"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Convite, José Paulo Paes



O Autor:

José Paulo Paes nasceu em 1926, em Taquaritinga, interior de São Paulo, e morreu em 1998, na cidade de São Paulo. Estudou Química Industrial em Curitiba e trabalhou em um laboratório farmacêutico – mas não demorou a largar a química para dedicar-se exclusivamente à literatura. Seu primeiro livro de poemas é de 1947, e o último, “Socráticas”, foi publicado depois de sua morte, em 2001.Trabalhou como editor, tradutor, crítico literário e foi um dos poetas mais importantes de sua geração. Um dia percebeu que, além de muitas línguas de terras distantes, sabia falar a língua das crianças e resolveu escrever para elas. O poeta dizia que “(...) a poesia chama a atenção das crianças para as surpresas que podem estar escondidas na língua que ela fala todos os dias sem se dar conta delas”.Entre os livros infantis que escreveu, estão: “Uma Letra Puxa a Outra”, “Um Número Depois do Outro”, “Ri Melhor Quem Ri Primeiro – Poemas para Crianças (e Adultos Inteligentes)” e “A Revolta das Palavras – Uma Fábula Moderna”.


Como é gostoso brincar com as palavras, José Paulo Paes definiu poeticamente a poesia e nos faz um convite ao mundo das letras. Em 2009, na EMEF " Dr. Evangelista Rodrigues", no primeiro sarau da escola, recitei este poema aos alunos e professores foi uma delícia, gostaria de convidá-lo também a colocar a imaginação, inspiração para funcionar , então , vamos brincar de poesia?


Convite


Poesia é

brincar com palavras

como se brinca

com bola, papagaio, pião.

Só quebola, papagaio,pião

de tanto brincar se gastam.

As palavras não:

quanto mais se brinca com elas

mais novas ficam.

Como a água do rio

que é água sempre nova.

Como cada dia

que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia?


José Paulo Paes


Nenhum comentário:

Postar um comentário