quarta-feira, 2 de março de 2016

Orientações para preenchimento do diário de classe

EMEIEF “Maria Zélia Freitas Lorena”
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA PREENCHIMENTO DO DIÁRIO DE CLASSE- 2016
Ø  Antes de efetuar qualquer registro nos diários de classe, observar o calendário escolar, horários  afixados na sala dos professores e alterações na listagem de alunos. Em casos de dúvidas consultar a coordenação pedagógica.
Ø  O preenchimento do diário deverá ser realizado com canetas na cor preta ou azul (sempre a mesma caneta). A cor vermelha se aplicará somente na atribuição de conceitos insatisfatórios.
Ø  Observar com atenção todas as orientações, a fim de não usar corretivos. No caso do uso de corretivos, o professor deverá fazer outra caderneta).
Ø  Se ocorrer alguma rasura fazer a ressalva ( no campo de observações),datando, citando o campo e assinando.
Ø  Faça a chamada diariamente, apontando “C” para alunos presentes e “F” para alunos ausentes.
Ø  O espaço reservado ao registro da frequência não deverá ficar em branco.
Ø  Os diários de classe deverão estar sempre em ordem e à disposição para visto da Direção  e Coordenação.
Ø  Aluno que conste na Secretaria como transferido (dependendo sempre da data da transferência) deverá ter um traço por toda extensão do campo referente à apuração da frequência. E deverá ser anotada a data da transferência no “campo de observações”. Anotar no campo de observações, a data de matrícula para alunos novos. Não anotar no campo de chamada.
Ø  Aluno transferido durante o bimestre, deixar sem a média e com o total de faltas.
Ø  Usar como registro as menções de 0,0 a 10,0 não fracionadas para as médias de cada bimestre e conceito final. Sendo de 1a 4 registrado de caneta  vermelha e de 5 a 10  de caneta azul.
Ø  Tenha certeza do conceito final do aluno antes de registrá-lo. Não se esqueça que o conceito deve ser global. História, Geografia e Ciências deverão ter a mesma média por ser trabalhado através de projeto.
Ø  No campo 07 anotar as médias de cada bimestre e de cada disciplina e o total de faltas
Ø  No campo 10 registrar três instrumentos de avaliação: atividades complementares( pesquisa, trabalho, seminários e outros), observação sistemática, avaliação bimestral de cada bimestre e o quinto conceito.
Ø  No campo 11- generalidades: anotar as datas de atestados dos alunos e outras observações do aluno se necessário. Atestado justifica as faltas, mas, estas são lançadas( não compensa  ausência).
Ø  Aluno desistente, durante o bimestre em andamento, deverá ter conceitos e total de faltas apresentados. No caso de alunos que necessitarem de reposição de aulas, os dias repostos deverão constar na caderneta e farão um trabalho.
Ø  Conferir sempre a ordem de chamada das cadernetas do professor da classe e dos professores de Artes e Educação Física.
Ø  Encapar a caderneta somente com capa transparente. Fazer a identificação na mesma.
Ø  Ao final de cada bimestre, o diário deve ser fechado e assinado pelo professor.
Ø  Lembrar de inutilizar todos os espaços em branco com traços. Não deixar nada a lápis.
Ø  Não pode ter colagem.  Escrever os nomes dos alunos a caneta ou pode ser digitado.
Ø  Fazer o registro dos conteúdos por semana.
Ø  Registrar atividades e avaliações de recuperação  a cada bimestre.
Ø  Entregar o diário para visto a cada bimestre na data combinada.
Ø  Pense muito bem nas médias, em especial a do 1º Bimestre. O aluno terá todos os outros bimestres para se desenvolver.
Elaborado pela Coordenadora Pedagógica Renata de Castro Camargo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário