quarta-feira, 8 de março de 2017

Planejamento-2017

Planejamento Escolar- 2017

“O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença.”        Luis Fernando Veríssimo

8 de março de 2017
OBJETIVOS :
·           Acolher os professores para reflexões sobre o planejamento escolar de 2017.
·           Refletir sobre as ameaças e oportunidades referentes ao desempenho escolar do corrente ano.
·           Elaborar as metas e ações da unidade escolar para o ano de 2017.
·           Adequar os conteúdos trabalhados visando o avanço dos alunos.
·           Refletir sobre os projetos a serem desenvolvidos no ano de 2017.
DESENVOLVIMENTO:
·           Acolhimento.
·           Mensagem para reflexão:
“Aprenda a começar e a recomeçar! Não deixe se arrastar pela indiferença. Se cair, levante-se e recomece... Se errou, corrija seus erros. Não desanime jamais! Nunca desista de seus ideais, eles podem fazer a diferença na sua vida!”
·           Dinâmica: Batata-quente diferente( com todos os professores e funcionários. Segue anexo. Dinâmica para reflexões e envolvimento da equipe).
·           Para reflexão:
Planejamento é tudo!
“ Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável.”
AVALIANDO SUA ESCOLA:
·           Quais são suas maiores forças?
·           Quais são suas principais fraquezas?
·           Quais são as maiores oportunidades que se apresentam à escola neste ano?
·           Quais são as principais ameaças ou riscos ao desempenho neste ano?
·           Quais são as TRÊS tarefas mais importantes para a escola realizar?
·           Slide sobre adaptação curricular.
·           Elaboração das metas e ações para o ano de 2017.
·           Entrega de lembrança.
·           Lanche coletivo.
Que possamos trocar muitas experiências ao longo do ano!
“...As dificuldades imprimem um ritmo, mas não impedem o desenvolvimento... precisamos ter sensibilidade para incluir cada sujeito em sua particularidade, promovermos situações de aprendizagem e trabalharmos com a diferença...” (Eliza,2005)

Batata-quente diferente:
 Dentro da caixa que servirá para a batata-quente conterá alguns envelopes com perguntas. Em quem parar a pergunta terá que responder a reflexão solicitada. Inclusive os funcionários participarão. Ao final deverá ficar o envelope verde, quem pegar irá abrir e lá estará escrito para pegar a outra batata-quente e dentro da caixa estará escrito: se você for corajoso, enfrente o desafio e abra o envelope, senão continue a passar a batata. Quem abrir o envelope dentro estará escrito: parabéns pela coragem!  Você ganhou uma caixa de bis, agora decida se quer dividir com sua equipe de trabalho. O sucesso da escola e a chance de adoçar a vida de seus colegas de trabalho está em suas mãos!
OBS: Em todos os envelopes estará escrito: Parabéns! Você foi contemplado com uma importante reflexão. Você  pode escolher abrir e ler ou passar para outra pessoa!


 Frases para a reflexão da batata-quente:

O que é a Adaptação Curricular?
Adaptações Curriculares são respostas educativas que devem ser dadas pelo sistema educacional, de forma a favorecer a todos os alunos e, dentre estes, os que apresentam alguma deficiência, a terem:
• o acesso ao Currículo;
• a participação integral, efetiva e bem-sucedida em uma programação escolar tão comum quanto possível;
• a consideração e o atendimento de suas peculiaridades e necessidades especiais, no processo de elaboração do Projeto Pedagógico da Unidade Escolar e do Plano de Ensino do Professor.

Toda a equipe escolar, incluindo assim aos funcionários, somos responsáveis por auxiliar a efetiva inclusão escolar de todos os alunos. Como fazer isso?

Estudos populacionais que acompanham a criança desde o nascimento até a vida adulta comprovam o que muitos educadores percebem ao longo de anos de experiência, “cada criança tem o seu ritmo de aprendizado e divergem em suas habilidades e dificuldades.”

“ Os sonhos não determinam o lugar aonde você vai chegar, mas produzem a força necessária para tirá-lo do lugar onde está.” Comente esta afirmativa.
“Diga o que você pensa com esperança.
Pense no que você faz com fé.
Faça o que você deve fazer com amor!”Comente esta afirmativa.
“Com um pé no chão e o outro nas estrelas o educador(e educador pode ser o professor, o funcionário ou outra pessoa) pode levar seus alunos a todos os lugares.” Você concorda com esta frase? Explique por favor!
Dentro do trabalho com crianças e educadores, descobri uma coisa muito importante: a alegria é a cola que fixa a aprendizagem. Você concorda com esta afirmativa?


Crianças tristes e desanimadas não conseguem aprender com o mesmo rendimento que alcançariam se estivessem alegres e entusiasmadas. Como podemos proporcionar alegria e entusiasmo em nossas crianças?


Inclusão escolar é acolher todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas. O termo é associado mais comumente à inclusão educacional de pessoas com deficiência física e mental. A grande meta de nossa escola em 2017 é praticar a verdadeira inclusão escolar.


“E no meio de um inverno eu finalmente  aprendi que havia dentro de mim
um verão invencível.”  Albert Camus


E a Educação Infantil precisa priorizar o lúdico!  Como fazer isso?
Cada professor da Educação Infantil, do Ensino Fundamental ( 1º ao 5º anos), do Recursos multifuncionais, de Arte e Educação Física , professora readaptada, cada funcionário, direção e coordenação pedagógica são peças chaves na formação integral dos alunos . Daí a importância de realizar um trabalho em conjunto. E nossa equipe Maria Zélia, podemos dizer com orgulho que buscamos fazer isso. O que mais podemos fazer?

Lembrança do planejamento:

Espelho com mensagem, mostrando a importância  de toda a equipe na escola.





























 Neste dai comemoramos também as aniversariantes do bimestre: Ceci, Elismere e Dinair. Também o dia das mulheres e o chá de cozinha da Kete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário