"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

sábado, 9 de março de 2013

Planejamneto Escolar

EMEIEF “ Professora Maria Zélia Freitas Lorena”


PLANEJAMENTO ESCOLAR-2013

1° DIA: 28 de fevereiro de 2013

Período da tarde: das 12h15 às 16h15

BOAS-VINDAS.

MENSAGEM: Um minuto.

DINÂMICA DE GRUPO: O que espero para este ano, à partir do próprio nome e o arco-íris da vida.

UMA REFLEXÃO:
“O planejamento é um processo ininterrupto, processual, organizador da conquista prazerosa dos nossos desejos onde o esforço, a perseverança, a disciplina são armas de luta cotidiana para a mudança pedagógica.” (Madalena Freire)
No nosso dia-a-dia vivemos planejando nossas ações: uma viagem, uma festa, um encontro com os amigos, o orçamento doméstico. Todo planejamento nasce de um desejo, de uma intenção, de uma possibilidade ou necessidade. Toda ação pedagógica nasce de um desejo de criar, interagir, trocar, inovar, acrescentar. O planejamento de ensino constitui-se, então, na previsão, organização e avaliação de situações que propiciem condições para que os alunos construam conhecimentos sobre conteúdos e valores a serem explorados num determinado período.

Questões para reflexão:

# O que os meus alunos já sabem? (nível de desenvolvimento real)

# O que ainda não conhecem?

# Devo ensinar o quê? Como? Quando e onde ensinar?

Ao planejar, o professor precisa conhecer o que planeja (conhecer o conteúdo e o seu grupo), precisa ter claro como serão arrumadas as carteiras na sala, quais as propostas que serão oferecidas, os materiais disponíveis; prever o tempo para discussão e realização da tarefa. Isto traduz uma ação organizada, que está longe de ser entendida como uma ação estática; mas, sim, como uma possibilidade de constante reflexão para novos planejamentos. Nessa perspectiva, o ato de planejar é sempre um processo que está intimamente associado ao ato de avaliar. Esta organização que tanto mencionamos não exclui a possibilidade de improvisação. Entretanto, esta precisa ser consciente, ou seja, o professor precisa ter clareza do “porquê” e “o quê” está improvisando. Os motivos precisam ser depois analisados na avaliação. A última etapa do ato de planejar seria então a avaliação, momento em que repensamos o que ocorreu, como ocorreu, o que falta, o que poderia ser modificado.

ANÁLISE DOS RESULTADOS:

INDICADORES: são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo. Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola pode intervir para melhorar sua qualidade, de acordo com suas condições, definindo suas prioridades e traçando um caminho a seguir na construção de um trabalho pedagógico e social significativo.

VAMOS PENSAR JUNTOS: QUAL NOSSA META PARA 2013?

O QUE VOCÊ ESPERA PARA ESTE ANO DE 2013?

Provinha Brasil: Teste1-2012:

Leitura- 11,10 Matemática:14,42

Provinha Brasil: Teste2-2012:

Leitura- 17,71 Matemática:17,05

IDESP:

IDESP-2009 META 2010 IDESP- 2010 META 2011 IDESP 2011 METAS 2012

2,43 2,61 2,54 2,63 1,39 1,57

ÍNDICE DE RETENÇÃO, EVASÃO E APROVAÇÃO ( reflexão).

APRESENTAÇÃO MUSICAL DA FUNCIONÁRIA NEUSA: É preciso saber viver.

IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA:

A Educação Física e Artes são disciplinas que buscam desenvolver o individuo em sua totalidade, ou seja, seus aspectos motor, cognitivo e afetivo-social. Ela existe em todos os níveis escolares. Em cada um deles busca-se atingir diferentes objetivos através dos diversos conteúdos que devem ser trabalhados nesta disciplina. E contribui muito no processo de ensinoaprendizagem das demais disciplinas. Vocês concordam com esta afirmativa?


ELABORAÇÃO DOS PROJETOS A SEREM DESENVOLVIDOS PELA ESCOLA:

- Projeto: Recuperação paralela e apoio às necessidades específicas dos educandos-2013.

-Projeto de Leitura.

COM BASE NOS DIAGNÓSTICOS ABORDADOS, AVALIE SUA ESCOLA:

 Quais são suas maiores forças?

 Quais são suas principais fraquezas?

 Quais são as maiores oportunidades que se apresentam à escola neste ano?

 Quais são as principais ameaças ou riscos ao desempenho neste ano?

 Quais são as TRÊS tarefas mais importantes para a escola realizar?

ENTREGA DE LEMBRANÇA: Boneca da leitura .

LANCHE COLETIVO.

OUTROS.

PLANEJAMENTO ESCOLAR-2013

2° DIA: 1° de março de 2013.

Período da manhã: das 7h às 11h


MENSAGEM E REFLEXÃO CONDUZIDA PELA PSICOLOGA DA ESCOLA, Luiza: As portas . Içami Tiba .

DINÂMICA DE GRUPO: Vila Feliz.

PARA INÍCIO DE CONVERSA:
Fases de processo de elaboração e implementação do planejamento escolar:

1ª fase: diagnóstico.

2ªfase: programação( metas a serem alcançadas, considerando ao mesmo tempo, a política educacional e a realidade escolar).

3ª fase: acompanhamento e avaliação.

DEVOLUTIVA DO RELATÓRIO INICIAL DE SONDAGEM.

ESTUDO EM GRUPOS:
Indicadores- servem com setas para o caminhar!... Jussara Hoffmann.

ELABORAÇÃO DO PLANO ANUAL AO LONGO DA SEMANA.

ENTREGA DE LEMBRANÇAS: marcador de livro e um livro.

LANCHE COLETIVO.

ANEXOS:

TEXTO 1:

UM MINUTO

Queremos um minuto seu! Só um! É pouquinho.

Um minuto serve para sorrir. Um minuto serve para ver o caminho, olhar a flor, sentir a grama molhada, notar a transparência da água. Basta um minuto para avaliar a imensidão do infinito, mesmo sem poder entendê-lo!

Num minuto dá para ouvir o cantar dos pássaros que vão desaparecer no horizonte. Ouvir o silêncio, ou até começar uma canção.

Num minuto você diz o sim que modifica a sua vida. Basta um minuto para você apertar a mão de alguém ou fazer um amigo. Quanta vitória se conquista num simples minuto!

Num minuto você pode incentivar alguém ou desanimá-lo! Basta um minuto de atenção para você fazer feliz um filho, um aluno, um professor, um colega de trabalho, um semelhante. Basta um minuto para você entender que a eternidade é feita de minutos.

Sucesso em suas atividades diárias...

Que bom ter você aqui conosco!

Com carinho
____________________________________________________________________________

TEXTO 2:

PORTAS

Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala. Você pode não entrar e ficar observando a vida. Mas se você vence a dúvida, o temor, e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se ! Mas, também, tem um preço... São inúmeras outras portas que você descobre. Às vezes curte-se mil e uma. O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta. A vida não é rigorosa, ela propicia erros e acertos. Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno. A vida é generosa, a cada sala que se vive, descobre-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas. Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente. É a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida... Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens!

Içami Tiba


DINÂMICA DE GRUPO: O que espero para este ano, à partir do próprio nome e o arco-íris da vida.

Metade do grupo , receberá uma faixa de TNT com cores variadas e deverá doar uma ponta de sua faixa para um colega, ao mesmo tempo, deverá dizer o que espera para este ano , iniciando a palavra com a mesma letra inicial de seu próprio nome, com o objetivo de permitir a reflexão que a mudança do mundo , começa à partir da mudança de nossas atitudes e que juntos somos mais fortes.

DINÂMICA DE GRUPO:VILA FELIZ (História com Dobradura)

Texto e diagrama para a atividade Rita Foelker
Material: Um quadrado de papel (cerca de 15 x 15 cm)
Era uma vez alguém que ganhou um livro (1).
E ao abrir este livro, conheceu um mundo novo (2). Era como se a janela da sua alma se abrisse (3) para uma nova realidade.
E, então, resolveu sair em busca de tudo o que havia visto naquelas páginas.
De um lugar onde houvesse ao mesmo tempo carinho compartilhado e oportunidades de servir, mas onde se pudesse aprender lições importantes, enriquecendo a inteligência.
Um lugar onde exercitar todos os dias as virtudes que nos conduzem à felicidade e onde a felicidade, mais do que em qualquer outro lugar, tivesse chance de nascer, como o Sol, todos os dias.
Só que ele descobriu que este lugar não existia! Cada criatura é que precisava construí-lo, com seus sonhos (4), com seus sentimentos, com sua dedicação (5), com pequenos gestos de atenção. E ao construí-lo...
… compreendeu o que ele era. Era o LAR. E este lar significa onde você está: sua casas, sua escola, é sua vida.
Após a confecção da dobradura, solicitar que cada participante escreva nela sua maior qualidade.













Nenhum comentário:

Postar um comentário