"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

terça-feira, 7 de março de 2017

Contrato Pedagógico e recepção dos professores

EMEIEF “ Maria Zélia Freitas Lorena”
                                                                
                                                                                Sejam bem-vindos!
Desejamos que o ano de 2017 seja repleto de desafios e conquistas, com muita saúde, paz, alegrias, companheirismo e tudo de bom!
Para tanto nossos objetivos, metodologias e ações básicas neste ano serão:
· Não sair da sala deixando os alunos sozinhos durante o período de aula para evitar problemas posteriores; quando necessário pedir para um responsável ficar com a classe.
·      Durante o recreio não deixar o aluno sozinho em sala de aula.
·      Desenvolver um projeto de leitura envolvendo variados gêneros literários, tendo toda semana aula de leitura, leitura cultural diária feita pelos alunos e professores e outros funcionários, roda de leitura, caderno ou pasta de produção de leitura entre outras atividades que possam despertar o prazer da leitura e escrita.
·          Desenvolver o raciocínio lógico matemático dos educandos, trabalhando com desafios, resoluções de problemas, jogos pedagógicos, material concreto, gincana da matemática entre outros.
·   Trabalhar temas da atualidade.
·   Conscientizar sobre a importância da preservação do Meio Ambiente.
·   Desenvolver conteúdos atitudinais voltados para os valores.
·   Trabalhar conteúdos voltados à História e Geografia( Ciências Humanas) e Ciências Naturais de acordo com a necessidade de cada classe e as orientações da Secretaria Municipal de Educação.
· Nas aulas de Arte e Educação Física desenvolver as habilidades e competências dos educandos, interligando estas disciplinas com as demais a fim de haver uma integração que permita um aprendizado eficiente.
·    Trabalhar as atividades propostas pelo Sistema de Ensino.
·      Trabalhar com simulados da Provinha Brasil, ANA  e Saresp .
·      Trocar muitas experiências.
·    Realizar atividades permitindo a integração entre as classes e outras escolas.
·    Desenvolver um trabalho individualizado com os alunos que necessitarem.
·    Fazer o diagnóstico pedagógico de Matemática e Língua Portuguesa inicial e a cada bimestre a fim de acompanhar o desenvolvimento de cada educando.
·      Entregar o semanário toda segunda-feira no final do período de aula ou no HTPC. Favor entregar pessoalmente ou deixar na mesa da coordenação, juntamente com as matrizes que deverão ser vistadas.
·      O HTPC será toda segunda-feira das 18h às 20h.Solicitamos que o horário seja cumprido.
·    As matrizes das avaliações devem ser encaminhadas à coordenação com antecedência para visto das mesmas.
·    Os professores de Arte e Educação Física deverão entregar o semanário no dia de suas respectivas aulas.
·    Faremos também o Bom Dia e Boa Tarde, todos os dias. Contamos com a presença dos professores juntamente com os alunos no pátio no horário de entrada. Pedimos a gentileza de nos ajudar na organização das filas e de apresentações variadas tais como leitura cultural, músicas, comemorações de datas importantes.
·    As lembrancinhas, organização da sala, apresentações deverão ser preparadas com antecedência. Estar sempre atento(a) ao calendário de datas comemorativas.



·   Não usar cola quente nas paredes, armários e portas para conservação dos mesmos. Usar materiais que não irão estragar o que temos.
·      Os documentos escolares devem sempre estar em dia e serem entregues nas datas combinadas.
·      As abonadas devem ser agendadas com antecedência de 48 horas, sendo requeridas com a direção.
·      As faltas sempre que possível devem ser avisadas com antecedência.
·    Comparecer e participar das comemorações cívicas realizada uma vez por semana com alunos (Hino Nacional e Hino do Município)= será toda segunda-feira.
·      Colaborar e ser responsável pela ordem geral da escola, tanto quanto a limpeza e a disciplina dos alunos no recinto escolar.
·      O professor deve ao final do seu período de aulas, procurar deixar as carteiras em ordem e a sala organizada.
·      Apagar a lousa ao final da aula.
·   Obedecer o horário de início e término das aulas. Devemos ser exemplos para os alunos.
·   Durante a aula o professor deve acompanhar o aprendizado do aluno (circular pela sala, realizar trabalho individualizado, chamar o aluno para ler, corrigir atividades pontuando o erro...). Solicitar apoio à coordenação e fazer possíveis encaminhamentos.
·   Vistar cadernos de tarefas e de sala. Cuidar para que todos os cadernos estejam encapados e identificados. Não encapar os cadernos dos alunos que já tiverem capas diferenciadas e/ou encapados e também não deixar cadernos sem encapar( solicitar apoio das inspetoras e gestão escolar). Quando o aluno não tiver cuidado com o caderno, orientá-lo e se necessário encaminhar o caso à coordenação pedagógica.
·   Cuidar do uso adequado de materiais, mantendo uma caixa com lápis preto e colorido, apontador e borrachas e sempre mostrar ao aluno sobre a importância de ter um caderno organizado. Precisamos desenvolver a responsabilidade nos alunos!
·   Avisar à coordenação e/ou direção sobre os alunos faltosos.
·   Não relacionar ou retirar nomes do diário de classe sem consultar a secretaria e/ou coordenação pedagógica. Os professores de Educação Física e Arte deverão conferir a lista com os professores das Classes Regulares ou com a coordenação pedagógica.
·   Manter a disciplina em classe.
·   Solicitamos a gentileza de encaminhar em fila os alunos para o refeitório na hora do recreio.
·   Cuidar ao relatar problemas com alunos, atentar ao uso de termos, tanto verbal quanto escrito.
·   Atividades não referentes à escola não serão permitidas em sala de aula.
·    Evitar o uso de celulares.
·    Lembrar e cobrar dos alunos o uso de vestimenta adequada.
·    Utilizar sempre o crachá de identificação do funcionário.
·    Contar sempre com a coordenação, direção em tudo o que precisarem.
·    Vamos manter sempre o diálogo para que o ano seja tranquilo, produtivo e feliz com todos.

Enfim tudo o que for preciso vamos desenvolvendo para que 2017 seja um ano de muitas conquistas. Maria Olívia e Renata. Fevereiro de 2017.



Recepção dos professores em 2017!







Nenhum comentário:

Postar um comentário