fazer o Magistério,conquistei amizades que perduram até hoje, nosso grupo era composto pela Sabrina, Monique, Carol, Luciene e Talita. A Renata Gomes e a Gilcélia também participavam. Que saudade dos trabalhos que fazíamos, e especialmente das nossas idas ao bosque ,dos quitutes da Neguinha e de nossas conversas e brincadeiras que permeavam a realização dos trabalhos que ficavam modéstia parte "perfeitos"!
Logo ao término do Magistério a convite do seu Wilson fui trabalhar como voluntária no Centro de Convivência do Idoso, onde aprendi a alfabetizar adultos com a coordenadora e grande amiga Fátima. No ano seguinte, fui dar aula no Oratório no PROAJA- Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, desde então minha paixão pela EJA e pela Educação só foi aumentando.Após 4 anos na alfabetização, quando surgiu a primeira sala de EJA de 5ª série ,fui convidada para dar aula, amei e fiquei até 2008. Neste caminho, fiz Faculdade de História, com colegas maravilhosos, li , pesquisei, estudei muito, tinha uma turma do Exército de Itatiaia na classe que jamais irei esquecer,eram críticos, inteligentes e muito divertidos. Fiz estágio no Museu e na AMAM. Em seguida, fiz faculdade de Pedagogia, onde comecei a participar dos primeiros congressos, seminários, que delícia, ter contato com outras pessoas, conhecer a cada dia mais, fiz estágio no FORMARE, podendo conviver com muitos jovens.Cursei pós-graduação em Psicopedagogia, na Faculdade BAGOZZI, com professores do Paraná, tendo a oportunidade de participar em Curitiba, por dois anos do encontro de alunos do Brasil inteiro , quanta cultura!
Trabalhei por onze anos na EJA de Cruzeiro, fiz muitos amigos, vivi muitas coisas boas, fazia teatro com alunos, encontros no museu, fizemos um vídeo sobre a História e Geografia de Cruzeiro, passseios para Itatiaia, Penedo, Campos do Jordão, Parati, São Lourenço, Caxambu e muitos outros. Fazia churrasco no Clube Brasil para 150 alunos, eu e a professora Bete, festas juninas, exposições, festas de formatura, quanta alegria, quanta riqueza, como aprendi com os alunos de todas as idades de 14 à 85 anos!
Em 2006, passei no concurso do Estado e teria que dar aula em Guarulhos, na mesma época passei no concurso de coordenador pedagógico em Cachoeira Paulista, assim escolhi ficar em Cachoeira, todos acharam que eu estava ficando maluca, em dispensar o Estado, mas, sabe eu só trabalho por amor, e o que gosto é de trabalhar na Prefeitura, já tive experiências substituindo em escolas estaduais, particulares, na Eduacação Infantil, Fundamental e Médio, porém, o que gosto mesmo é de trabalhar com adultos, talvez por isso esteja feliz na coordenação pedagógica, apesar de todas as dificuldades, amo realizar oficinas, trocar ideias e experiências com os educadores.
Trabalhei na EMEIEF" Professora Carmélia Fleming Bittencourt", bairro do Embaú, onde fiz muitos amigos e aprendi bastante, que saudade! Hoje estou na EMEF " Dr. Evangelista Rodrigues", tenho o privilégio de ser coordenadora da EJA de Cachoeira Paulsita o que me dá muito prazer, por poder compartilhar o que aprendi dando aulas e especialmente por continuar pertinho dos educandos jovens e adultos.
Enfim quero continuar sempre vivendo esta minha paixão, jamais desistir, me animar e animar as pessoas, aprender e ensinar, compartilhar sonhos, alegrias, conhecimentos, angústias, vitórias e muito mais!
Como foi bom relembrar nesta reflexão um pouquinho sobre a minha história , que tal você também registrar a sua? Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário