sexta-feira, 18 de novembro de 2016

PROJETO: O corpo em movimento contando a história de um povo


PROJETO: O corpo em movimento contando a história de um povo

 
ÁREA: Educação Física e Artes

 PÚBLICO ALVO: Alunos do 1° ao 5° ano

 FAIXA ETÁRIA: 6 aos 11 anos

 PROFESSORES: Gustavo e Solange

 DURAÇÃO: Todo o ano Letivo

 JUSTIFICATIVA: Num país como o Brasil onde a diversidade  cultural tem na dança uma das suas expressões mais significativas, pretendemos desenvolver o prazer da cultura da dança na escola transcendendo a visão do “dançar por dançar”, junto a contexto histórico de nossas regiões. Assim sendo, o educando reconhecerá  na dança folclórica um caminho para divulgar e agregar valores culturais  ao longo do seu dia a dia.

 OBJETIVO GERAL: Contribuir para o resgate da cultura brasileira como forma de despertar a identidade social de construção da cidadania, além de promover uma maior interação social focando  os  saberes  da cultura popular brasileira através da prática da dança folclórica.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 
·        Apresentar   a dança folclórica na escola como suporte da comunicação e da expressão corporal da história do povo brasileiro; 

·        Estimular e orientar quanto ao uso  de pesquisas históricas (linha do tempo, origens, características, coreografias, fidelidade a história que se conta, música, etc.), evoluindo para a dança propriamente dita;

·        Analisar a importância da dança  na cultura popular como forma de valorização da identidade cultural das regiões brasileiras;

·        Questionar e avaliar o impacto da cultura popular em nossa  identidade, por meio   do reconhecimento da diversidade regional brasileira.


·        Saber  valorizar o saber cultural e artísticos do nosso povo, conscientizando-os  da importância das danças na formação da sociedade, contribuindo para a construção de sua identidade.

·        Participar do projeto respeitando as peculiaridades das danças de cada região, apreciando – as como manifestações culturais do nosso povo. 

·        Saber compreender a estrutura e o funcionamento do corpo e os elementos que compõem o seu movimento, demonstrando segurança e empenho na realização dos movimentos.

 METODOLOGIA: Valorizar os conteúdos da sensibilização da dança como agente transformador da sociedade visando as danças regionais pesquisadas não  deixando de estimular os conhecimentos relacionados aos conteúdos próprios da dança, como: técnicas de expressão da dança,  improvisação, composição coreográfica, consciência, percepção e expressão corporal, exercícios técnicos de dança e repertório (folclóricas, populares de roda e outras.

 RECURSOS: Pesquisas, rádio, cd, TV, DVD e fitas de vídeo.

 OBS: danças regionais a serem pesquisadas pelos alunos / conhecimento prévio:

·        Centro- Oeste: catira, cururu, dança de São Gonçalo, siriri.

 
·        Sul: chula, fandango, milonga, pau de fitas.

 
·        Sudeste: jongo, mineiro-pau, caxambu, xiba, samba,  samba de roda, dança do tamanduá.

·        Região Norte: carimbo, dança do maçarico,  desfeiteira, marambiré.

 
·        Nordeste: bumba meu boi, forró, frevo, maracatu,  rural, quadrilha, tambor de crioula.

 AVALIAÇÃO:
Fazer com que os alunos se aproximem de infinidade de representações culturais pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro.
Cachoeira Paulista, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário