"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

PROJETO: O corpo em movimento contando a história de um povo


PROJETO: O corpo em movimento contando a história de um povo

 
ÁREA: Educação Física e Artes

 PÚBLICO ALVO: Alunos do 1° ao 5° ano

 FAIXA ETÁRIA: 6 aos 11 anos

 PROFESSORES: Gustavo e Solange

 DURAÇÃO: Todo o ano Letivo

 JUSTIFICATIVA: Num país como o Brasil onde a diversidade  cultural tem na dança uma das suas expressões mais significativas, pretendemos desenvolver o prazer da cultura da dança na escola transcendendo a visão do “dançar por dançar”, junto a contexto histórico de nossas regiões. Assim sendo, o educando reconhecerá  na dança folclórica um caminho para divulgar e agregar valores culturais  ao longo do seu dia a dia.

 OBJETIVO GERAL: Contribuir para o resgate da cultura brasileira como forma de despertar a identidade social de construção da cidadania, além de promover uma maior interação social focando  os  saberes  da cultura popular brasileira através da prática da dança folclórica.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 
·        Apresentar   a dança folclórica na escola como suporte da comunicação e da expressão corporal da história do povo brasileiro; 

·        Estimular e orientar quanto ao uso  de pesquisas históricas (linha do tempo, origens, características, coreografias, fidelidade a história que se conta, música, etc.), evoluindo para a dança propriamente dita;

·        Analisar a importância da dança  na cultura popular como forma de valorização da identidade cultural das regiões brasileiras;

·        Questionar e avaliar o impacto da cultura popular em nossa  identidade, por meio   do reconhecimento da diversidade regional brasileira.


·        Saber  valorizar o saber cultural e artísticos do nosso povo, conscientizando-os  da importância das danças na formação da sociedade, contribuindo para a construção de sua identidade.

·        Participar do projeto respeitando as peculiaridades das danças de cada região, apreciando – as como manifestações culturais do nosso povo. 

·        Saber compreender a estrutura e o funcionamento do corpo e os elementos que compõem o seu movimento, demonstrando segurança e empenho na realização dos movimentos.

 METODOLOGIA: Valorizar os conteúdos da sensibilização da dança como agente transformador da sociedade visando as danças regionais pesquisadas não  deixando de estimular os conhecimentos relacionados aos conteúdos próprios da dança, como: técnicas de expressão da dança,  improvisação, composição coreográfica, consciência, percepção e expressão corporal, exercícios técnicos de dança e repertório (folclóricas, populares de roda e outras.

 RECURSOS: Pesquisas, rádio, cd, TV, DVD e fitas de vídeo.

 OBS: danças regionais a serem pesquisadas pelos alunos / conhecimento prévio:

·        Centro- Oeste: catira, cururu, dança de São Gonçalo, siriri.

 
·        Sul: chula, fandango, milonga, pau de fitas.

 
·        Sudeste: jongo, mineiro-pau, caxambu, xiba, samba,  samba de roda, dança do tamanduá.

·        Região Norte: carimbo, dança do maçarico,  desfeiteira, marambiré.

 
·        Nordeste: bumba meu boi, forró, frevo, maracatu,  rural, quadrilha, tambor de crioula.

 AVALIAÇÃO:
Fazer com que os alunos se aproximem de infinidade de representações culturais pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro.
Cachoeira Paulista, 2016.

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