segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Compartilhando Boas Práticas-pauta1- Avaliações externas


Pauta 01- HTPC:Compartilhando Boas Práticas-2º ano e AEE- 8 de setembro de 2014

 Izabel e Renata( está sendo uma parceria muito boa!).

A avaliação deve ser analisada como componente de um sistema de ação e como um momento de reflexão, ou seja, avaliar é preciso, porém não apenas com o objetivo de promover ou reprovar um aluno, mas para mediar à aprendizagem, como um agente de formação do aluno.             PERRENOUD (1999)

 

PAUTA
 

ASSUNTOS:

ü  Avaliações externas.

ü  Jogos e atividades matemáticas.

 

OBJETIVOS:


ü  Refletir sobre as avaliações externas.

ü  Trocar ideias sobre como desenvolver atividades matemáticas.


DESENVOLVIMENTO:


·         História Compartilhada: História com contas.( anexo).


·         Desafio: mandar por email ou trazer no próximo encontro uma história com contas.

·         Dinâmica de grupo: a bexiga pensante
·         Para refletir:

                 Para aqueles que vivem e acompanham o dia a dia da sala de aula, da gestão das escolas e redes de ensino, é um desafio compreender os resultados das avaliações e transpor as informações para o cotidiano, tomando-as como um elemento capaz de colaborar com o avanço do trabalho educativo.

Enquanto a avaliação externa, de maneira geral, verifica se os alunos atingiram as aprendizagens esperadas ao final de um ciclo, a avaliação da aprendizagem realizada internamente pela escola permite diagnosticar a situação de cada turma e estudante, acompanhar e intervir no processo educativo ao longo do ciclo. Ou seja, a avaliação interna da aprendizagem permite tomar as devidas providências para que os alunos progridam antes de terminarem um ciclo de escolarização.

A avaliação ajuda a aprimorar o olhar. A equipe escolar,em seu conjunto, ajuda cada professor a focalizar sua prática. O professor ajuda o aluno a olhar para sua aprendizagem. É um exercício permanente que envolve a equipe escolar, os alunos e os pais. Cabe a nós buscarmos formas de pensar em ações concretas para que este exercício permanente aconteça. Que tal?Fonte: Avaliações Externas-Perspectivas para a Ação Pedagógica e a Gestão do Ensino . CENPEC.SP, 2013.

·         O jogo para Vygotsky( reflexões sobre a importância do uso de jogos em sala de aula). ( anexo).


·         Pensando sobre ( por escrito): como tem sido a realização das atividades propostas no PACTO)?

·         O que caiu no SARESP de Matemática em 2013? E na Provinha Brasil de 2014?

·         Desenvolvendo jogos matemáticos à partir de crachás de números: que atividades podemos desenvolver para trabalhar a noção de número, par e ímpar, maior e menor, dobro e metade?

·         Entrega de sugestões de atividades: Dominó da geometria espacial; jogo do calendário; dominó de números; baralho dos números.

·         Dicas de leitura:

Ø  Materiais manipulativos para o ensino do Sistema de Numeração Decimal., Volumes 1 e 2. Coleção Mathemoteca. Editora Mathema. ( PNBE).

Ø  Materiais manipulativos para o ensino de Figuras Plana. Volumes 1 e 2. Coleção Mathemoteca. Editora Mathema. ( PNBE).

·         Avaliação e sugestões para o próximo encontro.
·         Entrega de lembrança.

 










                                                   
Foi uma noite muito produtiva e feliz!!

 

                                                   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário