quarta-feira, 2 de março de 2016

HTPC- Pauta 3

HTPC na EMEIEF " Maria Zélia Freitas Lorena"





EMEIEF “MARIA ZÉLIA FREITAS LORENA”
HTPC                          


                                                                      29 DE FEVEREIRO DE 2016
PAUTA:
ACOLHIMENTO.
MENSAGEM  E DINÂMICA DE GRUPO: Ver Vendo
ENTREGA DE AGENDA DE DATAS IMPORTANTES.
 Ver Vendo:
Otto Lara Rezende
De tanto ver, a gente balaniza o olhar – ver... não vendo.
Experimente ver, pela primeira vez, o que você vê todo dia, sem ver.
Parece fácil, mas não é: o que nos cerca, o que nos é familiar, já não desperta curiosidade.
O campo visual da nossa retina é como o vazio.
Você sai todo dia, por exemplo, pela mesma porta.
Se alguém lhe pergunta o que você vê pelo caminho, você não sabe.
De tanto vê, você banaliza o olhar.
Sei de um profissional que passou 32 anos a fio pelo mesmo hall do prédio do seu escritório.
Lá estava sempre, pontualíssimo, o porteiro.
Dava-lhe bom dia, às vezes, lhe passava um recado ou uma correspondência.
Um dia o porteiro faleceu.
Como era ele? Sua cara? Sua voz? Como se vestia? Não fazia a mínima ideia.
Em 32 anos nunca consegui vê-lo.
Para ser notado o porteiro teve que morrer.
Se, um dia, em seu lugar tivesse uma girafa cumprindo o rito, pode ser, também, que ninguém desse por sua ausência.
O hábito suja os olhos e baixa a vontade. Mas a sempre o que ver; gente; coisa; bichos.
E vemos? Não, não vemos.
Uma criança vê aquilo que o adulto não vê. Tem olhos atentos e limpo para o espetáculo do mundo. O poeta é capaz de ver pela primeira vez, o que, de tão visto, ninguém vê. O pai que raramente vê o próprio filho. O marido que nunca viu a própria mulher.
Os nossos olhos se gastam no dia a dia, opacos.
...e por ai que se instala no coração o monstro da indiferença.


Leitura do texto
  • Dividiu o grupo em pares, um de frente para o outro. Enquanto um fecha o olho o outo teria que modificar uma coisa no seu visual e outro teria que descobrir.
  • Socializar e discutir como as vezes não observamos as coisas a nossa volta. Como temos um olhar viciado, entre outras conclusões bastante pertinentes para trabalhar os relacionamentos interpessoais.
Fonte: http://educacaoemdestaque-maristela.blogspot.com.br/2010/01/mensagens-e-dinamicas-para-encontros.html


 - Supervisora da DE de Guaratinguetá responsável por nossa unidade escolar: Isabela do Nascimento Pacheco( a mesma aprovou nosso contrato pedagógico e orientações para o preenchimento do diário de classe).
-Entrega de agenda de datas importantes e do lanche do htpc.
- Entrega das pastas/ cadernos de sondagem e ficha de registro das mesmas.
-Entrega do diário de classe e de orientações para preenchimento.
- Apresentação para análise e aprovação do Projeto Amigos e Parceiros da Escola.
- Levantamento de sugestões de compras de materiais com as verbas de Estrutura e PDDE.
- Combinar apresentações e ações para o dia da Páscoa e Emancipação Política de Cachoeira Paulista.
- Dia da mulher: professora Solange fará um desfile.
- Pedimos a colaboração para que o professor que for faltar às aulas, para que deixe as atividades que deverão ser utilizadas pelo professor substituto.
- Faremos o dia do talento( alunos que desejarem se apresentar) no “Bom dia” , “ Boa tarde”.
- Pedimos também a gentileza no uso adequado dos jogos pedagógicos e materiais concretos para que não sejam muito danificados e possamos utilizar bastante, enriquecendo assim o processo de ensino e aprendizagem.

Outros.

Tarefa Pessoal para reflexão: quais ações estou concretizando à partir do HTPC do dia 22 de fevereiro a fim de ajustar o processo de ensino e aprendizagem para os alunos do AEE?






Nenhum comentário:

Postar um comentário