domingo, 13 de março de 2016

Planejamento escolar- primeiro dia




Planejamento


                                                                  Planejamento
                                                                       Pauta:
“ O conhecimento que não é obtido através da experiência pessoal não é totalmente  conhecimento. “
Lev Semenovich  Vygotssky
1º dia: 10 de março de 2016
OBJETIVOS :
·         Acolher os professores para reflexões sobre o planejamento escolar de 2016.
·         Refletir sobre as ameaças e oportunidades referentes ao desempenho escolar do corrente ano.
·         Elaborar as metas e ações da unidade escolar para o ano de 2016.
·         Refletir sobre a sondagem inicial.
·         Adequar os conteúdos trabalhados nos projetos visando o avanço dos alunos.
·         Revisar os conteúdos do plano de ensino segundo os livros didáticos e os projetos previstos para o ano de 2016.
DESENVOLVIMENTO:
·         Acolhimento( Entrega de mensagem 1).
·         Leitura Cultural: Acredite... ou seja surdo! ( entrega do imã de sapinho ).
·         Para reflexão:
Planejar poderia ser um momento de reencontro...
de pessoas que se dedicam a educar e instrui, uma ocasião para contarem uma às outras como gostariam, realmente,de fazer seu trabalho. Será que o planejamento tem que ser monótono, repetitivo, pesado, ano a ano?
Será que não pode ser um momento agradável, para partilhar opiniões, sonhos? ... Descobrir-se?...
DINÂMICA DE GRUPO-AVALIANDO SUA ESCOLA:
ü  Quais são nossas maiores forças?
ü  Quais são nossas principais fraquezas?
ü  Quais nossas  maiores oportunidades que se apresentam à escola neste ano?
ü  Quais são as principais ameaças ou riscos ao desempenho neste ano?
ü  Quais são as TRÊS tarefas mais importantes para a escola realizar?
( FAREMOS UMA BATATA-QUENTE: COM AS QUESTÕS À CIMA, QUEM TIRAR UMA DESTAS QUESTÕES DEVERÁ CONDUZIR A REFLEXÃO SOBRE O ASSUNTO QUESTIONADO. AS RESPOSTAS SERÃO REGISTRADAS E COMPARADAS COM AS METAS E AÇÕES JÁ ELABORADAS EM HTPC EM NOSSA UNIDADE ESCOAL).
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS:
IDEB( 2013).
 SARESP( 2014);
PROVINHA BRASIL( 2015):
2ºA- MÉDIA
LEITURA
MATEMÁTICA
TESTE 1
TESTE 2
TESTE 1
TESTE 2
15,6
Nível  3
16,75
Nível 5
18,76
Nível 5
17,12
Nível N5
LANCHE COLETIVO.
REFLEXÕES SOBRE A SONDAGEM  INICIAL DE 2016: estabelecer objetivos e metas.

CONVERSANDO SOBRE OS PROJETOS E PROGRAMAS  A SEREM DESENVOLVIDOS PELA ESCOLA:
· Ensino Fundamental:
- Projeto: Recuperação paralela e apoio às necessidades específicas dos educandos-2016.
-Projeto de Leitura.
- Projeto Amigos e parceiros da Escola.
- Projeto Palavra Cantada ( para os professores :PEBI , Arte e Educação Física).
-Projeto de Filosofia: Educação para o pensar.
-Pacto.
- Programa Nova Dutra (Caminhos para a Cidadania: Trânsito e Meio Ambiente).
-PROERD (5º ano).
- Programa Ler e Escrever ( Língua Portuguesa ; Memórias , Caminhos e Descobertas- Sociedade e Natureza).
- EMAI( Programa Educação Matemática nos anos iniciais).
· Educação Infantil:
-1º semestre: O mundo encantado do circo.
-2º semestre: Um mergulho no fundo do mar.
-Projeto de Leitura.
- Projeto de amigos e parceiros da Escola.
- Projeto Palavra Cantada.
- Projeto: MEMÓRIAS, CAMINHOS E DESCOBERTAS- PROGRAMA LER E ESCREVER: APRESENTAÇÃO DO GUIA DE PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÕES : ( ÊNFASE NA PROPOSTA, SEQUÊNCIAS E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DE CADA ANO).
· Arte:
- Projeto  Amigos e parceiros da Escola.
- Projeto: Recuperação paralela e apoio às necessidades específicas dos educandos-2016.
-Projeto de Leitura.
- Projeto Palavra Cantada.
-Livro Didático: Novo Girassol – Saberes e  Fazeres do Campo, editora FTD- Arte.
· Educação Física:
- Olimpíadas.
- Jogos cooperativos.
- Inclusão Escolar.
- Projeto: Recuperação paralela e apoio às necessidades específicas dos educandos-2016.
· AEE- RECURSOS MULTIFUNCIONAIS:
- Projeto: Recuperação paralela e apoio às necessidades específicas dos educandos-2016.
-Projeto de Leitura.
- PDI.
APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO ANUAL DE 2016:
Referências Bibliográficas:
Ø   EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:  Ler e Escrever, EMAI, PACTO e Referencial para a Educação Infantil.
Ø   Livro Didático: Novo Girassol – Saberes e  Fazeres do Campo, editora FTD. Culturas e regiões do Brasil( livro regional abrangendo Arte, cultura , História e Geografia da Região- 4º e 5º ano).
O  que o plano anual  precisa contemplar :
Ø   Ensino Fundamental: os conteúdos dos livros didáticos- PNLD/ Campo-2016 , do Programa Ler e Escrever e do EMAI.
Ø   Acrescentar também: datas comemorativas( Calendário já apresentado aos professores em HTPC); projetos; programas e Olimpíadas.

Ø   Educação Infantil: datas comemorativas( Calendário já apresentado aos professores em HTPC); projetos;   olimpíadas.
Ø   AEE: elaborar o Plano de Desenvolvimento Individual.
OUTROS ASSUNTOS.

Que possamos trocar muitas experiências ao longo do ano!

Coordenadora Pedagógica Renata de Castro Camargo



















Nenhum comentário:

Postar um comentário