"Lute sempre pelos seus sonhos!"

Esta afirmativa fará sempre parte da minha vida, pois, acredito que os sonhos não envelhecem, nos fazem refletir, buscar caminhar,e, são sonhos até que se tornem realidade...de uma forma ou de outra!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Boas vindas aos alunos


Veja que interessante esta dica que a professora Vera, minha amiga, me passou:


OBJETIVOS:
- GERAL:
 Desenvolver o prazer pela vinda à escola conduzindo às crianças nesta nova etapa, com atividades pedagógicas e recreativas que atendam o processo de retorno às aulas e que estimule o seu interesse , participação e sua socialização.

- ESPECÍFICOS:
 Proporcionar um ambiente agradável e acolhedor, visando o bem-estar da criança;
 Desenvolver atividades que permitam às crianças conhecerem e interagirem entre si, professores e funcionários.
 Familiarizar a criança ao espaço escolar e sua rotina;
 Que a criança sinta-se a vontade para manifestar suas emoções e necessidades.

1º DIA :
Desenvolvimento :

• Apresentação da professora , dos alunos , dos novos colegas;
• Promover uma discussão sobre as férias;
• Discutir sobre sonhos, desejos e planos para o novo ano escolar;
• Apresentar propostas almejadas;


Dinâmica: DINÂMICA DO CORAÇÃO


OBJETIVO
A)Compartilhar,
b) Desejar para o outro aquilo que você
prefere para você (NO CASO O TRATAMENTO )
c)Maior integração do grupo.
D) Reflexão
e) Diminuir a timidez


*Preparar um coração em tamanho bem grande , feito em cartolina branca como fundo e o coração feito com papel colorido ( vermelho) colado no meio do cartaz.
Cole o cartaz no quadro , coloque uma música de fundo e faça uma declaração sobre o coração.Pode ser um poema , um texto, uma parábola ou mesmo algumas palavras falando poeticamente sobre esse órgão.Sobre a sensibilidades das pessoas, onde é que sentimos as emoções, as alegrias e as tristezas e como palavras ásperas e mal tratos nos fazem sofrer.

PRIMEIRO MOMENTO

Pegue dois pincéis de cores diferentes e dê para 02 alunos . Peça para eles irem até o quadro e escrever dentro do coração com apenas uma palavra , algo POSITIVO , que ele acredita ser bom para o bom andamento da classe durante o ano ( Exemplo - amor, compreensão, serenidade, atenção, cortesia, ouvir, carinho, etc) e no lado fora , onde está o retângulo , com apenas uma palavra , algo NEGATIVO (desprezo, mentira, falsidade, enganação, etc ). O ideal é que todos possam ir ao quadro, pode ser , um para escrever uma palavra positiva , o outro uma palavra negativa e assim por diante.

PROFESSOR - Imagine que você entra em uma loja para comprar e que você seja recebido com ( use as palavras negativas, que eles escreveram), com desrespeito, desprezo, sem atenção, etc... Você voltaria ou compraria nessa loja ? ( abrir uma discussão )
Mas , se na loja você fosse Atendido com atenção, paciência, carinho, etc......(USANDO AS PALAVRAS DO CORAÇAO, POSITIVAS) , você compraria nessa loja? Por quê? ( abrir discussão )

SEGUNDO MOMENTO

Coloque uma música e entregue para cada aluno um coração menor (faça de cores diferentes, bem bonitinhos, parecendo um cartãozinho ), e peça que cada um escreva a maneira como quer ser tratado pelos colegas e pela professora durante todo o ano e o que é que ele (a) fará para ser tratado assim.
Depois , deixe que ,de pé em círculo , eles troquem os corações algumas vezes, que leiam o tratamento que cada colega espera receber durante todo o ano.


TERCEIRO MOMENTO –
Voltar aos seus lugares e cada um deverá escolher uma das formas de tratamento escrita no seu coração e ler em voz alta.
A professora deverá então abrir uma discussão sobre a dinâmica e sobre tudo o que foi proposto nos corações de cada um e a forma como cada um sugeriu para alcançar seus objetivos.
QUARTO MOMENTO -

Montar juntamente com os alunos um mural, expondo nele, o coração maior cercado pelos menores.

Título para o mural (sugestão)
Trabalhar a música : O MUNDO DA CRIANÇA- Em anexo
Desenvolvimento ;
• distribuir o texto da música;
• fazer uma leitura oral dos versos da música;
• ouvir o CD;
• ouvir novamente o CD e cantar junto com os alunos;
• discutir o tema ;

Após a discussão sobre o tema da música,cantar mais algumas vezes e distribuir o texto abaixo para as crianças ilustrarem:
O MUNDO DA CRIANÇA
É sempre colorido

Muitas vezes de papel
Com arcos ,flechas,índios e soldados
Cheiinho de presentes
Feitos por Papai Noel
O mundo da criança é iluminado.


Baleias gigantescas ,
Violentos tubarões
Mistérios de um espaço submerso
Espaçonaves passam
Por mil constelações
O mundo da criança é um universo { bis}


Pipas , piões ,bolas , balões
Skates e patins,
Vovô ,vovó , mamãe, papai , família
É fácil imaginar uma aventura
Dentro de uma selva escura
Com perigos e armadilhas

Viagem pra encontrar minas de ouro
Piratas e um tesouro enterrado
Numa ilha

Imagem , games
Bate papos no computador

O tempo é cada vez mais apressado
E mesmo com todo esse
Imenso imperativo amor
O mundo da criança
É abençoado {BIS}

PRODUÇÃO ESCRITA:

O MUNDO DA CRIANÇA É UM MUNDO COLORIDO, BONITO, ALEGRE PORQUE AS CRIANÇAS SÃO SINCERAS, TÊM O CORAÇÃO PURO E SÃO O FUTURO!

E VOCÊ, COMO VOCÊ É ? COMO É O SEU MUNDO? O QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER ? DE QUE VOCÊ GOSTA DE BRINCAR? COMO É A SUA VIDA?
ESCREVA UM POUCO SOBRE VOCÊ , SOBRE TUDO ISSO , NUM TEXTO BEM BONITO E BEM CRIATIVO, POIS VOCÊ É ASSIM, ALEGRE E CRIATIVO, POIS VOCÊ É CRIANÇA!


ps: desconheço o autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário