sexta-feira, 27 de março de 2015

Reunião AEE

Reunião com as estagiárias e professoras do AEE com a equipe do AEE de Cachoeira Paulista

Foi um encontro muito produtivo e feliz!
Li a mensagem abaixo por sugestão da psicóloga Iva , depois refletimos sobre.
A Iva falou sobre o histórica da educação especial e inclusiva do município.
Cada um se apresentou e houve uma conversa dirigida entre todos sobre os alunos atendidos pelas estagiárias.
Maria Paula entregou uma mensagem sobre o autismo e eu falei sobre a importância de vestirmos o azul no dia mundial de conscientização do autismo.
Indiquei o livro " Mundo singular".








Construindo Pontes

Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito.
O que começou com um pequeno mal-entendido, explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio.
Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta.
- Estou procurando trabalho. Sou carpinteiro. Talvez você tenha algum serviço para mim.
- Sim, disse o fazendeiro. Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu irmão mais novo.
Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta.
- Acho que entendo a situação, disse o carpinteiro. Mostre-me onde estão a pá e os pregos.
O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade.
O homem ficou ali, trabalhando o dia inteiro.
Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: em vez da cerca, uma ponte foi construída ligando as duas margens do riacho. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido:
- Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei!
Mas, ao olhar novamente para a ponte, viu o seu irmão se aproximando de braços abertos. Mas permaneceu imóvel do seu lado do rio. O irmão mais novo então falou:
- Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse.
De repente, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se no meio da ponte.
O carpinteiro começou a fechar a sua caixa de ferramentas.
- Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você!
E o carpinteiro respondeu:
- Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir...
Como as coisas seriam mais fáceis se parássemos de construir cercas e construíssemos pontes com nossos semelhantes e principalmente nossos inimigos...
Muitas vezes desistimos de quem amamos por causa de mágoas e mal-entendidos.
Deixemos isso de lado.
Ninguém é perfeito, mas alguém tem que dar o primeiro passo.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Bailarina, sonho de menina, de mulher!



Um sonho realizado! Ser bailarina faz bem para o corpo e a alma!

Desafio do autismo


    O Aee de Cachoeira Paulista já está se mobilizando juntamente com toda a equipe escolar e secretaria de Educação do município em prol do dia mundial de conscientização do autismo, 2 de abril! Como neste dia não haverá aula, convido a todos para que vistam o azul no dia 1º de abril( próxima quarta-feira), para mostrarmos o quanto é importante vestir a camisa da educação e da inclusão, o quanto é importante respeitar as diferenças e valorizar as habilidades, capacidades de cada um !

    DESAFIO:  quem entregar para mim um texto ou frase sobre o autismo e falar que viu no meu blog, ganhará um prêmio!
    Renata



Dia da água

Comemoração do dia da água com apresentação de uma poesia com alunos do 5º ano , organizado pela professora de arte, Solange!
Foi  muito lindo! Parabéns! Que orgulho!










quarta-feira, 18 de março de 2015

II HTPC Compartilhando Boas Práticas



Prefeitura Municipal de Cachoeira Paulista
Secretaria Municipal de Educação
                    Travessa Rui Barbosa, s/nº, Vila Carmem, CEP - 12630 000 - Cachoeira Paulista/SP
Tel (12) 3101 4475 - e-mail:  educacao@cachoeirapaulista.sp.gov.br



 


PAUTA 02- HTPC COMPARTILHANDO BOAS PRÁTICAS- 3º ANO E AEE.
Para conquistar coisas importantes, devemos não apenas agir mas também sonhar, não apenas planejar mas também acreditar.”Anatole France
16 de março de 2015
OBJETIVOS : PLANEJAMENTO EM REDE
·         Continuar a elaboração coletiva do Plano de Ensino do 3º ano para o ano letivo de 2015,considerando que o planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico.
·         Promover  a troca de ideias, experiências e  informações, visando a qualidade na educação do município.
DESENVOLVIMENTO:
·         Dinâmica: Os problemas.
·         Para reflexão:
Planejar poderia ser um momento de reencontro...
de pessoas que se dedicam a educar e instrui, uma ocasião para contarem uma às outras como gostariam, realmente,de fazer seu trabalho. Será que o planejamento tem que ser monótono, repetitivo, pesado, ano a ano?
Será que não pode ser um momento agradável, para partilhar opiniões, sonhos? ... Descobrir-se?...
Ø  Apresentação dos temas dos projetos interdisciplinares de Ciências Humanas(História e Geografia)e Ciências Naturais para o 3º ano:
                1º Bimestre   -  Lugar onde vivemos
       2º Bimestre  -   Planeta Sustentável
       3º Bimestre  -   Raízes Culturais
       4º Bimestre  - Etno-cidadania

·         Dividir em subgrupos para separação por bimestre dos objetivos e conteúdos em práticas de linguagem oral; práticas de leitura; análise e reflexão sobre a língua e práticas de produção de texto, de acordo com o Programa Ler e Escrever e Pacto.
·         Apresentação das orientações didáticas para elaboração da metodologia e avaliação.

Que possamos trocar muitas experiências ao longo do ano!

ANEXO: DINÂMICA:

Os problemas
Objetivo: Refletir os problemas que enfrentamos no nosso dia a  dia  m especial na elaboração de nosso planejamento escolar.
·         Material: Bexiga, tira de papel

Procedimento:

Formação em círculo, uma bexiga vazia para cada participante, com um tira de papel dentro (que terá uma palavra para o final da dinâmica)

O  facilitador dirá para o grupo que aquelas bexigas são os problemas que enfrentamos no nosso dia a dia(de acordo com a vivência de cada um), desinteresse, intrigas, fofocas, competições, inimizade, etc. E também na hora de elaborar nosso plano de ensino: que conteúdos e metodologia trabalhar, como avaliar, como atender às necessidades de cada aluno.
Cada um deverá encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as diversas partes do corpo, depois com os outros participantes sem deixar a mesma cair.
Aos poucos o facilitador pedirá para alguns dos participantes deixarem sua bexiga no ar e sentarem, os restantes continuam no jogo. Quando o facilitador perceber que quem ficou no centro não está dando conta de segurar todos os problemas peça para que todos voltem ao círculo e então ele pergunta:
1) a quem ficou no centro, o que sentiu quando percebeu que estava ficando sobrecarregado;
2) a quem saiu, o que ele sentiu.
Depois destas colocações, o facilitador dará os ingredientes para todos os problemas, para mostrar que não é tão difícil resolvermos problemas quando estamos juntos.
Ele pedirá aos participantes que estourem as bexigas e peguem o seu papel com o seu ingrediente, um a um deverão ler e fazer um comentário para o grupo, o que aquela palavra significa para ele.
Dicas de palavras ou melhores ingredientes:- amizade, solidariedade, confiança, cooperação, apoio, aprendizado, humildade, tolerância, paciência, diálogo, alegria, prazer, tranquilidade, troca, crítica, motivação, aceitação, etc...
(as palavras devem ser feitas de acordo com o seu objetivo.)




















































Sarau

Sarau na EMEIEF " Maria Zélia Freitas Lorena", ocorrido no dia 18 de março de 2015 com os alunos da Fase 1 da professora Lúcia e os alunos da sala de Recursos multifuncionais com a professora Maria Paula com as presenças da diretora Dinair e da vice-diretora Iva. Foi lindo ver cada apresentação.  houve também a premiação dos desenhos que os alunos fizeram com o tema O LUGAR ONDE VIVO;Amei e estou muito orgulhosa! Vocês me fazem felizes e me dão vontade de continuar em frente!


















sexta-feira, 13 de março de 2015

Sarau

Sarau em comemoração ao dia da poesia na Escola Maria Zélia:
Lindo demais!
13 de março de 2015:


     Premiação do desafio: trazer uma poesia para a escola:
Bárbara- 1ºA
Natália-1ºA
Gabriela- 2ºA
Érika – 3ºB
Paula Stefany- 4ºB
Kauany- 4ºB
Luiz Enrique- 4ºB
Mikaelen- 5ºA
Breno- 5ºA


Premiação dos alunos - Concurso de desenho e poesia- " O lugar onde vivo":
Data: 13 de março de 2015.


Fase 2: João Felipe e Anna Giulia
2º A:Tierry e Milena
3ºA: Henrique e Maysa
3ºB:Henrique Vital e Marielly
4ºA: José Henrique e Stepahny
4ºB: João Pedro e Kauany
5ºA: Charles e Jhulya

Sarau em comemoração ao dia da poesia:
13 de março de 2015
1ºA: Beija-flor- Roseane Murray
2º A: As bailarinas- e as Bolhas- Cecília Meirelles
3ºA: A casa e seu dono- Elias José
3ºB: Convite- José Paulo Paes
4ºA:Bairro do Embauzinho- aluno Leonardo
4ºB: As borboletas- Vinícius de Moraes
5ºA: Ou isto ou aquilo — Cecília Meirelles e Cidadezinha qualquer- Carlos Drummond de Andrade