quarta-feira, 18 de março de 2015

II HTPC Compartilhando Boas Práticas



Prefeitura Municipal de Cachoeira Paulista
Secretaria Municipal de Educação
                    Travessa Rui Barbosa, s/nº, Vila Carmem, CEP - 12630 000 - Cachoeira Paulista/SP
Tel (12) 3101 4475 - e-mail:  educacao@cachoeirapaulista.sp.gov.br



 


PAUTA 02- HTPC COMPARTILHANDO BOAS PRÁTICAS- 3º ANO E AEE.
Para conquistar coisas importantes, devemos não apenas agir mas também sonhar, não apenas planejar mas também acreditar.”Anatole France
16 de março de 2015
OBJETIVOS : PLANEJAMENTO EM REDE
·         Continuar a elaboração coletiva do Plano de Ensino do 3º ano para o ano letivo de 2015,considerando que o planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico.
·         Promover  a troca de ideias, experiências e  informações, visando a qualidade na educação do município.
DESENVOLVIMENTO:
·         Dinâmica: Os problemas.
·         Para reflexão:
Planejar poderia ser um momento de reencontro...
de pessoas que se dedicam a educar e instrui, uma ocasião para contarem uma às outras como gostariam, realmente,de fazer seu trabalho. Será que o planejamento tem que ser monótono, repetitivo, pesado, ano a ano?
Será que não pode ser um momento agradável, para partilhar opiniões, sonhos? ... Descobrir-se?...
Ø  Apresentação dos temas dos projetos interdisciplinares de Ciências Humanas(História e Geografia)e Ciências Naturais para o 3º ano:
                1º Bimestre   -  Lugar onde vivemos
       2º Bimestre  -   Planeta Sustentável
       3º Bimestre  -   Raízes Culturais
       4º Bimestre  - Etno-cidadania

·         Dividir em subgrupos para separação por bimestre dos objetivos e conteúdos em práticas de linguagem oral; práticas de leitura; análise e reflexão sobre a língua e práticas de produção de texto, de acordo com o Programa Ler e Escrever e Pacto.
·         Apresentação das orientações didáticas para elaboração da metodologia e avaliação.

Que possamos trocar muitas experiências ao longo do ano!

ANEXO: DINÂMICA:

Os problemas
Objetivo: Refletir os problemas que enfrentamos no nosso dia a  dia  m especial na elaboração de nosso planejamento escolar.
·         Material: Bexiga, tira de papel

Procedimento:

Formação em círculo, uma bexiga vazia para cada participante, com um tira de papel dentro (que terá uma palavra para o final da dinâmica)

O  facilitador dirá para o grupo que aquelas bexigas são os problemas que enfrentamos no nosso dia a dia(de acordo com a vivência de cada um), desinteresse, intrigas, fofocas, competições, inimizade, etc. E também na hora de elaborar nosso plano de ensino: que conteúdos e metodologia trabalhar, como avaliar, como atender às necessidades de cada aluno.
Cada um deverá encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as diversas partes do corpo, depois com os outros participantes sem deixar a mesma cair.
Aos poucos o facilitador pedirá para alguns dos participantes deixarem sua bexiga no ar e sentarem, os restantes continuam no jogo. Quando o facilitador perceber que quem ficou no centro não está dando conta de segurar todos os problemas peça para que todos voltem ao círculo e então ele pergunta:
1) a quem ficou no centro, o que sentiu quando percebeu que estava ficando sobrecarregado;
2) a quem saiu, o que ele sentiu.
Depois destas colocações, o facilitador dará os ingredientes para todos os problemas, para mostrar que não é tão difícil resolvermos problemas quando estamos juntos.
Ele pedirá aos participantes que estourem as bexigas e peguem o seu papel com o seu ingrediente, um a um deverão ler e fazer um comentário para o grupo, o que aquela palavra significa para ele.
Dicas de palavras ou melhores ingredientes:- amizade, solidariedade, confiança, cooperação, apoio, aprendizado, humildade, tolerância, paciência, diálogo, alegria, prazer, tranquilidade, troca, crítica, motivação, aceitação, etc...
(as palavras devem ser feitas de acordo com o seu objetivo.)




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário